Novidades

latest

Biografias: Mihai Trăistariu



           Mihai Trăistariu, nasceu a 16 de Dezembro de 1979 em Piatra Neamț, na Roménia. Descende de uma família de artistas. O seu pai, Gheorghe Trăistariu destacou-se como pintor e a sua mãe, Natalia Trăistariu na área da medicina e na música.
Tem três irmãos e todos eles com ligação à música, todos tocam pelo menos um instrumento, em que se especializaram, no caso de Mihai, foi o piano. Para além de ter estudado música durante largos anos, paralelamente estudou matemática e informática.


Formou-se em matemática e informática na Universidade "Al. I. Cuza", é professor, actor, letrista e interprete. A sua paixão pela música e em particular pela área da interpretação levou-o a dedicar-se mais a este ramo, juntando-se ao compositor e professor, Romeo Cozma que o incentivou a desenvolver-se no mundo da música. 


Tornou-se num dos poucos cantores do sexo masculino no mundo que tem um alcance de cinco oitavas e um terço na voz, o que lhe valeu reconhecimento nacional e internacional. Começou uma carreira de sucesso por volta de 1998 e a partir daí nunca mais parou. Gravou 12 álbuns de estúdio (1999: "Valahia"; 2000: "Why"; 2001: "Pisicuta"; 2002: "Te iubesc atat de mult"; 2002: "2002"; 2003: "Curcubeu"; 2005: "Altceva"; 2006: "Tornero"; 2006: "Christmas"; 2009: "Love"; 2010: "Best of" e 2010: "Lie, ciocarlie") que atingiram a platina e o ouro por diversas vezes, tornando-se num dos cantores mais famosos do leste europeu. 


Mihai Trăistariu é um dos cantores romenos mais premiados de todos os tempos, entre outros destacam-se: "Best Voice" em 1999, 2000, 2003, 2006 e 2007, na Roménia; "Best male voice” em 2000, 2001 e 2006, na Roménia; "Artist of the Year" em 2000 e 2006, na Roménia; "Citizen of Honour", em 2006 e 2009, na Roménia; "Hit of the Year" com as canções "Banii si fetele", "La mare, la soare ", "Banana", "Cat de frumoasa esti " e "Tornero", na Roménia; "Album of the Year " em 2006, na Roménia; "Best male voice" em 2006 na Grécia, Chipre, Malta e Suécia; "Hit of year" em 2006 com "Tornero" na Grécia, Malta, Chipre, Suécia, Islândia, Bielorrússia, Turquia, Croácia, Servia, Polónia, Ucrânia, Bulgária e Moldávia. 



Lançou quatro singles "Tornero", "Dimmi si o no", "Your love is high", "Puerto Rico", "Je t'aime" e quatro álbuns  "Tornero", "Christmas", "Love" e um "Best of" a nível internacional. Tem contrato com quinze editoras internacionais, a Warner Brothers na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca, a Planet Works na Grécia e no Chipre, a Jupiter Records na Alemanha, Áustria e na Suíça, a Template Records em Malta, a Vale Music em Espanha, a Garden Records em Inglaterra e a Roton na Roménia e na Moldávia. 


Para além de todo o sucesso no mundo da música lançou-se recentemente no mundo da produção televisiva participando frequentemente em vários programas da televisão romena enquanto júri e apresentador.  


Mihai Trăistariu tem uma longa ligação ao ESC, participou seis vezes na selecção nacional romena para o ESC, tendo conseguido um quarto lugar, três terceiros lugares, um segundo lugar e um primeiro lugar. Em 2006 com "Tornero" e uma prestação verdadeiramente irrepreensível, uma voz potente e translúcida, uma segurança extrema, conseguiu a quarta posição na final do ESC ficando para a história do certame como o concorrente romeno que mais pontos obteve, para o seu país, 172. 



Actualmente planeia um novo álbum com incursões por vários estilos musicais e segundo a imprensa romena poderá estar na selecção nacional romena ou de outro país, já em 2012.

Crónica redigida por Francisco Gonçalves, 01/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved