Novidades

latest

[Entrevista] Peter Serrado: "Podem esperar uma atuação muito orgânica e natural... quero sentir que fiz pela diferença"


Peter Serrado foi outro dos jovens-talento a ganhar um passaporte para o Festival RTP da Canção 2018, depois de ter sido selecionado através do concurso aberto da Antena 1. O cantor Luso-Canadiano vai apresentar "Sunset", na segunda semifinal, um tema rock, com uma batida contagiosa, composta pelo próprio. É também uma música, de duas, a ser interpretada totalmente em inglês. Apesar de saber dos 'riscos' que isso possa trazer, Peter Serrado garante que uma boa apresentação em palco pode ser o trunfo rumo ao sucesso!

Crónicas de Eurofestivais - Como encaraste este desafio que te foi proposto de ires ao Festival da Canção? 

Peter Serrado: Fiquei tão entusiasmado ao descobrir que fui selecionado pela Antena 1 como um dos compositores do Festival da Canção deste ano. Eu sabia que isso seria um desafio, mas é um desafio que eu sempre sonhei confrontar. Não tenho dúvidas de que este é o começo de algo ... o que é isso, não tenho certeza, mas existe um plano. Sigo o Festival da Canção há vários anos e sempre tive curiosidade em participar neste concurso. Nunca soube como me poderia envolver no Festival, mas o concurso deu-me essa oportunidade. Sempre foi quase como um sonho poder representar Portugal na Eurovisão. Só de pensar nessa experiência, seria fantástico superar a adversidade e ser o 'estrangeiro', o 'Luso-Canadiano' que vai à grande final, e depois representa Portugal, um sonho, numa só palavra. Mas, para mim, a coisa mais importante sobre toda esta experiência é a aprendizagem que se retira. Tantos fantásticos compositores portugueses que trazem uma variedade de habilidades e ferramentas de escrita para cima da mesa, o que me faz sentir tão humilde pelo facto de eu aprender com todos estes compositores de primeira classe. Assim, tudo o que acontecer durante o Festival virá como bónus. Dia a dia, um passo de cada vez. É assim que enfrento este grande desafio. Mais do que ganhar, é sobretudo o aprender mais e o evoluir enquanto artista.

CE - Pelo Festival da Canção já passaram vários nomes de grande sucesso. O que achas que podes tirar de proveito desta tua participação para o teu futuro musical?

PS: Esta é uma experiência incrível, com uma tremenda quantidade de compositores e intérpretes talentosos. Uma experiência como esta acontece-nos uma vez na vida. O Festival dá a oportunidade de eu levar o meu trabalho, literalmente, de um continente para outro, e de espalhar o meu nome para públicos mais diversificados. Este concurso é sobre aprender e evoluir enquanto artista/compositor. Qual o efeito disto tudo na minha carreira? Ainda estou inseguro, na realidade, mas se eu fizer um bom trabalho e apresentar a minha canção com mérito e paixão, acho que só podem sair coisas boas disso. As possibilidades são infinitas, e aprender com os melhores é uma grande honra. Quero fazer algo grande para mim, para a minha família, e para Portugal também.

CE - A lista de participantes deste ano do Festival da Canção conta com muitos nomes conhecidos. Alguma vez pensaste em participar num concurso televisivo desse género?

PS: Há medida que fui crescendo, sempre ouvi falar dos grandes nomes da música portuguesa, como Fernando Tordo, Jorge Palma e José Cid, Tito Paris, bem como artistas mais atuais como a Isaura, Diogo Piçarra. Sempre apreciei o trabalho deles todos como artistas, e jamais poderia imaginar que estaria no meio desses grandes nomes da música! O sonho tornou-se realidade!

CE - Tens acompanhado as últimas edições do Festival da Canção? E do Festival Eurovisão da Canção? Há alguma participação que te tenha impressionado positivamente? Porquê?

PS: Em relação ao Festival da Canção, lembro-me sobretudo de uma música em particular, "Chamar a Música", que foi bastante tocada nas estações de rádio portuguesas em Toronto. Mas acompanho sobretudo a Eurovisão, sensivelmente a partir de 2005. O ano passado não foi exceção. O Salvador Sobral deu-nos um momento especial, na minha opinião. A Luísa e Salvador levaram a mesma mentalidade que eu tento trazer agora, para o Festival. A música que escrevi não é apenas para um concurso. É maior e mais importante do que isso. É uma música que me identifica enquanto artista, e uma música que escrevi na pura alegria de amar escrever música. O Salvador e a Luísa Sobral escreveram uma bela canção, diferente da norma ou das chamadas "canções do festival", e foi a sua simplicidade e a originalidade que se mostraram como o ingrediente secreto para pôr um mundo a seus pés. Eu sempre tive orgulho em ser português, mas isto ainda veio solidificar mais as coisas!


CE - Como descreves o tema que vais interpretar?

PS: "Sunset" é uma canção que fala sobre uma fuga à escuridão, com uma consequente mudança para lugares mais radiantes. Trata-se de deixar um lugar ou um momento na vida onde nós não podemos sonhar, um lugar escuro e restritivo que estabelece limites na nossa vida. A música é sobre escapar desse mesmo lugar à procura de um sítio que nos traga o amor, a felicidade, o sucesso e a alegria. Um lugar onde os sonhos se tornam realidade. A história é romântica, mas o significado da letra vai para além disso tudo. O ambiente e o som são edificantes; Tem um grande movimento, melodia e batida contagiosas. Eu acho que realmente ressoa bem aos ouvidos de quem a escuta.

CE - O que podemos esperar caso venças o Festival da Canção? Quais são as tuas expectativas e ambições?

PS: Ganhar o Festival seria algo de inacreditável, sem dúvida. Mas como já mencionei antes, e já quase parecendo como o disco riscado, a experiência e a oportunidade de aprender é a parte mais importante. Ganhar o Festival é um bónus. No entanto, vou ser o mesmo de sempre em palco. Podem esperar uma atuação muito orgânica e natural. Simples. Quero que todos se sintam em casa e se envolvam com a minha música! Quero sentir que deixei uma marca e que fiz pela diferença.

CE - Explica-nos porque é que se deve votar em si para que nos representes na Eurovisão…

PS: Votem apenas se gostarem da minha música! Caso sim, todos os votos serão apreciados!

CE - Queres deixar uma mensagem aos nossos leitores e aos fãs em geral?

PS: Sigam os vossos sonhos. Trabalhem duro para os alcançar! Se isso falhar, basta um 'restart' e há que continuar a trabalhar! A falha é apenas parte do processo, e não devemos ter medo disso. O mais importante é sermos nós próprios! Não devemos viver a nossa vida com arrependimentos e/ou limites. Dia a dia, um passo de cada vez, e vamos chegar aonde sempre quisemos ir.
Obrigado a todos pelas amáveis palavras nos meios de comunicação sobre o meu breve snippet do "Sunset". As vossas gentis palavras são o que me ajudam e me motivam como artista, a continuar  a avançar. <3 Love you all!

Oiça um excerto de "Sunset": [AQUI]

Imagem: Peter Serrado

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved