Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: “Ein bißchen Frieden” de Nicole (1982)


Vamos agora viajar até ao ano de 1982 em que o festival foi aberto por Portugal (Bem Bom, das Doce) e teve lugar em Harrogate, uma pequena localidade inglesa pouco conhecida na altura mas que aproveitou o facto de ter acolhido o certame para se mostrar mais ao mundo. A própria abertura da Eurovisão de 1982 começou com a pergunta “Onde fica Harrogate?”, seguida da sua localização no mapa. A apresentação ficou a cargo de Jan Leeming e deu-se a primeira vitória da Alemanha no concurso, com a música  Ein bißchen Frieden (Um pouco de Paz) interpretada por Nicole.

O Eurofestival de 1982 ficou ainda marcado pela desistência à última da hora da Grécia, que foi justificada pela ministra da cultura, dado que supostamente a canção Sarantapente kopelies dava uma má imagem ao país.
A França também se retirou, na altura era a TF1 a responsável pelo representação do país e esta alegou que não gostava do caminho (segundo ela « mediúcre ») que as canções estavam a levar no certame. Posto isto, a TF1 não se fez representar e só no ano seguinte é que a atual France2 (na altura Antenne2) aceitou organizar a representação francesa. A Itália defendeu o lado da TF1 e nesse ano também não concorreu.
A Canção e apresentação em palco:
Em 1982 a Europa estava em plena guerra-fria e a canção vencedora do festival desse ano tinha como pano de fundo o apelo à paz, caracterizando-a como sendo a coisa mais bela do mundo.
A canção foi ainda alvo de muitas outras versões em diversas línguas como por exemplo inglês e finlandês e, em 2005 foi considerada a 7ª melhor canção vencedora dos primeiros 50 anos da Eurovisão.
Em pleno palco a Alemanha fez-se representar pela Nicole a tocar guitarra e por uma pequena banda por trás de si, onde se destaca a parte tocada a harpa que foi bastante destacada pelas câmaras no decorrer da actuação, numa actuação simples mas muito sentida.
A vitória da Alemanha em 1982, além de ter sido a primeira na história deste país (na altura ainda Alemanha Ocidental), foi uma prova de que os últimos podem mesmo ser os primeiros: participaram 18 países, a Alemanha foi a última a actuar e acabou por ficar em primeiro lugar nas votações, com 161 pontos, ficando a 60 pontos da segunda classificada, a maior vantagem até 1997.
Todos os países, com excepção do Luxemburgo, atribuíram pontos à Alemanha, com este país a receber metade dos 12 pontos atribuídos, um dos quais dado por Portugal. 

 A intérprete:
Como era típico da altura, a cantora Nicole começou a causar mais impacto só a partir da vitória na Eurovisão. Na época tinha apenas 17 anos mas tal não foi impeditivo para que a canção estivesse no top durante 22 semanas seguidas. A sua caminhada de sucesso continua e, depois de outros álbuns lançados, em 2010 lançou um álbum celebrativo dos 30 anos de carreira, intitulado “30 anos de corpo e alma”.
Crónica redigida por Bernardo Dias
02/09/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved