Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Bélgica



Gustaph - "Because of you"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: A Bélgica surpreendeu bastante ao trazer esta canção, talvez mais acertado do que muitos esperariam, é um tema bastante animado, é certo que um pouco datado, mas se diferencia dos restantes, vejo este tema a se destacar dentro do grupo das canções genéricas deste ano. Tem um bom refrão, que é memorável, uma boa melodia e com um intérprete bastante carismático, a letra é sim mais genérica, mas ainda assim consegue ser cativante e trazer uma boa mensagem. Acredito que se a atuação for bem trabalhada até maio, e nos mostrar algo animado e carismático, terá grande hipóteses de se qualificar para a final, principalmente nesta semifinal, que é menos forte que a primeira.

Neuza Ferreira: Gosto das vibes de finais de anos 90/início de anos 2000, mas é só. A letra é repetitiva e aliada a um instrumental banal, que bem podia ter sido composto num teclado amador daqueles que já vêm com batidas feitas, que não me convenceu nem ao fim de 10 audições. O Gustaph é competente, mas, infezlimente, não é um intérprete muito completo. Não prevejo um futuro risonho para a Bélgica nesta edição do ESC.

Pedro Lopes: Quando esta canção ganhou a final nacional, com poucas a terem sido realizadas até em então, muitos de nós até acharíamos: ‘Bélgica, o que é que tu foste fazer?’. Mas agora, até somos capazes de dizer que isto vai à final. Por um lado, acho que vai. Por outro, acho que não. É talvez o tema em que tenho mais dificuldades em avaliar esse aspeto. A canção é claramente datada, tenta dar ali aqueles rasgos de modernidade, mas não encaixam muito bem. Está assim no registo do cringe, entendem? Agora, tem um ponto fortíssimo a seu favor: o intérprete. O Gustaph é bastante bom vocalmente, e, acima de tudo, seguro! Numa semifinal mais fraca como esta, talvez possa surpreender.

Tiago Lopes: A música que mais me dá gozo de gostar este ano. Não consigo ficar indiferente a “Because Of You”, mal começa e eu já estou pronto a mexer o corpo para dançar. Groove, presença, etc, etc. Há tantos adjetivos para caracterizar esta música e cantor pela positiva. Gustaph tem uma boa voz e dará conta do recado em Liverpool. Acredito que será uma das surpresas do ano e se não for, continuarei a defender este tema até ter o respetivo mérito.



PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 4 pontos
 
Neuza Ferreira: 3 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 12 pontos

24 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Finlândia - 35 pontos; 3.º Países Baixos - 34 pontos; 4.º Noruega - 31 pontos; 5.º Portugal - 31 pontos; 6.º República Checa - 30 pontos; 7.º Arménia - 27 pontos; 8.º Suíça - 26 pontos; 9.º Letónia - 25 pontos; 10.º Moldávia - 25 pontos; 11.º Israel - 25 pontos; 12.º Bélgica - 24 pontos; 13.º Azerbaijão - 16 pontos; 14.º Irlanda - 16 pontos; 15.º Malta - 14 pontos; 16.º Sérvia - 13 pontos; 17.º Croácia - 9 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved