Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Ucrânia

 

Ziferblat - "Bird of Pray"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: O início desta música é extremamente impactante, mas não no bom sentido. A maneira como a música começa depois daquela nota inicial atinge-nos que nem uma bomba (desculpem, não era meu intuito que isto ficasse tão negro tão rápido). A passagem para o refrão é mais um nonsense. Não chegasse isto, ainda se mete ali uma parte instrumental no meio, que não liga de maneira nenhuma com o resto, a fazer transição para um refrão final mais calmo. Parece que foram feitas as várias partes da música e depois o compositor armou-se em Dr. Frankenstein e colou tudo de uma forma qualquer a ver se corria bem. Se fosse Portugal a mandar isto, ficava em último.

João Vermelho: A música já era quase perfeita na versão original, uma coisinha aqui ou ali que não gostava a 100%, mas depois deste revamp é sem dúvida dos meus temas favoritos desta edição. Eu sei que a estrutura não é muito comum, faz lembrar o tipo de sonoridade e composição de alguns temas asiáticos, por isso, percebo que exista alguma estranheza nas primeiras audições, aconteceu-me o mesmo. Contudo, estou completamente rendido a este tema, a letra, o instrumental é incrível, as camadas que o instrumental tem, com a guitarra, a bateria, o som de cordas de fundo e aquele toque quase etéreo que funciona na perfeição com a voz do vocalista juntamento com o coro, faz com que a canção nunca se torne repetitiva e monótona, e nesta edição é raridade. Gostava muito de ver esta canção no top 10 da final, e sendo a Ucrânia, acredito que isso será possível. 

Neuza Ferreira: Estou um bocado de pé atrás com isto. Quando ouvi a canção pela primeira vez, imaginei logo um staging, depois vi a atuação ao vivo no Vidbir e fiquei desiludida, e tenho a sensação de que, infelizmente, não farão grandes alterações para o palco da Eurovisão. Acho que esta é uma daquelas músicas de extremos: ou se gosta ou não se gosta, e, no meu caso, quanto mais a ouço, menos me convence. Sinto-me um bocado no meio termo, porque não desgosto, mas também não gosto... Se estiver a dar não vou mudar, mas também não vou cantarolar. Tendo em conta a semifinal em que a Ucrânia vai competir e tendo em conta o histórico do país no Festival, acho que deve conseguir garantir um lugar na final.


Pedro Lopes: Não consigo ficar convencido com esta música, e não tenho problemas em defini-la como uma das propostas mais fracas por parte da Ucrânia, que esteve como minha favorita o ano passado – por isso, o downgrade é gigante. A proposta até se encaixa dentro do estilo musical defendido, mas acho mesmo que é tudo muito sem consistência. Não nego que passará facilmente à final.

Tiago Lopes: Sim, é talvez a proposta menos ambiciosa da Ucrânia. “Bird of Pray” começa logo a dar tudo e fico um pouco assoberbado com o que está a acontecer. Apesar de não ser a música que mais faço questão de ouvir, penso que a Ucrânia não vai falhar a final e vai manter o estatuto de único país a qualificar-se para a final em todas as edições que participou.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 4 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 3 pontos

Tiago Lopes: 4 pontos

28 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Polónia - 29 pontos; 2.º Ucrânia - 28 pontos; 3.º Eslovénia - 20 pontos; 4.º Estónia - 18 pontos; 5.º Islândia - 12 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved