Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Estónia


Tommy Cash - "Espresso Macchiato"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Eu não faço parte do grupo dos haters das Estónia, na verdade até me rio com a música e consigo entender o porquê de ter sido escolhida. “Espresso Machiatto” é uma música péssima, com uma letra má e uma atuação ainda pior. A tudo isto, alia-se, ainda, um artista que não sabe cantar. Quem diz que não há uma fórmula eurovisiva, é ler as duas frases anteriores. É nisto que a Eurovisão se tornou: um circo onde qualquer um vai apresentar a sua joke entry. Se o staging for o que apresentaram no Eesti Laul, creio que ficarão longe do resultado que querem, mas, fazendo mudanças totais, acredito que a Estónia consiga um top 10.

João Vermelho: Posso estar a viajar muito, mas acho que não havia uma canção, num registo tão troll contra a Eurovisão, desde “Euro Neuro”, só que desta vez, de uma forma menos evidente ou tão direta. Pessoalmente, eu já conheço o Tommy Cash há vários anos, a sua peculiaridade quer nas músicas, quer no seu conteúdo nas redes sociais, não é de todo estranho ou novo para mim, aliás, “Expresso Macchiato” até me pareceu demasiado simples, para o que ele costuma apresentar, mas acho que o propósito aqui, é mesmo criticar uma cultura, o imediatismo, capitalismo e consumismo excessivo, e mesmo a cultura da Eurovisão. Aliás a performance no Eesti Laul é mesmo isso, a dança sem sentido com os seguranças, os fãs que gostam e vivem uma música de forma quase obsessiva com as canções, que por vezes, nem sequer entendem o seu significado, só porque gostam da melodia, ou do artista… está ali tudo, a própria participação dele no Eesti Laul e no ESC é um ponto, ele ter ganho quase só pela fama dele, é precisamente o que ele quer criticar aqui. Agora resta saber como corre em maio, eu diria que andará perto do top 10, mas vai depender muito do televoto, que será muito disperso este ano.

Neuza Ferreira: Estónia este ano deixa muito a desejar. A letra tem alguma graça, mas só. Vocalmente o Tommy é super fraco, sem qualquer impacto, e a coreografia é desastrosa e roça o ridículo.  Basicamente, “Espresso Macchiato” é uma proposta que, pela letra, poderia ser das mais divertidas deste ano, mas que, pela performance, é transformada numa verdadeira palhaçada. 
Percebo que a vibe do arista seja esta: a de gozo e a de trollagem, mas comigo para a brincadeira não contam. Pessoalmente, estou desejosa que passe esta moda. A passagem à final (infelizmente) não será uma surpresa.

Pedro Lopes: Não sou muito de ir em modas, e então quando tentam ‘impingir’ ao máximo uma canção, é para esquecer. Aqui, agrava-se o facto de também terem tentado ‘impingir’ o artista, colocando-o no “grupo dos fixes”, assim se devem intitular, ao lado de Käarija e Joost Klein. ‘Espresso Macchiato’ até pode ter algo de divertido e de contagiante, sobretudo nos ritmos, mas tudo cai por terra quando percebemos que Tommy Cash não consegue acertar uma única nota, ao vivo. Chega a ser sofrível.

Tiago Lopes: Desde quando deixámos de tolerar joke entries? O refrão é catchy, a personagem que interpreta a música prende a atenção, mas o que há mais aqui? Vai passar à final por ser básica, mas basicamente má.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 2 pontos

Pedro Lopes: 3 pontos

Tiago Lopes: 1 ponto

18 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Polónia - 29 pontos; 2.º Eslovénia - 20 pontos; 3.º Estónia - 18 pontos; 4.º Islândia - 12 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved