ESC 2019: Noruega confirma presença

Sem comentários

A Norsk Rikskringkasting AS (NRK), emissora estatal da Noruega, confirmou que o país irá participar no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019. 

A emissora estatal da Noruega, Norsk Rikskringkasting AS (NRK), confirmou que o país irá participar na edição de 2019 do Festival Eurovisão da Canção (ESC). A Noruega é assim o primeiro país a confirmar oficialmente a sua participação no certame. 

A NRK já deu início aos preparativos para o Melodi Grand Prix 2019, seleção nacional da Noruega para o Festival Eurovisão da Canção, e divulgou as regras e os regulamentos deste. Os artistas e compositores interessados em participar devem enviar a sua candidatura para aqui até ao dia 9 de setembro de 2018.

A Noruega estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1960 e já ganhou três vezes: em 1985, com Bobbysocks e a canção "La det swinge", em 1995, com Secret Garden e a canção "Nocturne", e em 2009, com Alexander Rybak e a canção "Fairytale". Em 2017 o país foi representado por JOWST feat. Aleksander Walmann e a canção "Grab the Moment", alcançando o 10º lugar na final com um total de 158 pontos.

Fonte: ESCToday; NRK/Imagem: NRK

República Checa: revelados os resultados da final nacional

Sem comentários

Foram divulgados os resultados da final nacional da República Checa, que escolheu o representante para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018, Mikolas Josef. 

Os resultados das votações são claros. Apesar do representante checo ter sido escolhido internamente, houve uma votação constituída por 50% dos votos de um júri e outros 50% do público. 

O júri que escolheu o representante foi constituido por dez membros internacionais, sendo eles:

- Dami In (Austrália 2016);
- Robin Bengtsson (Suécia2017);
- Naviband (Bielorrússia 2017);
- SunStroke Project (Moldávia 2010 e 2017);
- Sanja Vucic (Sérvia 2016);
- Jalisse (Itália 1997);
- Iveta Mukuchyan (Arménia 2016);
- Nathan Trent (Áustria 2017);
- Norma John (Finlândia 2017);
- Liora Simon (Israel 1995);

Desta forma, os resultados da votação do júri foram os seguintes:

- 8 pontos: Mikolas Josef - "Lie to me" (68 pontos no total);
- 6 pontos: Debbi - "High on love" (54 pontos no total);
- 4 pontos: Pavel Callta - "Never forget" (34 pontos no total);
- 3 pontos: Doctor Victor - "StandUP" (30 pontos no total);
- 2 pontos: Eva Buresová - "Fly" (27 pontos no total);
- 2 pontos: Eddie Stoilow - "We rule this world" (27 pontos no total);

 A votação do público decorreu através da app oficial da Eurovisão. Todos aqueles que quisessem votar, estando em qualquer parte do mundo podiam fazê-lo, no entanto, apenas os votos dos eleitores de nacionalidade checa contavam para a votação final. Assim, os resultados da votação do público foram os seguintes:

- 8 pontos: Mikolas Josef - "Lie to me"
- 6 pontos: Eva Buresová - "Fly"
- 4 pontos: Pavel Callta - "Never forget"
- 3 pontos: Debbie - "High on love"
- 2 pontos: Eddie Stoilow - "We rule this world"
- 1 ponto: Doctor Victor - "StandUP"

No final as combinações dos resultados entre a votação do público e a votação do júri foram as seguintes:

- 16 pontos: Mikolas Josef
- 9 pontos: Debbie
- 8 pontos: Eva Buresová
- 8 pontos: Pavel Callta
- 4 pontos: Eddie Stoilow
- 4 pontos: Doctor Victor

A República Checa concorrerá no ESC 2018, na primeira metade da primeira semi-final, em busca da sua segunda qualificação para a grande final do dia 12 de maio. 

Veja em baixo a canção representante da República Checa no ESC 2018:



A República Checa concorre no ESC desde 2007. No ano passado, em Kiev, o país foi representado por Martina Bárta, com a canção "My Turn", tendo-se ficado pela semi-final, onde alcançou o 13º lugar, com 83 pontos. 

Recorde em baixo a participação da República Checa no ESC 2017:


Fonte: ESC Today/Imagem: Youtube/Vídeos: Eurovision

ESC 2018: Ryan O'Shaughnessy representará a Irlanda

Sem comentários

Ryan O'Shaughnessy será o representante da Irlanda no Festival Eurovsão da Canção (ESC) com a canção "Together".

Ryan O'Shaughnessy voará para Lisboa sob as cores da Irlanda para representar o país no ESC, já no próximo mês de maio. O nome da canção que o cantor interpretará chama-se "Together", e esta será uma balada.

Ryan O'Shaughnessy ficou conhecido por ter sido finalista da sexta temporada do British Got Talent, terminando em quinto lugar, tendo também participado numa das primeiras edições do The Voice of Ireland. O seu último álbum foi editado em 2016 e intitula-se "Back to square one".

Conheça um dos trabalhos do representante irlandês:


A Irlanda participou pela primeira vez no ESC no ano de 1965, sendo atualmente o país com o recorde de maior número de vitórias no concurso, contanto com sete vitórias no currículo. Na edição passada, em 2017, o país foi representado por Brendan Murray, com a canção "Dying to Try", tendo-se ficado pela semifinal, onde alcançou o 13º lugar com 86 pontos.

Recorde em baixo a participação da Irlanda no ESC 2017:


Fonte: Wiwiblogs / Vídeo: Eurovision

Israel: resultados de mais uma eliminatória do HaKokhav Haba 2018

Sem comentários

Foi televisionada mais uma eliminatória do HaKokhav HaBa 2018, seleção nacional de Israel para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

Nove artistas competiram entre si em mais uma eliminatória do HaKokhav HaBa 2018, seleção nacional de Israel para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. Oito artistas avançaram para a próxima fase da competição, sendo que o menos votado foi o eliminado.

Conheça os resultados:

Jonathan Mergui (89%)
Riki Ben Ari (88%)
Chen Aharoni (86%)
Eden Meiri (79%)
Ravit Batashvili (79%)
Howie Danao (75%)
Netta Barzilai (70%)
Adva Omer (63%)
José Steinberg (62%   eliminado)

Israel estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1973 e já ganhou três vezes: em 1978, com Izhar Cohen & the Alphabeta e a canção "A-Ba-Ni-Bi", em 1979, com Gali Atari & Milk and Honey e a canção "Hallellujah", e em 1998, com Dana International e a canção "Diva". Em 2017 o país foi representado por Imri e a canção "I Feel Alive", alcançando o 23º lugar na final com um total de 39 pontos.

Reveja "I Feel Alive":


Fonte: ESCToday/Vídeo: Eurovision.tv

Espanha: Amaia e Alfred para Lisboa

Sem comentários

Amaia Romero, de 18 anos, e Alfred García, de 20 anos, são os representantes espanhóis para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

Amaia e Alfred eram os grandes favoritos dos eurofãs e acabaram por vencer a gala eurovisiva da Operación Triunfo 2017. Depois de subirem a palco as nove canções a concurso, o público votou nas suas três preferidas que competiram entre si na superfinal. "Tu canción" acabou por levar a melhor contra "Arde" de Aitana (2.º lugar) e "Lo Malo" de Aitana e Ana Guerra (3.º lugar). O público foi o único responsável por esta escolha.

Oiça "Tu canción":


A Espanha estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1961 e já ganhou duas vezes: em 1968, com Massiel e a canção "La, la, la”, e em 1969, com Salomé e a canção "Vivo cantando". Em 2017 o país foi representado por Manel Navarro e a canção “Do It For Your Lover”, alcançando o 26.º lugar na final com um total de 5 pontos. 

Imagem: Diez Minutos/Vídeo: Operación Triunfo Oficial

[Especial] ESC 2018: Cerimónia de Insígnias e Sorteio de Alocação nas Semifinais

Sem comentários

A nossa equipa esteve presente na Cerimónia de Insígnias e no Sorteio de Alocação nas Semifinais do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

A Cerimónia de Insígnias e o Sorteio de Alocação nas Semifinais do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018 decorreram no Paços do Concelho, em Lisboa, e a equipa do Crónicas de Eurofestivais acompanhou toda a sessão, que foi conduzida por Filomena Cautela e Sílvia Alberto, duas das apresentadoras da próxima edição do festival.

No final da cerimónia protocolar, Sílvia Alberto e Filomena Cautela responderam de forma descontraída a algumas questões colocadas pela imprensa. Filomena Cautela comentou sobre o Festival da Canção (FdC), seleção nacional portuguesa: "Já ouvi algumas das músicas (...). Há duplas inacreditáveis!"; a apresentadora falou também sobre o impacto que o Festival Eurovisão da Canção vai ter na cidade e no país. Já Sílvia Alberto, questionada sobre os estilistas que irão fabricar as indumentárias para o ESC, afirmou que "ainda está no segredo dos Deuses", mas frisou que gostaria que fossem estilistas nacionais.

Aceda às entrevistas a Sílvia Alberto e a Filomena Cautela:


Sílvia Alberto


Filomena Cautela

Aceda a algumas fotografias captadas pela equipa:


Atual presidente da Câmara de Kiev, Vitaliy Klitschko



Sílvia Alberto no decorrer das entrevistas

Filomena Cautela no decorrer das entrevistas

Imagem inicial: Eurovision.tv

República Checa: Mikolas Josef representa o país na Eurovisão 2018

Sem comentários

Está escolhido o representante da República Checa para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. Mikolas Josef foi o grande vencedor da seletiva nacional.

Depois de seis candidatos terem competido numa final nacional, a emissora Czech Television (CT) já divulgou o vencedor da seletiva: Mikolas Josef  é o grande vencedor e representa o país em Lisboa com a canção "Lie to Me"! O nome do cantor como escolha do país foi revelado no boletim informativo do país.

Apesar de não terem sido revelados, até ao momento, nenhuns detalhes sobre a votação deste processo, Mikolas conseguiu vencer os seus oponentes Eddie Stoilow, Pavel Callta, DOCTOR VICTOR, Eva Burešová e Debbi.

Conheça a canção que representa o país: [AQUI]

Recorde-se que Mikolas já havia sido o favorito do júri internacional escolhido para votar nesta seletiva. Assim, o cantor irá levar as cores da bandeira checa ao palco da Eurovisão, atuando na primeira semifinal da competição.

A República Checa estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2007 e o seu melhor resultado é um vigésimo quinto lugar: em 2016, com Gabriela Gunčíková e a canção “I Stand”, alcançando um total de 41 pontos. Em 2017 o país foi representado por Martina Bárta e a música “My Turn”, tendo ficado em 13º lugar na primeira semifinal com um total de 83 pontos.

Fonte: CT/ Vídeo: CT e Eurovision.tv

ESC 2018: mais informações sobre venda de bilhetes de dia 30 de janeiro

Sem comentários

A RTP acaba de avançar com mais informações sobre a terceira vaga de bilhetes, disponível a partir de amanhã, dia 30 de janeiro.

Arranca amanhã mais uma fase para compra de bilhetes para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. A Rádio e Televisão de Portugal (RTP), no seu programa "Eurovisão, dia 1", acaba de avançar com mais detalhes sobre o processo, que apenas contemplará com bilhetes para as semifinais. Em estúdio, estiveram presentes Jorge Quintão, diretor executivo da blueticket, e Cristina Viegas, diretora comercial da RTP, para darem mais detalhes.

A partir das 10 horas de Lisboa, pode comprar bilhetes para os seis espetáculos disponíveis das semifinais da Eurovisão 2018. A bluetictek.pt é a plataforma oficial da venda, assim como mais de três mil pontos de lojas físicas, como Fnac, Worten, PhoneHouse. O preçário para os bilhetes de amanhã estará compreendido entre os cinco euros até aos 140€, dependendo do espetáculo escolhido. Certamente, os bilhetes mais baratos serão para o Family Show, seguidos do Jury Show, sendo espectável que os bilhetes mais caros sejam para os espetáculos ao vivo.

Recorde os espetáculos disponíveis para venda amanhã: 

7 de maio, 19:30 - Jury Show da Semifinal 1
8 de maio, 13:30 - Family Show da Semifinal 1
8 de maio, 19:30 – Live Show Semifinal 1
9 de maio, 19:30 - Jury Show da Semifinal 2
10 de maio, 13:30 - Family Show da Semifinal 2
10 de maio, 19:30 – Live Show Semifinal 2

Numa mais recente atualização, foram revelados todos os preços para os espetáculos das semifinais: No Family Show, o bilhete mais baixo custa os tais cinco euros, sendo que o mais caro ronda os 50€ (Premium Golden Circle); No Jury Show, o bilhete mais barato custará cerca de 10€ e o mais caro 75€. Já no espetáculo ao vivo, um ingresso mais barato poderá ser adquirido por 15€ e o mais caro por 140€. Consulte todas as informações do site [AQUI].


1ª Tabela - Jury Show; 2ª Tabela - Family Show 3ª; Tabela - Live Show



Fonte e Imagem: RTP e Blueticket.pt

ESC 2018: conheça a divisão dos países pelas semifinais da Eurovisão 2018

Sem comentários

Já terminou a cerimónia de alocação dos países semifinalistas do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. Conheça todos os detalhes deste primeiro dia eurovisivo!

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa foi o palco para o arranque oficial dos primeiros eventos da Eurovisão 2018. Para além da cerimónia de troca de insígnias entre Kiev e Lisboa, o evento foi essencialmente marcado pela divisão dos 37 países semifinalistas pelas duas semifinais da Eurovisão, assim como em que parte da semifinal irão atuar. Também os BIG 5 e Portugal ficaram a conhecer em que semifinal poderão votar.

Votação BIG 5 + Portugal:

Alemanha - Segunda Semifinal
Espanha - Primeira Semifinal
França - Segunda Semifinal
Itália - Segunda Semifinal
Reino Unido - Primeira Semifinal
Portugal - Primeira Semifinal

SemiFinal 1:

1.ª Parte
Bielorrússia
Bulgária
Lituânia
Albânia
República Checa
Bélgica
Islândia
Azerbaijão
Israel
Estónia

2.ª Parte
Suiça
Finlândia
Áustria
Irlanda
Arménia
Chipre
Croácia
Grécia
ARJ Macedónia

SemiFinal 2:

1.ª Parte
Rússia
Sérvia
Dinamarca
Roménia
Austrália
Noruega
Moldávia
São Marino
Holanda

2.ª Parte
Montenegro
Suécia
Hungria
Malta
Letónia
Geórgia
Polónia
Eslovénia
Ucrânia

Aceda ao resultado na íntegra:



Fonte e Imagem: EBU e RTP

Roménia: conheça os resultados da segunda semifinal

Sem comentários

Na segunda semifinal da Selecția Națională, seleção romena, estiveram 12 artistas a concorrer mas apenas 3 conseguiram o bilhete para a final.

A segunda de cinco semifinais decorreu no dia 28 de janeiro, em Timisoara. Conheça os resultados, de seguida.

Semifinal 2 (os finalistas a laranja):

Jukebox feat. Bella Santiago – Auzi cum bate
Alessandro Dănescu – Breaking up
Meriem – End the battle
MIHAI – Heaven
Jessie Baneş – Lightning strikes
Romeo Zaharia – Maybe this time
Othello – Noi suntem pădure
Miruna Diaconescu – Run for you
Serena – Safari
Pragu de sus – Te voi chema
Endless feat. Maria Grosu – Thinking about you
Rafael & Andy – We are one

A Roménia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1994 e o seu melhor resultado é um terceiro lugar por duas vezes: em 2005, com Luminita Anghel e a canção "Let Me Try", e em 2010, com Paula Seling & Ovi e a canção "Playing With Fire”. Em 2017 o país foi representado por Ilinca feat. Alex Florea e a canção “Yodel It!”, alcançando o 7.º lugar na final com um total 282 pontos.

Fonte: eurovisionary

Espanha: divulgados snippets das versões estúdio das canções para a Eurovisão

Sem comentários

A TVE já disponibilizou pequenos excertos de 1 minuto das versões de estúdio das canções em competição para representarem a Espanha no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018.

Com a gala final da Operación Triunfo agendada para o dia de amanhã, 29 de janeiro, onde se ficará a saber quem é ou serão os artistas que representam o país na Eurovisão 2018, em Lisboa, a emissora estatal Televisión Española (TVE) divulgou, na sua página oficial de Internet, pequenos excertos das versões em estúdio das canções candidatas.

Pode ouvir todas as versões estúdio [AQUI]

Recorde também quem são os cantores ainda em competição no formato televisivo, bem como as canções interpretadas pelos mesmos:

Amaia: Al Cantar 
Alfred: Que Nos Sigan Las Luces 
Aitana: Arde
Miriam: Lejos De Tu Piel 
Ana Guerra: El Remedio 
Agnoney e Miriam: Magia 
Aitana e Ana Guerra: Chico Malo 
Amaia e Alfred: Tu Canción 
Todos os finalistas:  Camina 

A Espanha estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1961 e já ganhou duas vezes: em 1968, com Massiel e a canção "La, la, la”, e em 1969, com Salomé e a canção "Vivo cantando". Em 2017 o país foi representado por Manel Navarro e a canção “Do It For Your Lover”, alcançando o 26º lugar na final com um total de 5 pontos. 

Fonte e Imagem: RTVE/ Escpedia

França: Madame Monsieur irão representar França no ESC 2018

Sem comentários

Madame Monsieur venceram o Destination Eurovision 2018 e irão representar França no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018 em Lisboa.

Oito artistas competiram entre si na grande final do Destination Eurovision, final nacional francesa para o ESC 2018, mas só Madame Monsieur ganharam o bilhete dourado para Lisboa, obtendo o direito de representar o país no ESC 2018. A votação esteve a cargo do televoto (50%) e de um júri internacional (50%) composto por Iveta Mukuchyan (Arménia), Olga Salamakha (Bielorrússia), Ivan Katsarev (Bulgária), Terhi Norvasto (Finlândia), Felix Bergsson  (Islândia), Tali Eshkoli (Israel), Nicola Caligiore (Itália), Sergueï Pavlov (Rússia), Christer Björkman (Suécia) e Reto Peritz (Suíça).

Conheça os resultados da final:

Emmy Liyanna – "OK ou KO" (82J + 30P = 112)
Igit – "Lisboa Jérusalem" (60J + 50P = 110)
Lisandro Cuxi – "Eva" (90J + 72P = 162)
Louka – "Mamma Mia" (8J + 7P = 15)
Madame Monsieur – "Mercy" (68J + 118P = 186)
Malo – "Ciao" (28J + 89P = 117)
Max Cinnamon – "Ailleurs" (54J + 36P = 90)
Nassi – "Rêve de gamin" (30J + 18P = 48)

J - pontos atribuídos pelos jurados/P - pontos atribuídos pelo público

França estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1956 e já ganhou cinco vezes: em 1958, com André Claveau e a canção "Dors, mon amour", em 1960, com Jacqueline Boyer e a canção "Tom Pillibi", em 1962, com Isabelle Aubret e a canção "Un premier amour", em 1969, com Frida Boccara e a canção "Un jour, un enfant", e em 1977, com Marie Myriam e a canção "L'oiseau et l'enfant". Em 2017 o país foi representado por Alma e a canção "Requiem", alcançando o 12.º lugar na final com um total de 135 pontos.

Imagem: eurovoix/Vídeo: Destination Eurovision

Hungria: veja os resultados da 2ª eliminatória do A Dal

Sem comentários

Dez artistas lutaram por um lugar nas semifinais do A Dal 2018, seleção nacional da Hungria para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018, mas apenas seis conseguiram o apuramento.

A  decisão foi tomada maioritariamente pelo júri que escolheu cinco dos apurados e, dos restantes, o mais votado pelo público ganhou o passaporte para as semifinais do A Dal. Estes artistas juntam-se a outros seis já apurados na primeira eliminatória. A terceira e última eliminatória do A Dal 2018 tem lugar no próximo sábado, onde mais dez artistas vão tentar alcançar o apuramento para as semifinais.

Veja os resultados da segunda eliminatória (apurados a negrito):

Gergely Dánielfy – "Azt mondtad" (45 pontos)
AWS – "Viszlát nyár" (45 pontos)
yesyes – "I Let You Run Away" (43 pontos)
Gábor Heincz Biga – "Good Vibez" (43 pontos)
Odett – "Aranyhal" (39 pontos)
Nene zenekar – "Mese a királyról" (37 pontos)
Peet Project – "Runaround" (36 pontos) 
Viki Singh – "Butterfly House" (34 pontos)
SavituS – "Lusta lány" (34 pontos - escolha do público)
Maya’n’Peti – "Nekem te" (30 pontos)

A Hungria estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1994 e o seu melhor resultado é um quarto lugar: em 1994, com Friderika Bayer e a canção "Kinek mondjam el vétkeimet?". Em 2017 o país foi representado por Joci Pápai e a canção "Origo", alcançando o 8º lugar na final com um total de 200 pontos.

Fonte: MTVA

Lituânia: conheça os apurados da 3.ª eliminatória do Eurovizijos 2018

Sem comentários

Já são conhecidos mais seis artistas apurados do Eurovizijos 2018, seleção nacional da Lituânia para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. 

No passado sábado foram apurados seis artistas na segunda eliminatória do Eurovizijos 2018, seleção nacional da Lituânia para o ESC 2018; agora juntam-se a eles mais seis apurados da terceira eliminatória. Doze artistas competiram entre si, mas só seis deles seguiram lugar na semifinal do dia 3 de março.

Veja quais os artistas apurados (a negrito):

Vidas Bareikis – "Pusvalanduko"
Donata Virbilaitė – "Powerful"
Agnė Michalenkovaitė – "Going on"
Silvijos Pankūnaitės & GeraiGerai – "More than you know"
ELEY – "This is my life"
E.G.O – "Shake the world"
Živilė Gedvilaitė – "Melody"
Evelina Jocytė – "Breath"
Valdas Lacko – "Dying inside"
Milda Martinkėnaitė – "Hurricane"
Gabrielius Vagelis – "The distant"
Greta Zazza – "Broken shadows"

A Lituânia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1994 e o seu melhor resultado é um sexto lugar: em 2006, com LT United e a canção "We are the winners". Em 2017 o país foi representado por Fusedmarc e a canção "Rain of Revolution", alcançando o 17º lugar na segunda semifinal com um total de 42 pontos. 

Fonte: LRT

Rússia: Julia Samoylova confirmada para Lisboa

Sem comentários

Julia Samoylova irá representar a Rússia no Festival Eurovisão da Canção (ESC 2018) em Lisboa.

A confirmação foi dada pela cantora no seu instagram onde surgem fotos com Alexey Gobulev que  será o diretor artístico da atuação. A canção com a qual pisará o palco do ESC ainda não está decidida uma vez que há duas opções: uma que fala sobre o espaço e outra sobre um conto de fadas. Quanto ao staging, será exatamente o mesmo que estava planeado para o ano passado.

Julia Samoylova foi internamente escolhida pela Chanel One, emissora russa, para representar o país no ESC 2017 com a música "Flame is burning". Devido às regras ucranianas, a cantora não tinha permissão para entrar no país e a Rússia acabou por desistir do concurso.

Fonte: escbubble/Imagem: Julia Samoylova/Vídeo: Eurovision Song Contest

[PODCAST] EP.8- Destination Eurovision 2018

Sem comentários



A corrida para escolher quem irá representar cada país na Eurovisão 2018 já começou! 

No 8º episódio do Conversas de Eurofestivais falamos sobre todas as canções concorrentes da seleção francesa Destination Eurovision 2018! Sairá desta seleção a canção que levará o troféu de volta para França?

Podem seguir o podcast Conversas de Eurofestivais na aplicação para smartphones Podbean, pelo media player que será publicado no nosso blog sempre que um novo episódio é publicado ou, pelo desktop, em Conversas de Eurofestivais.

Se perderam os últimos episódios do podcast, vejam: [AQUI]

Macedónia: aberto o período de submissão de canções

Sem comentários

A representação da Macedónia será decidida internamente e o período para os artistas interessados submeterem as suas canções está oficialmente aberto.

O limite para submeter canções para representar a Macedónia no Festival Eurovisão da Canção 2018 acaba dia 8 de fevereiro. Um comité especializado irá avaliar as submissões e escolher o representante do país. 

A Macedónia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1998 e o seu melhor resultado é um décimo segundo lugar: em 2006, com Elena Risteka e a canção “Ninanajna”. Em 2017 o país foi representado por Jana Burčeska e a canção “Dance Alone”, alcançando o 15º lugar na segunda semifinal com um total de 69 pontos.

Reveja a atuação de Jana Burčeska:


Fonte: esctoday

São Marino: detalhes da seleção 1in360

Sem comentários

A emissora estatal de São Marino revelou mais detalhes sobre como a seleção decorrerá. 

O processo de seleção 1in360 terá uma eliminatória de canções e uma final, onde o representante de São Marino será escolhido. A eliminatória, que será pré-gravada, será emitida em dois dias diferentes - 9 e 16 de fevereiro. Nesta eliminatória, 11 concorrentes irão apresentar duas canções e, no final da segunda transmissão, um júri irá escolher qual das duas canções cada concorrente irá apresentar na final.

A final decorrerá no dia 3 de março e terá lugar na Eslováquia. As canções apresentadas na final serão versões acabadas das canções escolhidas na eliminatória e serão reveladas dia 23 de fevereiro

Quanto ao método de votação, a emissora revelou que o vencedor será escolhido através de uma combinação entre o televoto e o voto do júri. Para evitar situações fraudulentas, a emissora estipulou que os votos online serão feitos através de contas PayPal e cada voto custará um euro. Cada conta Paypal terá acesso a apenas um voto.

As percentagens que dividirão os votos online e os votos do júri dependerão do número de votos registados: 

50,000 ou menos: 10% da votação total

50,000-100,000: 20% da votação total

100,000-200,000: 30% da votação total

200,000-250,000: 40% da votação total

250,000 ou mais: 50% da votação total


São Marino estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2008 e o seu melhor resultado é um vigésimo quatro lugar na final: em 2014, com Valentina Monetta e a canção “Maybe”, e um total de 14 pontos. Em 2017 o país foi representado por Valentina Moneta & Jimmie Wilson e a canção “Spirit of the Night”, alcançando o 18º lugar na segunda semifinal com um total de 1 ponto.


Recorde "Spirit of the Night":



Fonte: eurovoix

Geórgia: Iriao cantarão na língua do país

Sem comentários

Os representantes da Geórgia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018 revelaram à imprensa georgiana que a canção que trarão a Lisboa será cantada na língua nativa da Geórgia, com algumas frases em inglês.

Quem o afirma é a agência Sputnik Georgia. Iriao, representantes da Geórgia para o ESC 2018, cantarão maioritariamente em georgiano, com algumas frases em inglês. A canção representante foi escrita por Dato Malazonia, fundador do grupo. Segundo o grupo, trata-se de uma canção "melódica e fácil de entender".

Os próximos meses serão muito trabalhosos para os Iriao. Já no próximo mês de fevereiro o grupo deslocar-se-á a Portugal para a gravação do postcard para o festival, em maio. 

Em todas as participações da Geórgia no ESC, apenas se ouviu o idioma georgiano uma única vez, ou seja, em 2012, através do cantor Anri Jokhadze, com a canção "I´m a joker". A canção ficou-se pela semifinal, em 14º lugar, o segundo pior resultado do país. 

Na edição passada do ESC, em Kiev, o país foi representado por Tamara Gachechiladze, com a canção "Keep the Faith", tendo ficado pela semifinal, onde alcançou o décimo primeiro lugar com 99 pontos. 

Recorde aqui a participação da Geórgia no ESC 2017:

 

Fonte: Eurovoix/Imagem e Vídeo: Eurovision

Croácia: representante escolhido internamente

Sem comentários

A emissora estatal croata revelou que a sua representação no Festival Eurovisão da Canção 2018 será decidida por uma seleção interna. 

Desde 2011 que a final nacional 'Dora' não é utilizada para a escolha do representante do país no Festival Eurovisão da Canção e, em 2018, não veremos o antigo método de seleção croata a fazer o seu retorno.

A emissora estatal croata partilhou no seu facebook  uma imagem de quatro silhuetas, o que poderá ser a revelação que a Croácia será representada por um grupo. No entanto, não existe qualquer informação oficial sobre quem irá representar a Croácia em Lisboa.  





A Croácia estreou-se como país independente no Festival Eurovisão da Canção em 1993 e o seu melhor resultado são dois quartos lugares: em 1996, com Maja Blagdan e a canção “Sveta ljubav”, e em 1999, com Doris Dragović e a canção “Marija Magdalena”. Em 2017, o país foi representado por Jacques Houdek e a canção “My Friend”, alcançando o 13º lugar na final com um total de 128 pontos.

Recorde "My Friend": 


Fonte: HTR

Moldávia: revelados os finalistas do Melodie Pentru Europa 2018

Sem comentários

A estação pública da Moldávia, TRM, revelou os candidatos finalistas do Melodie Pentru Europa 2018. 

Os 16 candidatos para a final nacional da Moldávia foram escolhidos pela estação pública moldava. No início, estava pré-estabelecida a realização de semifinais, no entanto, o canal moldavo optou por fazer apenas uma final, marcada para o próximo dia 24 de fevereiro. 

Conheça os finalistas e respetivas canções:


Anna Odobescu - "Agony"

Anna Timofei - "Endlessly"
Bella Luna - "Moments"
Che MD - "Inima-n stanga"
Cobilean Constantin - "Numai Tu"
Doinita Gherman - "Dance in Flames"
DoReDos - "My lucky number"
Felicia Dunaf - "Alien"
Ilia Soroceanu & Dasha DaGro - Minds & Veins"
Lavinia Rusu - "Altundeva"
Nicoleta Sava - "Esencia del Sur"
Ruslan Tsar - "Come to life"
Sandy C & Aaron Sibley - "Once upon a time"
Tolik - "Broken Glass"
Vera Turcanu - "Black Heart"
Viorela - The gates of love"

    O vencedor deste concurso, que posteriormente representará a Moldávia no Festival Eurovisão da Canção 2018, será escolhido por um júri (50%) e pelo televoto do público (50%).

    A Moldávia participou pela primeira vez no ESC em 2005. Na edição passada em Kiev, foi representada pelos Sunstroke Project, com a canção "Mamma", tendo alcançado o seu melhor resultado desde a sua primeira participação, um terceiro lugar, com 374 pontos. 

    Recorde em baixo a participação da Moldávia no ESC 2017:


    Fonte: ESCpedia / Vídeo: Eurovision

    Chipre: Eleni Foureira representa o país na Eurovisão 2018

    Sem comentários

    Depois de variadas especulações, chegou a altura da confirmação oficial. Eleni Foureira é a escolhida para representar Chipre no próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018!

    Agora é oficial. Eleni Foureira e a Cyprus Broadcasting Corporation (CyBC), estatal de Chipre, chegaram a um acordo para a Eurovisão 2018. Depois de terem surgido nomes como Helena Paparizou ou Tamta, a imprensa cipriota avança agora que este é o nome definitivo para a representação do país em Lisboa.

    Eleni é um ícone pop bastante conhecido no país e além-fronteiras, sendo que, como já anteriormente divulgado, o tema que levará ao palco da Altice Arena está a cargo de Alex Papaconstatinou, que, segundo também as notícias avançadas, compôs uma canção que tem por título "Fuego". Recorde que Papaconstatinou é outro nome bastante conhecido dentro do mundo eurovisivo, depois de ter sido o compositor das candidaturas da Grécia em 2007, Azerbaijão em 2009 e Chipre em 2012.


    Depois de já ter tentado pisar o palco da Eurovisão em edições anteriores, parece que o sonho de Eleni finalmente se cumprirá. Contudo, até ao momento, a estatal de Chipre ainda não avançou com nenhuma confirmação oficial do nome da cantora como a representante do país, algo que, no entanto, se espera para os próximos dias.

    Chipre estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1981 e o seu melhor resultado é um quinto lugar por três vezes: em 1982, com Anna Vissi e a canção "Mono i agapi", em 1997, com Hara & Andreas Constantinou e a canção "Mana mou", e em 2004, com Lisa Andreas e a música "Stronger Every Minute". Em 2017 o país foi representado por Hovig e a canção "Gravity”, alcançando o 21º lugar na final com um total de 68 pontos.

    Recorde a prestação de Hovig:




    Fonte: Oikotimes e alter-info.gr/ Imagem: Wiwibloggs/ Vídeo: Eurovision.tv e PanikRecordsTube

    Letónia: data de estreia e alinhamento da 1ª semifinal do Supernova revelados

    Sem comentários

    A data de estreia e o alinhamento da 1ª semifinal do Supernova, final nacional letã, foram revelados há pouco. 

    A data de estreia da final nacional e, portanto, da emissão da 1ª semifinal é a 3 de fevereiro. Em baixo, conheça o alinhamento da referida semifinal:

    Katrina Gupalo & the Black Birds – Intoxicating caramel
    Rahu The Fool – Oh, longriver
    Agnese Stengrevics – You are my world
    Sudden Lights – Just fine
    Edgars Kreilis – Younger days
    Liene Greifane – Walk the talk

    A Letónia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2000 e já ganhou uma vez: em 2002, com Marie N e a canção “I Wanna”. Em 2017 o país foi representado pelos Triana Park e a canção "Line", alcançando o 18º lugar na primeira semifinal com um total de 21 pontos.

    Recorde "Line":



    Fonte: esctoday/Imagem: ESCBubble/Vídeo: eurovision song contest

    Islândia: ordem de atuação nas semifinais do Söngvakeppnin revelada

    Sem comentários

    O alinhamento das semifinais do Söngvakeppnin 2018, final nacional finlandesa, foi divulgado hoje. 12 concorrentes irão tentar a sua sorte e lutar pelo bilhete dourado, que  dá acesso direto à capital portuguesa.

    Veja em baixo o alinhamento das duas semifinais:

    1ª semifinal (10 de fevereiro)

    Ari Ólafsson – Heim/Our choice
    Fókus hópurinn – Aldrei gefast upp/Battleline
    Þórunn Antonía – Ég mun skína/Shine
    Þórir Geir Guðmundsson & Gyða Margrét Kristjánsdóttir – Brosa/With you
    Tómas Helgi Wehmeier & Sólborg Guðbrandsdóttir – Ég og þú/Think it through
    Heimilistónar – Kúst og fæjó

    2ª semifinal (17 de fevereiro)

    Aron Hannes – Golddigger/Gold digger
    Áttan – Hér með þér/Here for you
    Dagur Sigurðarson – Í stormi/Saviour
    Stefanía Svavarsdóttir, Agnes Marinósdóttir & Regína Lilja Magnúsdóttir – Svaka stuð/Heart attack
    Guðmundur Þórarinsson – Litir/Colours
    Rakel Pálsdóttir – Óskin mín/My wish

    A final irá decorrer a 3 de março.

    A Islândia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1986 e o seu melhor resultado é um segundo lugar por duas vezes: em 1999, com Selma e a canção “All Out of Luck”, e em 2009, com Yohanna e a canção “Is It True?”. Em 2017 o país foi representado por Svala e a canção “Paper”, alcançando o 15º lugar na primeira semifinal com um total de 60 pontos.

    Recorde "Paper":



    Fonte: eurovoix/Imagem: escxtra/Vídeo: eurovision song contest 
    A não perder
    © all rights reserved