Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Insieme:1992" de Toto Cutugno (1990)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Insieme: 1992” de Toto Cutugno 



          Depois de duas edições polémicas, o Festival acalmou bastante. O Festival Eurovisão da Canção de 1990, o 35º, foi realizado em Zagreb, na Croácia (ex-Jugoslávia), no dia 05 de Maio de 1990. Os apresentadores desta edição foram Helga Vlahovic Brnobić e OliverMlakar. Toto Cutugno saiu vencedor deste concurso com a canção “Insieme: 1992”. Esta foi a segunda vitória e mais recente para a Itália, a primeira tendo sido em 1964, realizada por Gilgliola Cinquentti com “Non hol’eta”.
          As letras de várias entradas comemoraram o turbilhão de democratização que havia engolido na Europa Central e Oriental, concentrando-se, especialmente, sobre o momento icónico do Muro de Berlim, a ser violado em Novembro de 1989. No entanto, a canção vencedora foi uma evocação ainda mais abrangente da unidade europeia, antecipando a conclusão do mercado único europeu, previsto para o final de 1992.


Toto Cutugno e o seu sucesso:

         Toto Salvatore Cutugno nasceu em Fosdinovo, no dia 07 de Julho de 1943. É cantor, compositor e letrista Italiano. Participou, solo, em pares ou em grupo, em 15 edições do Festival de Sanremo; ganhou-o, uma vez, em 1980, atigindo seis vezes o segundo lugar e uma vez o terceiro lugar. No que diz respeito a este evento da canção, também colocou entre os três primeiros algumas músicas que escreveu para outros artistas. Finalmente chegou ao topo das paradas como intérprete das suas canções.
          Mais recentemente, é, em 2002, que Toto faz grande sucesso na França com o "Treno Va". Volta ao Festival de Sanremo em 2005, ao lado de Annalisa Minetti com “Come noi nessuno al mondo”, que termina em segundo lugar, pela sexta vez na sua carreira. Em Janeiro de 2007 o cantor descobre que tem um tumor na próstata e, assim, teve, então, de ser feita uma operação. Em 2008 o seu amigo Pippo Baudo ofereceu-lhe a chance de voltar ao Festival de Sanremo com a canção “Un Falco chiuso in gabbia”, ficando em quarto lugar. Participou, ainda, no Festival Sanremo de 2010 com o single “Aeroplani”.


 A Canção “Insieme: 1992”

          “Insieme: 1992” é uma música que retrata a união das nações diferentes da Europa. O “1992” do título refere-se ao ano em que a União Europeia estava programada para começar a operação, trazendo assim a esperança da letra ser então concretizada.
          Em relação à música, não vejo algo de extraordinário, apenas sim que pode ter ganho mais pelo encanto da sua letra. Toto, com ela retrata como tudo seria mais fácil e melhor, se a Europa estivesse unida, menciona que com as estrelas faríamos uma bandeira (e a realidade é que a bandeira é mesmo com as 12 estrelas sobre o azul do céu). Com isto concluo que a música está para lá de algumas que existiram nesta 39ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Apresentação em palco:

           A meu ver, Toto, ocupou apenas uma parte do palco: “ali começou, ali acabou”. Não fez mais do que a sua obrigação, pois, a meu ver, a música não pedia muito movimento. Tiveram uma apresentação razoável, pois não houve o tal movimento. Reparei que o cantor ficou de um lado do palco e o coro do outro, o que nada nutre a mensagem de união da letra. Uma apresentação bastante calma...
            As roupas eram normalíssimas, um cantor vestido de branco traz pureza, união. O coro também vinha bem vestido, mas colorido de mais, de "oito passa a oitenta". 
            A voz, para além da letra, é aquilo que há de melhor na música, tanto no coro como na voz do próprio cantor. Posso, então, concluir que foi uma vitória claramente justa, para além da voz, da letra e do instrumental, esta, para mim, foi sem dúvida a melhor música da 39ª edição do Festival Eurovisão da Canção.



Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 07/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved