Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Quarto texto: Jugoslávia, Portugal, Irlanda, Malta e Israel

(leia o texto [AQUI])

PASTORA SOLER - " QUÉDATE CONMIGO" (ESPANHA)


RESULTADOS COMPLETOS

1º Pastora Soler – “Quédate Conmigo” (Espanha): 39% - 35 votos
2º ABBA – “Waterloo” (Suécia): 24% - 22 votos
3º Secret Garden – “Nocturne” (Noruega): 20% - 18 votos
4º Lordi – “Hard Rock Hallelujah” (Finlândia): 10% - 9 votos
5º Séverine – “Un banc, une arbre, une rue” (Mónaco): 7% - 6 votos
90 VOTOS


  Baby Doll e o tema "Brazil" representarão a Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção em 1991. Tudo funcionou naquele palco, finalmente começa-se a ver movimento nas atuações eurovisivas. A voz de Baby Doll não foi perfeita mas cantou e dançou como se não houvesse amanhã. Nota-se que ela estava feliz e realizada e apesar da música ter ficado em penúltimo lugar, rapidamente se tornou uma música de culto entre os fãs do ESC, vendendo direitos de autor para países como a Itália ou Grécia.
  Baby Doll apresentou-se em palco rodeada por três bailarinos e dois apoios vocais que interagiram através do canto e da dança ao longo de toda a atuação. Destaco particularmente a dança, as senhoras de vestidos compridos a dançar energicamente tem a sua piada. Ritmos latino-americanos não faltaram na atuação de Baby Doll mas a melodia da música não ficou atrás, "Brazil" é uma música bastante ritmada “Samba , rumba, cha cha cha" como diz a letra, baseando-se num jogo de sedução e de desejo de entrega do amado.



   "Senhora do Mar (Negras Águas)" foi a canção interpretada por Vânia Fernandes no ano de 2008 no maior festival de música do mundo. Lembro-me como se fosse hoje, que atuação incrível e arrepiante, que orgulho em ser português. A voz de Vânia esteve no ponto, nunca decepcionou nem um bocadinho. O instrumental é algo de muito bom e envolvente. Uma fortíssima balada apresentada por Portugal com uma letra também já de si muito forte e bem construída. Vânia Fernandes canta a perda de um homem no mar e do desgosto e sofrimento da sua mulher, a sua amada, tema muito relacionado com o nosso país pela tradição que temos com a pesca/pescadores e o mar, “Ó mar alto, traz pr'a mim/Amor meu sem fim”.Tudo indica que Vânia veste a pele dessa senhora do mar, que canta a trágica perda, principalmente pelo traje preto que enverga, sinónimo de sofrimento, perda e tristeza.  Em palco estiveram 5 apoios vocais que deram ainda mais vida e força à canção. "Senhora do Mar" foi e será lembrada pelos fãs do ESC como uma das melhores entradas do nosso país. A canção de Vânia Fernandes ganhou versões em inglês e sérvio.



    Johnny Logan é o cantor que sobe ao primeiro lugar do pódio da Eurovisão d’Ouro pela Irlanda. "What’s Another Year" é o título da balada brilhantemente cantada por Johnny. A música fala da espera de um homem, neste caso Johnny, que ansiava encontrar a rapariga dos seus sonhos, uma rapariga que morresse de amor por ele mas Johnny também sabia que esse dia talvez nunca chegasse e que é importante esperar o tempo que for preciso. Esta música não nos fica indiferente, e isso deve-se muito ao fato de estar presente o som de um saxofone ao longo da balada, o que lhe dá um toque especial. Na atuação em palco Johnny esteve exímio, junto a ele estiveram três apoios vocais e um saxofonista, que marcaram pela positiva esta canção, o tom de voz do coro juntamente com o de Logan encaixaram perfeitamente. "What’s another year" deu a segunda vitória na Eurovisão à Irlanda, tendo chegado posteriormente ao primeiro lugar do top britânico. A música ganhou ainda uma versão em alemão.



   Falamos aqui de um país pequenino, Malta, que lá tem conquistado a Europa, tendo até vencido o Festival Eurovisão da Canção Júnior no ano passado. E quem fala de Malta tem de falar de... Chiara Siracusa.
  Chiara é sem dúvida, uma das vozes mais poderosas que já passou no ESC. Em 2005, em Kiev, cantou “Angel”. Destacou-se das outras canções “mais festivas” com uma balada, em que aconteça o que acontecer, ela será o seu anjo da guarda. O público europeu rendeu-se e deu-lhe uma melhor posição do que o terceiro lugar conquistado em 1998: o segundo. Se não houvesse Helena Paparizou, seria ela a vencedora mais que justa do festival. Curiosamente, apesar de ter terminado em segundo, apenas a Rússia lhe atribuiu os 12 pontos, enquanto que a terceira classificada, a Roménia, viu por três vezes atribuída a pontuação máxima, incluindo por Portugal. Nunca uma segunda classificada tinha tido tão poucas vezes os 12 pontos como neste ano. Após isso, a Chiara ainda participou uma terceira vez no concurso em 2009 com “What If We”, alcançando um modesto 22.º lugar e é uma das cantoras por quem os eurofãs têm um carinho muito especial.


   
  Dana International é um nome que não podia passar despercebido nesta Eurovisão d’Ouro. A história da Eurovisão ficou marcada com a vitória de Dana e foi ela que muito contribuiu para a Eurovisão a que vamos assistindo hoje em dia, uma Eurovisão livre. A seleção de Dana esteve no meio de várias controvérsias devido á sua transgeneridade, chegando mesmo a ser preciso escolta policial em vários momentos. A música que Dana interpretou chama-se "Diva" e é uma ode a todas as mulheres poderosas da história. Em vários momentos da música podemos ouvir o nome de Cleópatra, Victória, deusa romana da vitória e Afrodite, deusa grega da beleza. Em palco a diva esteve acompanhada por três apoios vocais femininos e vestida de uma forma bastante simples.
  Dana cantou e encantou e acabou por ganhar o Festival Eurovisão da Canção com 174 pontos, arrecadando assim a terceira vitória neste certame para Israel.
   Dana e a sua música fizeram um enorme sucesso e ainda hoje são lembradas pelos fãs do ESC tendo sido eleita através de uma votação online como uma das 14 músicas mais populares da história da Eurovisão.
  "Diva" marcou presença em tops de países como Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Franca, Espanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido. 


QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO?
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)



12/07/2014

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved