Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Amor d'Água Fresca" de Dina (1992)

 


A 9 de Maio de 1992 realizou-se a 37ª Final do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Malmö, na Suécia. Os apresentadores do evento foram Harald Treutiger e Lydia Cappolicchio. O número de participantes foi de 23 (mais um do que no ano anterior) e tivemos o retorno da Holanda.
Após o enorme sucesso que Dulce Pontes causou no ano anterior, Portugal decidiu tentar com a sua maré de sorte na Eurovisão. Contudo, nem tudo correu pelo melhor.


A intérprete escolhida para nos representar foi Dina com o tema “Amor D’água Fresca”. Um tema animado e bem-disposto que alegrou toda a gente. Acredito que os portugueses tenham ficado bastante agradados com a escolha desta canção. Com arranjo musical de Ondina Veloso e letra de Rosa Lobato de Faria (grande poeta e letrista, que nos deixou uma grande obra no que diz respeito ao Festival da Canção), o tema era bastante bom e agradável de se ouvir. Não percebo como é que obtivemos aquele resultado! A alegria era contagiante e durante toda a música é impossível não se estar feliz. A cantora apresentou-se vocalmente bem durante a sua apresentação e visualmente também estava. Cantaram todos muito bem. Parabéns! Aquele brinco na orelha da cantora estava a arrasar. As meninas do coro também se encontraram bem despidas…mas ainda assim bonitas. Não sei porquê mas este tema faz-me lembrar um pouco a música “Conquistador” dos Da Vinci. Talvez por o ritmo ser bastante semelhante.


Tal como aconteceu com a música dos Da Vinci, também esta não convenceu o júri (não sei porquê). A música tinha tudo para ser um sucesso. Aliás, no nosso país continua a ser uma música que não deixa de ser relembrada de cada vez que existe um programa de caça-talentos. O lugar que conseguimos obter foi apenas um 17º lugar de entre os 23 países a concurso. O júri não nos atribuiu mais do que 26 pontos…Foi uma pena.


Novamente (e pela 4ª vez) a Irlanda ganhou o Festival. Desta vez com a cantora Linda Martin que cantou o tema “Why Me?” e arrecadou 155 pontos. Curiosamente quem escreveu a letra foi o cantor Johnny Logan que já tinha ganho o ESC em 1980 e em 1987. Pelos vistos na Irlanda há bons cantores, produtores e letristas (ou terá sido apenas sorte?). O Reino Unido ficou com o 2º lugar…pela 13ª vez. Continua a ser o país que esteve mais próximo de vencer por diversas vezes.
           
Mais uma vez, fomos representados dignamente mas voltamos a ser ignorados pelos outros países. É isso que mais me entristece no ESC. Levarmos um bom tema e sermos completamente desprezados...

Armando Sousa 28/09/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved