Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Playback" de Carlos Paião (1981)

E a nossa prestação, na Eurovisão, pela década de 80, continua! 

          Neste ano, a Eurovisão realizou-se a 4 de Abril em Dublin, após a vitória de Johnny Logan, no ano anterior, pela Irlanda. O número de participantes, desta vez, foi de 20 países. Como retiradas em relação ao ano anterior, tivemos a Itália e Marrocos. Como estreia absoluta tivemos o Chipre; e mais alguns países decidiram voltar este ano: Israel e a antiga Jugoslávia.


          Após o sucesso que José Cid causou na edição anterior, este ano o nosso país decidiu apostar em algo diferente…diria até bastante diferente. Com isto não quero dizer, de modo algum, que o cantor seja mau. Muito pelo contrário, algumas das suas canções são bastante famosas e o próprio cantor também (muito por culpa do mito em relação à sua precoce morte, diga-se de passagem). Só acho que a música escolhida não foi a melhor, faltava-lhe qualquer coisa que a tornasse mais especial. Apesar de ser das mais famosas obras do cantor, não acho que seja a mais conseguida em termos musicais (ao contrário de, por exemplo, “Cinderela” ou “Vinho do Porto” – duas GRANDES músicas). A própria apresentação em palco não foi muito apelativa… apenas engraçada e pouco chamativa ao voto. Por exemplo, naquela parte em que o cantor diz “abre a boca, fecha a boca” e por aí fora, os elementos do coro que estão atrás fazem esses mesmos gestos. Mas como a música era cantada em português, provavelmente o público não percebeu... A mim parece-me que aos olhos dos europeus a nossa apresentação deve ter parecido uma palhaçada, apesar de não ter sido essa a intenção do cantor. O cantor apenas tentou ser original e criativo à sua maneira. O facto é que não o conseguiu lá muito bem. A nível vocal não me posso queixar, pois o cantor esteve sempre afinado e interpretou brilhantemente o tema que tinha entre mãos. Mas parece não ter chegado para impressionar o júri, que nos atribuiu o 18º lugar com apenas 9 pontos. 


            
            O Festival deste ano acabou por ser ganho pelo Reino Unido, que enviou o grupo Bucks Fizz para defenderem o tema “Making Your Mind Up”. Ganharam por 136 pontos, mais quatro pontos que a Alemanha, que foi segunda colocada.


            
            A Noruega, como já é habitual, ficou colocada na última posição.

Crónica redigida por Armando Sousa, 10/08/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved