Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Grécia

Marina Satti - "Zari"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Eu sou, desde há muito tempo, apaixonada pela Grécia. Não na Eurovisão, porque acho que ultimamente têm decaído muito, mas enquanto país. Estive lá há quase dois anos e apaixonei-me ainda mais. Adoro a língua, adoro a história, adoro a música. Dito isto, tive medo que, quando anunciaram a Marina Satti, ela fosse seguir as passadas de outros artistas e enveredar por algo mais mainstream como muitos outros artistas gregos fizeram. Felizmente, manteve-se genuína e é tão bom voltar a ver a Grécia pisar este palco com algo tão autêntico. 
É a minha música preferida? Não sei, mas é exatamente aquilo que ela faz e tem uma mistura de sonoridades muito interessante, com aquele estilo mais urbano e moderno com o clássico grego. Mostra-nos precisamente aquilo que a Marina quis mostrar com o vídeo (que me levou de volta a Atenas): que a Grécia é muito mais que aquilo que nós conhecemos. Não duvido que a apresentação em palco seja ótima, porque ela é uma artista excelente. Espero um top 10. Also, os easter eggs escondidos na letra e vídeo são deliciosos. Ninguém se vai aperceber deles sem conhecer a carreira da cantora, mas ainda assim, são de realçar.

João Vermelho: Grécia é outro país que este ano voltou às suas origens e apresenta este ano uma excelente canção, na sua língua mãe, com uma grande artista, que está em ascensão no seu país. Não sou muito fã das canções mais populares da Marina, mas aqui surpreendeu-me pela positiva, continua a ter o problema do refrão em repetição excessiva, mas muito menos irritante que “Tucutum”, e com uma letra e mensagem bastante interessante sobre a atual Grécia. Gosto muito da sonoridade do instrumental, da melodia e da língua grega, uma combinação que me fascina. Acredito que passará à final sem grande dificuldade, e com uma boa atuação ao vivo, poderá lutar por um top 10.

Neuza Ferreira: Nossa, que vontade de ir à Grécia, depois de ver o videoclip da “ZARI”! Podia ser já em 2025, para ver a Eurovisão, mas (infelizmente) não me parece que vá acontecer uma vitória do país.
Estou encantada com a mistura de sonoridades, e com a mistura do inglês com o grego. Com a audição de “ZARI”, fiquei com imensa vontade de ir ouvir o repertório musical de Marina Satti, e acho que isso já diz muito sobre a canção e sobre o quanto gostei dela. Tenho um pressentimento que a delegação do país irá fazer uma borrada com o staging em Malmö, daí estar com um pé atrás.

Pedro Lopes: Sinto que construí já uma relação de amor-ódio com esta canção. Por um lado, quero gostar da música, e até achá-la interessante. Por outro, há partes do instrumental e dos ritmos que na realidade me tiram do sério. Sobretudo no refrão. Mas acredito nas capacidades vocais da Zari, e da tentativa de tornar isto mais atrativo ao vivo. Espero que não me desiludam.


PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 12 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

32 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Grécia - 32 pontos; 2.º Ucrânia - 30 pontos; 3.º Portugal - 29 pontos; 4.º Arménia - 36 pontos; 5.º Sérvia - 25 pontos; 6.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 8.º Dinamarca - 23 pontos; 9.º Eslovénia - 22 pontos; 10.º Áustria - 20 pontos; 11.º Luxemburgo - 20 pontos; 12.º Croácia - 19 pontos; 13.º Azerbaijão - 19 pontos; 14.º Chipre - 18 pontos; 15.º Austrália - 17 pontos; 16.º Albânia - 16 pontos; 17.º Moldávia - 14 pontos; 18.º Irlanda - 12 pontos; 19.º Chéquia - 10 pontos; 20.º Islândia - 10 pontos; 21.º Finlândia - 9 pontos. 


Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved