Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: “La Det Swinge” de Bobbysocks! (1985)


Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “La Det Swinge” de Bobbysocks!



  
 Viajando a 1985…

O Festival Eurovisão de Canção de 1985 realizou-se em Gothenburgo na Suécia após a sua vitória no ano anterior com a canção “Diggi-Loo Diggi-Ley” interpretada pela banda Herreys.
Esta edição contou com 19 países participantes após o regresso da Grécia e de Israel e da desistência da Holanda e da Jugoslávia.
A Holanda decidiu não participar no concurso devido ao feriado nacional sobre a lembrança dos mortos das grandes guerras. Já a Jugoslávia decidiu não participar devido à morte de Josip Broz Tito, um governante Jugoslavo.
O festival de 1985 foi apresentado apenas por Lill Lindfors, uma cantora sueca com origens finlandesas. A apresentadora protagonizou o momento mais hilariante da noite ao deixar cair a saia após a sua aparição em palco. Posteriormente afirmou que se tratava de uma piada propositada.

Todos os anos temos um facto histórico para assinalar sobre cada edição do festival e este ano não é excepção. Este ano ficou marcado como a edição onde regressaram mais artistas que já haviam participado no Festival Eurovisão da Canção, no total 13 artistas regressaram aos palcos eurovisivos sendo entre eles as duas cantoras da banda Bobbysocks!, vencedoras desta edição.
O que ressaltou maioritariamente nesta edição foi precisamente o palco. Relativamente grande com efeitos de luzes e formas e o logótipo do festival no topo do cenário, este foi provavelmente dos palcos mais inovadores e bem formulados até à data.
De entre todos os países participantes estava claro, Portugal, representado por Adelaide Ferreira com a canção “Penso em ti, eu sei” que terminou em penúltimo, na 18ª posição entre 19 canções. A canção vencedora foi “La Det Swinge”, da banda norueguesa Bobbysocks!, tornando-se na primeira vitória da Noruega no festival, após uma disputa renhida com a Alemanha e com a Itália.
O momento polémico da noite aconteceu após a Noruega ser condecorada como vencedora do festival quando a apresentadora deu os parabéns à banda afirmando que estava deveras contente devido ao facto de a Noruega ter ganho após resultados muito fracos e que a banda merecia a vitória. Hanne Krogh, uma das vocalistas da banda não gostou da afirmação da apresentadora e respondeu pouco educadamente, perguntando o que a apresentadora pensa que eles são. Após a repreensão por parte da cantora o público manifestou-se protestando, então vocalista da banda e a apresentadora abraçaram-se amigavelmente.


Bobbysocks! e a canção “La Det Swinge”…

Bobbysocks! é um duo composto por duas cantoras, Hanne Krogh e Elisabeth Andreassen.
Já com experiencia nos palcos do festival, Hanne Krogh já havia representado a Noruega duas vezes, uma a solo e outra com a banda Just 4 Fun. Elisabeth Andreassen participou no Festival Eurovisão da Canção em 1982, representando a Suécia com a banda Chips. Posteriormente representou a Noruega em conjunto com Jan Werner Danielsen em 1994 e cantou a solo em 1996.
O inicio da carreira da banda aconteceu após o single “I Don’t Wanna Break My Heart” lançado em 1984, um ano antes da participação no Festival Eurovisão da Canção.
O duo pretendia reviver o swing dos anos 50 aliado aos modernos anos 80.
Após o sucesso no festival lançaram “Let It Swing”, versão inglesa da canção “La Det Swinge”. Rapidamente a banda atingiu as primeiras posições dos tops da Noruega e também noutros países da Europa, como a Suécia.
Contudo, após 4 anos de sucessos o duo terminou, participando apenas em ocasiões especiais, como o 50º aniversário da Eurovisão, em Copenhaga, Dinamarca.
Em 2010 o duo volta a reunir-se para um dueto em conjunto com Alexander Rybak, o vencedor do Festival Eurovisão da Canção de 2009, representando também a Noruega.
O duo lançou ao total três álbuns de estúdio, dez singles e um álbum de compilações, já em 2010.

 
Como já havia dito anteriormente, o duo reprentou a Noruega com a canção “La Det Swinge”. Com letra de Rolf Løvland e música de Torgny Söderberg a canção surge como um tributo ao antigo rock, evidente no refrão: “La det swinge, la det rock 'n' roll”.
Inspirada num estilo mais antigo, bem aos jeito dos anos 50 a canção possui uma melodia pop dançável.
A letra da canção é simples e apela aos ouvintes para a diversão e para a dança swing dos anos 50, deixando-se levar pelo ritmo contagiante do rock 'n' roll.
E ao que parece o público do Festival Eurovisão da Canção deixou-se contagiar pela alegria e diversão da performance, levando o duo Bobbysocks! à vitória.


“La Det Swinge no palco da Eurovisão…”

“La Det Swinge” foi a 13ª canção a ser apresentada no Festival seguida da canção da Itália “Magic Oh Magic” e precedida pela canção do Reino Unido “Love Is”.
As cantoras apresentaram-se em palco vestidas de preto com um casaco roxo, feito com lantejoulas, um toque de glamour acrescentado á performance.
O duo surge no palco acompanhado por uma dança livre e expressiva, sem grande coordenação, o que confere um carácter espontâneo à performance e com expressões vocais de ânimo e incentivo para a plateia presente.
No palco da Eurovisão canção foi interpretada em duas línguas, norueguês e inglês, o que facilitou a compreensão para o público e para o júri.
Uma performance repleta de optimismo e vigor, o duo levou a dança, a boa disposição e a alegria contagiante aos palcos da Eurovisão, o que revelou ser o factor crucial para a escolha da canção vencedora.
“La Det Swinge” revelou-se uma canção completamente dentro do género apresentado nos palcos da Eurovisão e com grande potencial para se tornar um hit eurovisivo, apesar da grande carga revivalista dos anos 50 e do pouco acrescento de novas sonoridades à canção.
Uma canção pop que fica no ouvido e vale a pena recordar no vídeo abaixo.



P.S. - Não se esqueça de continuar a votar na melhor canção vencedora de sempre

Crónica redigida por Patrícia Gargaté
12/09/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved