Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Non Ho L'età" de Gicliola Cinquetti (1964)


Gicliola Cinquetti “não tem idade”....

           A edição de 1964 do Festival da Eurovisão, pela primeira vez, foi realizada nos países nórdicos, mais precisamente em Copenhaga, na Dinamarca. No dia 21 de Março aconteceu a primeira participação de Portugal no ESC. Essa honra coube a António Calvário com a música chamada “Oração”. Uma participação onde Portugal irá recordar pelos maus motivos, visto que naquela altura o nosso país era liderado pela ditadura de Salazar e na Europa. Durante o festival, um homem invadiu o palco, mostrando um cartaz de protesto e, dessa forma, deu um tom negro à participação portuguesa. Por esse motivo e não pelo valor da canção, Portugal na sua estreia não recebeu qualquer ponto. Esta edição ficou também marcada por um incêndio, na emissora de televisão do estado dinamarquês, que destruiu praticamente todos os registos gravados. Mais um ponto desta edição do Eurovisão é o facto da Itália ter vencido, pela primeira vez, com a Gigliola Cinquetti e a sua música “Non Ho L'età” (Não tenho idade).

Descrição da intérprete:
 
           Gigliola Cinquetti nasceu em Verona, na Itália, no dia 20 de Dezembro de 1947. Gigliola estreou-se no mundo da música muito cedo. Ainda com os seus 15 anos, já tinha vencido um festival de música no seu país, para no ano seguinte vencer o Festival de Sanremo e assim representar o seu país no Eurovisão. Esta cantora é uma mulher dos 7 ofícios, já que participou como actriz em imensos filmes, apresentou talk show’s na RAI (estação de televisão italiana), escreveu livros, ilustrou um livro infantil e algumas capas dos seus projectos musicais e tornou-se jornalista e escritora de crónicas em revistas e jornais. Ainda hoje, Gigliola Cinquetti é muito requisitada para apresentar eventos televisivos e mostrar o seu talento musical e as suas obras aos mais jovens, para que eles possam ter a sua fonte de inspiração.

Música:

           A música vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 1964 chama-se “Non Ho L'età” (Não tenho idade). Esta canção foi interpretada pela jovem de 16 anos, Gigliola Cinquetti. Foi composta por Nicola Salerno, que nasceu a 11 de Março de 1910 (falecida a 22 de Maio, de 1969). Esta compositora, para além de ter no seu currículo a vitória do Eurofestival, também tem um grande sucesso nas suas mãos. A música “We No Speak Americano” que, nos últimos tempos, tem feito grande sucesso nas rádios e nas pistas de dança, teve uma versão antiga que foi composta precisamente por Nicola Sanremo. Esta canção foi escrita por Gianfranco Monaldi, que nasceu no dia 5 de Outubro de 1930 (falecido a 9 de Fevereiro de 2007). Este letrista trabalhou também como director de orquestra, compositor e fez arranjos musicais para vários artistas consagrados do seu país. “Non Ho L'età” (Não tenho idade) é uma música que tem uma letra directamente para os amores juvenis. A letra tem haver com os casais jovens onde a diferença de idades muitas vezes pesa, nos seus encontros amorosos e nas suas saídas nocturnas. A cantora, em certas partes na música, diz que é jovem demais para amar e para ter um relacionamento forte e comprometedor. Várias vezes ela cita: “Não tenho a idade, não tenho a idade para amá-lo, não tenho a idade para sair sozinha contigo...”.
 
Apresentação:

            A intérprete apresenta-se com muita simplicidade e com o seu ar de jovem cantora, mas mostrando sempre o seu valor, apesar dos seus 16 anos. Gigliola Cinquetti, com uma voz fantástica e com uma imagem de “menina de coro”, mostrou bastante garra na sua actuação. O facto de ser jovem (uma das mais jovens de sempre a vencer o Eurovisão) e de a música descrever as incidências de amores “proibidos” e de idades imcompreendidas (pelo menos para algumas pessoas), fez com que a intérprete encarnasse o tema e a encenação musical na perfeição.



             Escrito por Vítor Dias, 01/07/2011
( Hide )
  1. Francisco Gonçalves1 de julho de 2011 às 19:48

    Vitor,

    Parabéns mais uma vez, excelente crónica!

    ResponderEliminar
  2. Excelentes artigos Vítor, parabéns! Tenho vindo a acompanhar as crónicas e estás de parabéns! Só um reparo o incêndio na TV Dinamarquesa só foi durante os anos 70, não foi em 1964, destruiu foi os arquivos da DR até então.

    Continua com o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Francisco e Miguel pelos comentários.
    É verdade Miguel, ainda bem que reparou nisso e o disse, assim, todos nós ficamos a saber mais sobre esses acontecimentos...
    Espero que continuem todos a ler os artigos, não só os meus mas todos os artigos do blog, entrevistas etc.

    ResponderEliminar
  4. Eurovision é associado com a história geral. Vitor ótimo artigo.

    ResponderEliminar
  5. Eurovision é associado com a história geral. Vitor ótimo artigo.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved