Luminiţa Anghel é uma cantora, actriz, apresentadora e política romena que nasceu a 7 de Outubro de 1968 em Bucareste. A sua paixão pela música começou na mais tenra idade. Aos 8 anos fortaleceu o seu dom natural começando a frequentar aulas de canto. Alimentada pelo desejo de melhorar continuamente e crescer musicalmente dotou-se de instrumentos que lhe permitiram melhorar o seu desempenho, tornando-se numa das artistas mais populares da Roménia.
Com 30 anos, em 1993, participa pela primeira vez no famoso Festival Nacional de Mamaia (Roménia) com a canção “Din tot ce a fost”, ficando em primeiro lugar. Ganhou o gosto ao concurso voltando em 2005, com a música “Window” obtendo o terceiro lugar; um ano depois voltou novamente com o tema “Șansa e de partea mea” e mais uma vez é premiada.
Luminiţa Anghel, artista de talento já reconhecido e com uma voz cada vez mais extraordinária, em 2001, ganha o Festival de pop «Cerbul de Aur» e o prémio de popularidade na Roménia. Contudo, não querendo só ficar pelo seu país, em 2002, participa no Festival Internacional da Bulgária, onde vence o prémio “Discovery” (melhor voz do festival). No mesmo ano, mas em Praga, fica em terceiro lugar no Festival Internacional de Música, “Universetalent”.
Depois da Roménia, Bulgária e Praga que ficaram rendidos à carismática Luminiţa Anghel, Malta entrega-se ao seu talento, sendo conquistada com o extraordinário e incomparável tema “I ask you why” apresentado no “Song for Europe Festival”, que alcança o primeiro lugar, juntando-se assim ao seu vasto leque de prémios. Em 2003, ganha o Festival Internacional Cairo 2003, com uma interpretação absolutamente singular.
Luminiţa Anghel não se dedica unicamente à música, é pontualmente actriz e apresentadora. A televisão é outra das suas paixões, onde tem jogado cartas a alto nível. Apresentou alguns programas de entretenimento, tais como: “Care pe care”, em 1999; “Prețul succesului”, em 2002, e “Start în viață” em 2003.
Participou no ESC de 2005 com os System, representando a Roménia com “Let me try”, uma composição de Cristian Faur, que lhe garantiu um merecido terceiro lugar com 158 pontos. A prestação de Luminiţa Anghel foi poderosa, enervante, grandiosa, única e explosiva. Encheu o palco com a sua poderosa voz e com a sua atitude rebelde. Na minha opinião, a melhor prestação da noite.
Para além de todos os seus talentos Luminiţa Anghel, decidiu também, dedicar-se à política, em 2008, concorrendo a deputada por Bucareste pelo partido social-democrata, não tendo, no entanto, conseguido ser eleita. Perdeu para Elena Gabriela Udrea, actual Ministra do Turismo. Sobre a sua decisão de se dedicar à política, Luminiţa Anghel disse à TV romena: "Porque, primeiro, eu quero. Porque eu sei o que eu quero da minha vida. Porque quero atingir as minhas metas. Eu não vou deixar que os outros me digam o que fazer, já o sei há muito tempo.”
A sua vida pessoal é repleta de escândalos, é considerada a mulher “casamento relâmpago”, contando já, com várias relações tempestuosas que terminaram nas capas das principais revistas Cor-de-Rosa da Roménia. De uma das suas relações nasceu o seu bem mais precioso, como costuma afirmar, o seu filho David, o seu homem e o seu herdeiro.
Dela, digo em referência: É a voz em qualquer circunstância que alimenta os ouvidos e que permite sorrir.
Crónica redigida por Francisco Gonçalves, 03/09/2011
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.