Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Chamar a Música" de Sara Tavares (1994)


"8º Lugar soube a pouco... Merecíamos muito mais!"

O Festival Eurovisão da Canção de 1994 realizou-se a 30 de Abril, em Dublin, na Irlanda. Os apresentadores que conduziram o espectáculo foram Cynthia Ní Mhurchú e Gerry Ryan. Tal como no ano anterior, um grande número de países demonstrou o seu interesse em participar no ESC. Para resolver este problema, mais uma vez teve que se arranjar um método para apurar quais os países que participavam e quais os que ficavam de fora. Ficou decidido que os últimos 5 classificados de 1993 (Bélgica, Dinamarca, Israel, Eslovénia, Turquia) não participavam e cediam os seus lugares a 5 novos países. A Itália e o Luxemburgo decidiram não participar, o que abriu mais duas vagas no Festival. Os 7 países que tiveram a sua estreia no ESC em 1994 foram: Estónia, Hungria, Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia, Eslováquia. No total, 25 países enviaram as suas representações para o palco.


            Portugal decidiu enviar a cantora Sara Tavares e o tema “Chamar a Música” para nos representar. Para muitos, este foi dos poucos anos que sentiram que a vitória deveria ter sido nossa e não o foi. Eu partilho desse sentimento! Fomos representados brilhantemente pela Sara Tavares e a sua “Chamar a Música”. E chamou mesmo! Foi ainda dos poucos anos em que conseguimos reunir em uma só prestação uma boa letra (bastante boa - mais um poema lindíssimo de Rosa Lobato de Faria), uma excelente voz e uma música brilhante. A forma como ela cantou foi tão doce que de certeza que foi possível sentir o que esta música pretende transmitir. A música arrepia qualquer um. Simplesmente magnífica… 



             O único reparo negativo que tenho a fazer relativamente à nossa prestação foi o facto de a cantora se ter mexido muito pouco em palco. Tudo bem que a música era uma balada, mas ela podia ter-se movimentado e dado mais dramatismo à música. Limitou-se a gesticular apenas com um braço e acho que isso não ficou lá muito bem. Mas não é por este pequeno “incidente” que vou deixar de achar que a vitória deveria ter sido nossa. Já houve muitas músicas a vencer o ESC e com piores prestações (algumas de meter medo ao susto… nem é bom relembrar). De todas as músicas que Portugal enviou à Eurovisão, só tenho uma música acima desta (mas, mais tarde, irei dizer qual).
            Ainda assim, o 8º lugar que obtivemos com 73 pontos não deixou de ser gratificante, mas soube a pouco. Merecíamos muito mais!


            Para manter a tradição (facto que já me começa a irritar um pouco), a vencedora foi a Irlanda que enviou o tema “ Rock’n’roll kids”, interpretado por Paul Harrington & Charlie Mcgettigan. Com os seus 226 pontos, ficaram muito à frente dos 166 pontos alcançados pela Polónia. Incrível que a Polónia, no seu ano de estreia, tenha alcançado um dignificante 2º lugar (também, depois desta classificação, nunca mais obtiveram grandes resultados, verdade seja dita).

Crónica redigida por Armando Sousa, 05/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved