Novidades

latest

[Crónica] Segunda semifinal do ESC 2012


Três palavras: um autêntico desastre! Se, por ventura, esta semifinal foi mais diversificada musicalmente que a primeira, foi também a mais injusta, em termos de resultados.


O país anfitrião, Azerbaijão, que ganhou a Eurovisão com uma das piores vitórias de sempre, teve a coragem de organizar um certame de tão alto gabarito para a Europa fora. Conclusão: um país que teve o apoio da equipa alemã, na organização, nada fez para surpreender os fãs e, de certeza, que as duas últimas semi-finais, transmitidas esta semana, foram o comprovativo disso. Onde é que surgiu a abertura do espetáculo, com imenso fogo de artíficio e uma atuação de cortar a respiração? Onde é que estão apresentadores magníficos, que saibam falar francês e "atirar" piadas decentes? Não há, lá está! A crise já chegou à Eurovisão, de forma bastante abstracta (porém angustiante).


Sérvia foi a primeira a atuar ontem, dia 24 de maio. Apesar de não simpatizar com a música (nem com o cantor), "tenho olhos na cara" e admito que Zeljko proporcionou aos fãs da Eurovisão uma atuação bastante profissional, arrepiante e contemporânea. A sua vaga na final já estava quase prevista; por isso não suscitou qualquer choque.


Next, Macedonia! Estou chocado com esta apuração; não é que a cantora seja má, mas a música é bastante esquecível e, como a Macedónia iria atuar tão cedo, nunca pensei que conseguisse a vaga na final. Para além disso havia melhores músicas que não passaram que esta. Uma palavra: boring


Holanda... Há muito tempo que não via uma Holanda tão perigosa! Apesar de "You And Me" não me "cheirar a rosas", admito que a atuação foi bastante sólida e cheguei até a pensar que o júri iria amar e dar uma carrada de pontos a este belo país! Não foi desta; porém há que saber aplaudir Joan Franka por aumentar a fasquia de qualidade! Depois de um tema tão negro como o macedónio, um countryzinho calha sempre bem!


Ai Malta! Que popzinho tão fraco! Como é que isto passou à final? Mas o júri anda cego? Sim, isto deve ter sido uma masterpiece para o júri, já que Malta não é um país forte no televoto! O ano passado com Glen Vella, o júri já bem tinha ameaçado; mas este ano foi de vez! Mas onde é que isto é melhor que o tema português ou esloveno? Ah, já sei, foram os pés que salvaram a Malta! Santa Antónia, dê-me paciência! 


Eles bem tentaram... mas já se previa que não iam longe! O primeiro erro foi terem alterado a música para mais pop, algo que deixou os seus fãs tristes! Sem apoio dos fãs, iriam ter de uma Europa cega? Mesmo assim, merecem palmas pelo esforço e pela atitude de palco da banda. 


PORTUGAL, PERFEITO! Filipa Sousa, mesmo sem passar à final, calou muitas bocas mal lavadas! Atuação arrepiante, do início ao fim! Coro fantástico e o palco mais belo de toda a edição! Onde é que o júri andava nesta altura? A lavar os pés à Malta? A operar os olhos da Lituânia? O júri ajuda imenso alguns países com fracos resultados, mas há que ter a lucidez de analisar que "Vida Minha" é bem melhor que "This Is The Night" ou "Love Is Blind"! Porém não seria novidade a nossa não-passagem, devido a termos imensos países de leste numa só semifinal. Se tivéssemos na primeira semifinal, passávamos! 


O tema ucraniano é de cortar os pulsos! Que histerismo! "YOU CAN BE MY GUESSSTTTTTTTTTTT!". Gaitana é uma excelente artista, mas a música é completamente horrorosa. Uma finalista injusta, que só passa por ser da Ucrânia! Queria ver se Portugal levasse esta música, se passava à final! Países de leste ON FIRE! Porém a atuação foi bastante boa, corroendo (quase) a regra de seis elementos de palco! Muito bem pensado! 


Olha esta a imitar a Inna... A música é "de atirar com as pedras da calçada" e a atuação foi uma nódoa negra, a mais fraca de todas a concurso. Sofi Marinova não deve ter percebido que, numa música dance, são precisos bailarinos em palco (e não um sorriso encantador e um "abanar de rabo" descoordenado). Porém há que saber aplaudir os países mais fracos e agradecer a simpatia de Sofi durante esta longa temporada! 


Apesar de Portugal ter sido bastante injustiçado, a maior injustiça deste ano foi a não-passagem da Eslovénia! Eva Boto, apesar da sua tenra idade, calou muitos artistas que têm uma longa carreira no seu historial. "Verjamem" foi das canções mais arrepiantes da noite e a atuação uma das melhores! É agora que me pergunto: onde anda o júri? Como é que possível não terem ajudado a Eslovénia? Se isto fosse levado pela Rússia era top5 certo! Vergonha! 


Que sono! Apesar de amar "Nebo", a Cróacia foi a mais fraca do lote dos balcãs. Toda a performance estava bastante confusa, Nina arrebentou demasiado tarde na música e nada estava à altura do potencial desta balada. Que desilusão!


Aos mais cépticos, Loreen desiludiu! Aos mais frenéticos (como eu), Loreen encantou! O início da atuação começou muito mal, com ligeiras "comidelas de palavras", porém, com o desenrolar, aumentou-se a fasquia e o final foi mágico. Eu, como super fã de Loreen, tenho de criticar os planos de câmara mal feitos que não enalteceram os movimentos corporais; apenas foram bem feitos no final. "Euphoria" é uma das favoritas à vitória e espero que isso aconteça! A Eurovisão já precisa de uma vitória à la Alexander Rybak, já que as duas últimas vitórias foram de saltar da ponte 25 de abril!


És mesmo um joker... Apresento-vos a pior atuação da noite! Medo, muito medo! Anri teve o seu efeito borboleta e passou de um monge para um... excêntrico! A atuação está deveras confusa e via-se perfeitamente que o intérprete não sabia ocupar o palco! O júri só foi bom numa coisa: em não passar a Geórgia! 


Para muitos uma atuação horrorosa, um lixo musical; porém eu gostei (finalmente) de que o Can Bonomo fez em palco. A atuação estava bastante original e a música vicia. Mas se isto é melhor que Portugal e que a Eslovénia? Claro que não! Passou só por ser da Turquia, porque se fossemos nós a levar "Love Me Back" queria ver, queria...


MAGNÍFICO! A Estónia proporcionou aos fãs eurovisivos a melhor atuação da noite! Muito forte, confiante e com uma voz estrondosa, Ott Lepland arrepiou a Europa e mereceu, sem quaisquer dúvidas, a vaga na final! Espero que lute por um bom lugar, porque realmente merece! Um dos meus favoritos! 


Max Jason Mai partiu o palco ontem à noite. Com um vocal pouco seguro (mas afinado), Max mostrou todo o seu potencial em palco e apresentou à Europa uma grande música rock. Sinceramente é triste observar a escassez de músicas rock na finais da Eurovisão, não me importava nada que a Eslováquia fosse à final (antes "ela" que a Malta)! "Don't Close Your Eyes" foi uma das melhores músicas rock dos últimos tempos na Eurovisão! Atuação estrondosa!


Tooji... desiludiu! Apesar de não ter quase alterado quase nada na sua atuação, encontrava-se bastante nervoso e os seus agudos foram caóticos! Valeu pela autenticidade da coreografia e dos bailarinos! Espero ver um "Stay" mais forte na final. Mereceu a vaga, porém foi muito abaixo das minhas altas expectativas! Soube-me a pouco...


Por muitos intitulada como "A Viúva Negra", a Bósnia apresentou a canção mais chata da semifinal. Não é que não tenha má qualidade, não é que a cantora seja má, é sim porque, com uma semifinal tão diversificada, a Bósnia deveria ter ficado pela semi-final. Portugal e a Eslovénia foram bem melhores que "Korake Ti Znam"! Palmas para os votos dos "amiguinhos"! Se levássemos esta música, ficávamos na semifinal!


É caso para dizer: Eu bem tinha dito! "Love Is Blind" é um pop antiquado muito fraco... porém adoro a voz de Donny Montell e a sua atitude em palco! Ao contrário da Bulgária, ele, sem bailarinos, encheu o palco e mostrou, novamente, a sua versatilidade. Talvez a sua passagem não seja das mais justas (Portugal e Eslovénia eram bem melhores), mas eu gostei! Antes este que o maltês! 


Viva o voto diáspora que reinou toda a segunda semi-final! As maiores injustiças foram a não passagem de Portugal e da Eslovénia e as passagens da Malta, Ucrânia, Bósnia e Lituânia! Esperemos que os votos da final sejam melhores (o que duvido). 

Parabéns à Estónia pela melhor atuação da noite! 


Imagens/Vídeos: Eurovision.tv/Youtube

Redigido por Diogo Canudo
( Hide )
  1. Muito bom! O crónicas não tem medo de sofrer censura e diz todas as verdades puras e duras! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Falas sobre a Bulgária a imitar a inna..... mas olha lá quantas baladas não se repetiram já a imitar tantas outras?? quanto á Ucrânia é a musica perfeita para animar qualquer pessoa. É um apelo á convivência entre os povos e não existe nada mais Eurovisivo que isso. E já agora, Portugal que não estivesse perfeito para ti :D mas isso são as tuas opiniões e os teus comentários nem todos seriam iguais aos teus, e por mim faria um comentário COMPLETAMENTE diferente do teu ;)

    ResponderEliminar
  3. Se visse as entrevistas da cantora Bulgara saberia porque é que ela não quis Dançarinos em palco ;)

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor, um comentário preciso e bastante bem feito. O facto de 2 grandes canções não terem passado à final por questões politicas e demográficas estragou completamente a noite

    ResponderEliminar
  5. Obrigada! Tiraram-me as palavras da boca! Mais vale unirem-se os grupozinhos todos...são menos umas injustiças que se cometem! -.-

    ResponderEliminar
  6. Concordo completamente com tudo, espero mesmo que os votos na final sejam muito mais justos... Quanto aos apresentadores penso que, mesmo eu não tendo qualquer tipo de experiência, faria muito melhor xD Realmente foram muito maus! E claramente Portugal merecia estar na final, não percebo porque certas pessoas, como já vi aqui um comentário, têm a decência de dizer certas coisas, aqui ninguém disse que Portugal ia ganhar ou que foi a melhor música da noite, mas Portugal com a performance que teve merecia estar na final! E claro, como alguns portugueses, têm este tipo de pensamentos sempre a mandar tudo o que é português abaixo... é por isto que o país não anda prá frente :O !

    ResponderEliminar
  7. Bem... o que tenho a dizer é que, foi mesmo injusto a não passagem de Portugal e Eslovénia mas.. o que se pode fazer neah? é aturar agora os "chatos" e que não cantam lá assim tão bem! Vou levar até a minha almofada para a final e dormir enquanto eles cantam kkkkkkk e quanto a escrita do comentário: Define-se como "FABULOUS" os meus parabéns à equipa das "Crónicas de eurofestivais" como sempre um trabalho fantástico. ;)

    ResponderEliminar
  8. "O tema ucraniano é de cortar os pulsos! Que histerismo!" OMG 100% DE ACORDO!!! Agora é que alguém disse uma grande verdade...e que finalmente concorde comigo...não há musiquinha mais irritante que esta gritaria ucraniana.
    E com o resto das analises também estou de acordo...e definitivamente falta algo no ESC deste ano não á uma abertura decente quando o espectáculo começa (espero que isso mude na final),aqueles apresentadores são chatos e até no momento de anunciar quem se classificou não mostram emoção nenhuma...que tédio.

    ResponderEliminar
  9. Que óptima crónica!
    Pessoalmente concordo e tenho mesmo pena que questões políticas, económicas e geográficas influenciem um júri dum festival como o da Eurovisão mas eu ainda tenho esperança que as coisas mudem! Houve injustiças bastantes grandes nesta semifinal assim com na primeira na minha opinião! Portugal e Eslovénia são as grandes falhas e falhas que se vão reflectir na final pois são músicas, cantores e actuações de grande qualidade que vão fazer falta numa final como esta!
    Diogo, muitos parabéns por uma crónica escrita "sem papas na língua" devia haver mais gente a escrever assim, continua! ;)
    Ah e o vosso blogue é um máximo!!! *****

    ResponderEliminar
  10. Estou de acordo com QUASE TUDO a sem ser quando dizes que as duas últimas vitórias foram de saltar da ponte 25 de abril, não estou de acordo a Alemanha em 2010 foi ÓPTIMA e no ano passado foi (ouvivel) mas não é preciso tanto, de resto sim ouve coisas aqui muito injustas estou curioso para ver as pontuaçõens das semi's.....

    ResponderEliminar
  11. Portugal foi brilhante? Lamento dizer, mas Portugal não foi brilhante de todo. Um palco enorme e escuro para cantores que nada faziam a não ser andar de um lado para o outro. Planos enormes, falta de luz, nem um ou outro efeito especial: NADA! A voz da Filipa foi sem dúvida uma grande dádiva nesta eurovisão MAS a RTP não soube divulgar a sua própria música e pelo que sei, nem os imigrantes viram spots promocionais na RTPi.

    A prestação de Portugal foi vítima do sistema porque o José Poiares não percebe rigorosamente nada de Eurovisão. Não há promoções, marketing... RTP só joga mesmo o MÍNIMO dos mínimos!

    Por isso, dizer que Portugal foi brilhante, isto é muito subjectivo porque em termos visuais foi mesmo NADA de especial. E viram todos a reacção do público: morninho.

    Para o ano, se a RTP desta vez não apredeu com estes erros crassos (que custam ao erário público), mais vale sair daí para fora.

    ResponderEliminar
  12. Respeito a tua opinião mas vou ser franco: não concordo de todo.
    Para começar, a Macedónia (os naturais deste pais não gostam do "F.Y.R.",dizem que é uma imposição humilhante da Grécia): o tema era forte e a sua prestação foi bastante parecida à versão "studio". A cantora defendeu com garra a sua canção e achei muito justo a sua passagem.
    2º, Bulgária: do que a canção precisava era de back vocals e não de dançarinos. A canção era de um estilo bastante europeu. Entre a Bulgária e a Noruega, por mim, passava a Bulgária sem duvida alguma.
    3º, Turquia: Linda para combater quem em enjoos em alto mar. A parte da imitação do barco não me impressionou nem um pouco e não gostei da actuação.
    4º Estónia: Seca!!!
    5º (o melhor deixei para o fim), Portugal: Perfeita!?! Não me parece. O que me mais me cativou foi o cenário da actuação, que não sei se repararam, era a cidade de Lisboa. A Filipa deu o melhor de si, mas a actuação no seu todo não cativou. Para mim, a eliminação foi um sinal claro: mudem o reportório!!! A RTP insiste no mesmo. É incrível como depois de tantos anos a participar ainda não aprendeu. A eliminação não me surpreendeu nem um pouco.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved