Novidades

latest

[Crónica] Festival da Canção 2012 (por Miguel Rodrigues)


No passado sábado, dia 10 de Março de 2012, realizou-se o maior festival da música ligeira portuguesa, o Festival da Canção. A partir deste festival seguiram-se enormes músicas portuguesas, cada uma com o seu atributo especial, mas não escondo a minha preferência pela música que venceu: “Vida Minha” de Filipa Sousa, escrita por Carlos Coelho e produzida por Andrej Babic.


Para ser sincero estava à espera de que o vencedor fosse o Ricardo Soler, depois da sua estrondosa interpretação (não me importaria que o fosse, “Gratia Plena” tinha um instrumental poderoso e exigia um grande poder vocal). Outra música que pensei que pudesse sagrar-se vencedora, a ouvir nos ensaios foi o “Amor Maior Que A Vida”, de Joana Leite (apesar da voz da moça ser tão apagada e desafinada, o instrumental era o mais versátil a concurso).


Já tinha suposto os últimos lugares: “Redescobrir Portugal” tinha uma letra muito fraca, não iríamos encantar os europeus com a nossa beleza natural; e “Amanhã começa o meu futuro” era uma música que, desde o início, não me dizia nada, lembrava-me os anos 70 e 80. A se juntar a estas duas “pérolas”, fiquei bastante desiludido com o tema do Carlos Costa (esperava uma música muito mais eurovisiva e não uma tão old fashion). 

Fiquei bastante surpreso com a música de Vânia Osório com o tema “O mundo passa”, pois jamais estava à espera de uma balada tão forte quanto esta.


Um dos grandes pontos negativos desta edição do Festival foi os pontos exagerados do júri para a música dos Cúmplices. “Será o que será” não mostrava nada de novo (apenas um instrumental engraçado que precisava de melhorias). 

Não quero parecer chato, mas será que a RTP alguma vez espreitou a final sueca? Parece que não, o Melodifestivalen é um grande festival de músicas, e é uma pena eu quase não ter visto músicas com potencial na final portuguesa!

Referindo-me às músicas para “encher chouriços”, “Fica a saudade”,“Será o que será” ou até “Outono em forma de gente” não tinham qualquer qualidade para pisar um palco deste calibre… Pergunto-me como é que músicas como estas se encontram numa final nacional para representar um país na Eurovisão.


Depois de tantas expectativas de um bom festival, acho que devemos dar os parabéns à RTP, pois fizeram de tudo para rejuvenescer este certame (não conseguindo fazê-lo) com todas aquelas belíssimas extra apresentações e homenagens. Em termos de espetáculo este foi um dos melhores festivais de sempre (feitos pela RTP), em termos musicais foi um dos piores!

Por fim a música que venceu era, sem dúvida, a melhor, estava brilhante, desde a voz ao instrumental, não vejo qualquer defeito e será uma nova fonte de esperanças para (talvez) voltarmos a alcançar o top 10. Fica, então, essa esperança que não vai ser assim tão fácil de se realizar.

Imagens: Obtidas mediante pesquisa no Google Imagens
Vídeos: Alojados no Youtube 
Reservam-se todos os direitos autorais a quem advido!
14/03/2012

Redigido por: Miguel Rodrigues

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved