Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Love Shine A Light" de Katrina And The Waves (1997)



Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Love Shine A Light” de Katrina And The Waves 
  
 A última vitória do Reino Unido, até agora...

A 42ª edição do Festival Eurovisão da Canção 1997 realizou-se no Point Theatre de Dublin, na Irlanda, no dia 3 de Maio. Os apresentadores foram Ronan Keating e Carrie Crowley. Katrina and the Waves, que representaram o Reino Unido, foram os vencedores do concurso com a canção "Love Shine a Light"; e Marc Roberts da Irlanda ficou em segundo lugar com "Mysterious Woman". A canção vencedora marcou um inédito 227 pontos, recebeu pontuação de todos os países participantes, incluindo cinco sets de 10 pontos. "Love Shine a Light" ainda é considerado como um dos vencedores da Eurovisão de maior sucesso. Com esta vitória, o Reino Unido ficou com cinco vitórias na Eurovisão e é a data da última vitória do país no Concurso.

Após a controvérsia sobre a pré-selecção em 1996, a União Europeia de Radiodifusão introduziu um novo sistema para 1997: os países com as menores pontuações médias durante os últimos quatro anos seriam excluídos do concurso de 1997, e aqueles com as menores médias dos últimos cinco anos seriam excluídos dos concursos futuros.
        Israel recusou-se a participar, porque o concurso foi realizado no dia da recordação do Holocausto.
        A RTÉ, mais uma vez, produziu um programa altamente espectacular, com um palco que tinha um espaço menor do que nos anos anteriores. 
       Havia uma grande variedade de estilos neste ano. Dinamarca trouxe uma música rap, a Croácia chegou com uma versão das Spice Girls e a Suécia trouxe um mid '1980s estilo boys band.
        Este ano o televoto foi testado em cinco países: Áustria, Alemanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Os resultados do televoto foram, em alguns casos, diferentes das do júri. A Islândia recebeu 16 dos seus 18 pontos a partir desses cinco países. 

       De longa data, o maestro irlandês, Noel Kelehan, não foi o condutor anfitrião deste ano. No entanto, a partir deste ano, os participantes foram autorizados a utilizar a reprodução e, em 1999, a orquestra foi completamente abolida.


Katrina & The Waves e uma pequena carreira:

         Katrina and the Waves é um grupo de pop rock. Eles são conhecidos pela sua canção "Walking on Sunshine" (1985) e pela sua vitória no Festival Eurovisão da Canção em 1997 com o tema "Love Shine a Light". 
         O grupo, formado na música mainstream de Cambridge, é nomeado primeiro Kimberley Rew & the Waves. Em 1983 o grupo gravou, com o seu próprio dinheiro, um álbum. Entraram em contacto com algumas gravadoras, mas, em última análise, apenas uma editora do Canadá fez uma proposta. Portanto, embora o grupo vivesse na Inglaterra, o primeiro álbum de Katrina & The Waves - "Walking On Sunshine" - sai neste país.
         Em 1984, eles lançaram um segundo álbum no Canadá (Katrina and The Waves 2 ).
        A sua canção "Going Down de Liverpool" é tomada pelos  The Bangles (banda Francesa).      O sucesso internacional cresceu e a editora Capitol Records ofereceu-lhes um contrato.
      Ganharam o reconhecimento da crítica e o sucesso internacional com sua canção "Walking on Sunshine". Mas não encontraram sucesso com o álbum seguinte. 
      Em 1997, eles criaram a surpresa ao vencer o Festival Eurovisão da Canção para o Reino Unido com "Love Shine A Light" . A canção ocupou o terceiro lugar na parada de sucessos no país. Apesar deste êxito, Katrina Leskanich deixou a banda em 1999. A banda separou-se, apesar de algumas tentativas para substituir o cantor.


O Amor brilhou neste dia…

        "Love Shine a Light" foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 1997, realizada por Katrina and the Waves e composta por Kimberley Rew. É o maior sucesso do grupo desde "Walking on Sunshine", 12 anos antes.
       Rew compôs a música a pedido do irmão de Alex Cooper (baterista da banda) como se fosse um hino para os samaritanos. A canção foi escolhida como a entrada do Reino Unido da Eurovisão pela votação do público a 15 de março de 1997. Recebeu 69.834 votos, mais 11.138 do que a música em segundo lugar.
         O concurso foi realizado a 03 de maio de 1997 no Point Theatre, Dublin. A música venceu o concurso facilmente, marcando um inédito 227 pontos;
      "Love Shine a Light" recebeu uma média de 9,458 pontos por país, a terceira maior na história do sistema de votação actual, apenas atrás de "Save Your Kisses For Me" (1976) e "Bißchen Ein Frieden" (1982).


                                    Foi assim na Eurovisão...

          Na actuação podemos ver uma mulher muito feliz, contente e cheia de alegria. Ocuparam bastante bem o palco, visto que este não era muito grande mas acolhedor. A voz é a delícia da música. O vestuário é o horror desta música, pois podiam ter escolhido um fato melhor (não é que este fosse mau, mas um melhor não prejudicaria ninguém). O coro também é um ponto positivo desta canção. Concluo, então, que não foi a melhor de sempre, mas sim a melhor da edição. 

Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 31/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved