Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Coisas De Nada" de NonStop (2006)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre as participações de Portugal no ESC: "Coisas De Nada" de NonStop (2006)


51 anos, após o primeiro Festival Eurovisão da Canção, eis que chega a vez da Grécia organizar o evento. Os apresentadores escolhidos para conduzir o evento foram Maria Menounos e Sakis Rouvas (representante grego em 2004 – 3º lugar; 2009 - 7º lugar). Assim, o Olympic Indoor Hall, em Atenas, recebeu no dia 18 de Maio de 2006 a Semi-Final e a 20, do mesmo mês, a Grande Final. O número total de participantes foi de 37 países, continuando em vigor o sistema de classificação adoptado anteriormente (10 mais votados de 2005 + Big4). Os restantes 23 países submeteram-se à votação na Semi-Final, ficando apurados apenas 10. A nível de estreias tivemos um país que normalmente consegue boas classificações: a Arménia. Mas, como nem tudo pode ser bom, também tivemos algumas desistências: a Áustria, a Hungria e a Sérvia & Montenegro.


Portugal, pura e simplesmente, decidiu apostar novamente na fórmula utilizada em 2005, apesar de toda a gente ter constatado que não tinha funcionado. O grupo Nonstop (constituído por 4 raparigas) venceu o Festival RTP da Canção com o tema “Coisas de nada”. Uma vitória bastante polémica, diga-se de passagem… O vocal até que nem esteve muito mal, mas a música não tinha grande qualidade. Era repetitiva e sem nenhum diferencial que a pudesse fazer notar entre todas as outras músicas concorrentes. Mas também vindo de Portugal outra coisa não seria de esperar. Continuamos a cometer os mesmos erros do passado e não queremos de forma alguma abrir os olhos. Parece impossível! Mais uma vez, a letra, parcialmente em inglês, não surtiu grande efeito. Em termos de visual, as cantoras estiveram péssimas e mais parecia que iam dançar para um cabaret do que propriamente para representar um país no ESC. Se a ideia era dar nas vistas, então estão de parabéns, pois conseguiram na perfeição. Conseguiram tão bem que chegámos mesmo a ganhar o Barbara Dex (“prémio” atribuído ao pior visual do concurso). Pelo menos não saímos de lá de mãos a abanar…Como esperado, não passamos à fase seguinte: obtivemos o 19º lugar com 26 pontos e, por isso, não estivemos presentes na Grande Final.


A Finlândia ganhou a Semi-Final com 292 pontos, que levou como representante uma banda rock Lordi com o tema “Hard rock Hallelujah”. A Bósnia & Herzegovina que enviou o tema “Lejla” ficou em 2º lugar e a Rússia ganhou a 3º colocação com Dima Bilan a interpretar “ Never Let You Go”. A Bélgica, que enviou Kate Ryan e “Je t’adore” e que desde o inicio era apontada como uma forte candidata a vencer, não conseguiu passar da Semi-final. Mais uma injustiça no mundo eurovisivo!
       
À semelhança da Semi-Final, a Grande Final foi ganha pelos mesmos intérpretes. Os Lordi apresentaram um visual inspirado no horror (com direito a máscaras e tudo!) e parece que conseguiram convencer a maioria. Dima Bilan sagrou-se vice-campeão e a música intitulada “Lejla” alcançou o 3º lugar. Na minha opinião, a vitória dos Lordi não foi justa pois havia músicas bem melhores na Final e que mereciam muito mais! Os 12 pontos do televoto português foram entregues à ucraniana Tina Karol que interpretou “Show me your love”.
         
Os meus destaques desta edição vão para as músicas dos seguintes países: Bélgica, Bósnia, Grécia, Macedónia, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.


Crónica redigida por Armando Sousa, 09/11/2011

Fonte/Imagens: Google; Vídeos: Youtube

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved