Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Israel

Eden Golan - "Hurricane"


OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: É-me muito difícil avaliar esta canção, por não conseguir distanciar-me do país que a envia. Não esperava uma balada depois de ter visto o título da mesma, mas é uma balada efetivamente muito boa, o que é uma pena, porque eu queria mesmo odiar esta proposta. A música cresce muito bem e apela ao lado mais moderno que os fãs querem ouvir. Há quem veja imensos significados nesta letra, mas eu vejo apenas mais uma letra genérica como tantas outras. Gosto do pormenor de a parte final ser em hebraico.
Não sei o que vai acontecer a esta música. Por um lado, merece um top 10 na final, por outro, espero que fique enterrada no último lugar, sobretudo porque quem decide os resultados das semifinais é o público.

João Vermelho: Vamos lá, primeiro tudo, deixar claro que sou contra a participação de Israel na Eurovisão, contudo percebo o porquê de não ser banida pela EBU e o porquê de ser uma situação diferente comparada com a Rússia. No contexto da Rússia, quase todos os países estavam contra a Rússia e digo isto politicamente, por esse motivo a Rússia foi banida não só na Eurovisão, mas em outras áreas, como as competições desportivas, na UEFA, por exemplo. No caso de Israel. O cenário é um pouco diferente, nem todos os países estão contra Israel, alguns até estão a favor, e assim criam-se vários conflitos políticos, desta forma é muito complicado que a EBU, a UEFA ou outro órgão semelhante decida diferente ao que a política internacional “impõe”, claro que sou contra a participação de Israel na Eurovisão, mas não é a EBU que vai mudar isso. Quanto à canção, é uma das melhores deste ano, eles sabem o que fazem, vão aproveitar da forma que puderam para tentar limpar o nome do país, e esta é uma das formas, como já fizeram no passado, como a Rússia também já o fez, como a Arábia Saudita faz com o futebol, etc. Vejamos como o público se vai manifestar.

Neuza Ferreira: “Hurricane” é uma música bem produzida, a Eden é uma intérprete incrível e creio que será apresentado um staging à altura. Não fossem todas circunstâncias e polémicas em volta da participação de Israel, e o país estaria a lutar por um top 5 na Eurovisão deste ano.

Pedro Lopes: Israel não deveria estar na competição, e tudo o que aconteceu nos últimos meses poderia ter sido evitável. Mas também compreendo que a EBU seguiu o que o Ocidente fez, assim como as restantes competições internacionais, sobretudo desportivas. Quanto à canção, e já que têm a oportunidade de competir, claramente surgiram com uma boa canção, não se pode negar.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 5 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

28 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Bélgica - 36 pontos; 2.º Suíça - 33 pontos; 3.º Grécia - 32 pontos; 4.º Ucrânia - 30 pontos; 5.º Portugal - 29 pontos; 6.º Arménia - 26 pontos; 7.º Israel - 28 pontos; 8.º Sérvia - 25 pontos; 9.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 11.º Dinamarca - 23 pontos; 12.º Eslovénia - 22 pontos; 13.º Malta - 20 pontos; 14.º Áustria - 20 pontos; 15.º Luxemburgo - 20 pontos; 16.º Croácia - 19 pontos; 17.º Azerbaijão - 19 pontos; 18.º Chipre - 18 pontos; 19.º Geórgia - 18 pontos; 20.º Austrália - 17 pontos; 21.º Estónia - 16 pontos; 22.º Albânia - 16 pontos; 23.º Moldávia - 14 pontos; 24.º Irlanda - 12 pontos; 25.º Chéquia - 10 pontos; 26.º Islândia - 10 pontos; 27.º Finlândia - 9 pontos. 

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved