A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) detalhou hoje o sistema de votação para a edição deste ano da Eurovisão Júnior. O sistema contará com uma modificação no televoto: ao contrário de outros anos, para 2020, apenas será permitido o voto em 3 canções participantes.
Com perto de um mês até à data do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2020, a EBU confirmou as regras sobre a votação da competição infantil. Como é já parte do seu formato, os resultados oficiais resultam da combinação de uma votação, que conta com 50% de peso de decisão a cargo de um júri especializado, e os outros 50% a cargo do televoto, que desde 2016 apresentou uma vertente de votação online.
No entanto, ao contrário de outras edições, em que, na votação do público, a audiência tinha a possibilidade de atribuir os seus votos a um mínimo de três canções, e a um máximo de cinco, este ano, essa votação fica restringida a apenas 3 países. Mesmo assim, a possibilidade de se votar no próprio país mantém-se. Para além disso, a EBU revelou ainda continuar em processo de reuniões, com a possibilidade de alterar o formato de revelação dos pontos que são atribuídos pelo júri.
Em parte, o estudo centra-se na presença dos porta-vozes, que desde a edição de 2013 passaram a anunciar os pontos de cada país num espaço delimitado para tal, dentro da arena da competição, em detrimento das ligações por satélite, como acontece na Eurovisão. A UER poderá voltar a implementar esses contactos à distância (como aliás acontece em muitas outras ocasiões do evento deste ano), assim como voltar a introduzir a apresentação dos "8 e 10 pontos", em vez de o porta-voz de cada nação anunciar apenas a pontuação máxima (12 pontos), em parte fruto do baixo número de participantes este ano.
A Eurovisão Júnior 2020 decorre a 29 de novembro de 2020, em Varsóvia, na Polónia, com um conjunto de regras muito estritas face à atual situação pandémica, que tem vindo a agravar-se um pouco por toda a Europa e Mundo.
Fonte: ESCPlus/ Imagem: ESCBeat
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.