Num posicionamento partilhado por vários dos compositores participantes na edição deste ano do Festival da Canção, é dito que os mesmos irão boicotar a sua ida à Eurovisão 2026 em caso de vitória na final nacional portuguesa.
Numa publicação que está a ser partilhada igualmente por Evaya, Cristina Branco, Djodje, Sr.Fontes, Gonçalo Gomes, Inês Sousa, Bateu Matou, Jacaré, Marquise, Nunca Mates o Mandarim, Pedro Fernandes, e Rita Dias, estes artistas revelam que irão boicotar a ida da sua canção à Eurovisão 2026 em caso de vitória no Festival da Canção.
"Com palavras e com canções, agimos dentro da possibilidade que nos é dada. Não compactuamos com a violação dos Direitos Humanos", afirmaram os 17 artistas, bandas e intérpretes num comunicado conjunto enviado à Agência Lusa, na qual explicam a recusa em participar no Festival Eurovisão da Canção em 2026.
Os artistas "lamentam que a RTP tenha alinhado a favor da participação de Israel, numa votação, no passado dia 4, na assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão", organizadora do festival.
"Apesar da proibição de participação da Rússia na edição de 2022 na Eurovisão, por motivos políticos (a invasão da Ucrânia), foi com espanto que constatámos que não foi dado o mesmo destino a Israel, que está, segundo a ONU, a cometer atos de genocídio contra os palestinianos em Gaza", escreveram os artistas.
"A minha participação no Festival da Canção não representa qualquer consentimento com práticas ou políticas que violem direitos humanos. O que acontece na Palestina não pode ser silenciado, nem relativizado. A música, para mim, é luz e não deve ser usada para desviar o olhar de realidades dolorosas. Pelo contrário. Caso a nossa canção seja vencedora, não estaremos no Festival da Eurovisão da Canção de 2026", escreveu Evaya.
"Partilhamos um comunicado em conjunto com outros artistas sobre a nossa posição face à participação no Festival da Canção 2026", Marquise.
"Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e queremos assegurar que a nossa participação no Festival da Canção esteja em harmonia com os valores que este dia representa. Caso a nossa música seja a vencedora, não iremos participar no Festival Eurovisão da Canção de 2026", escreveu Inês Sousa.
Recorde que, e até ao momento, estão apenas conhecidos os nomes dos compositores do FC deste ano que podem vir a ser, ou não, os intérpretes das respetivas canções.
No total, e este ano, são 16 os compositores a concurso. Até ao momento, ainda não houve um posicionamento da RTP face a este comunicado lançado pelos artistas em questão.
Imagem: RTP

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.