Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Wild Dances" de Ruslana (2004)

Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Wild Dances” de Ruslana (2004)

A 49ª edição do Festival Eurovisão da Canção de 2004 foi realizada na Arena Abdi Ipeki, em Istambul, Turquia. Esta foi a primeira vez que o concurso foi realizado na Turquia, depois de ter vencido em 2003 com Sertab Erener ao cantar “Everyway That I Can”. A Ucraniana Ruslana ganhou a competição com “Wild Dances”. É notável que esta foi a segunda participação de Ucrânia na competição. O segundo lugar foi para a Sérvia e Montenegro, em terceiro ficou a Grécia e em quarto a Turquia.
Para receber o número crescente de países que queriam participar foi introduzida uma semifinal no concurso. Pelo segundo ano consecutivo, não houve qualquer retorno.


Ruslana e uma carreira de sucessos:

Ruslana Lijitchko nasceu a  1973 e é uma cantora, dançarina, produtora e compositora ucraniana. Ela escreve, compõe e produz as suas próprias canções e videoclips.
Na Ucrânia ela teve o seu primeiro "hit" em 1998 com a canção “Sunrise” e o álbum “A Moment of Spring”. Em 1999 trabalhou no musical natalício “O último Natal dos anos 90”, mo qual ganhou o galardão de “Filme do Ano” ucraniano. O seu álbum “Dyki Tantsi” (Wild Dances) que foi lançado em 2003 foi platina na Ucrânia, vendendo mais de 100.000 cópias.
Ruslana venceu o Festival da Eurovisão da Canção em 2004 com “Wild Dances, canção que recebeu 280 pontos de 34 dos 35 países participantes do Festival (sendo a excepção da Suíça, cuja própria canção tivera sido eliminada após receber zero pontos na semifinal).
Nas eleições presidenciais ucranianas de 2004, ela declarou o seu apoio a Viktor Yushchenko.


Dança mais que selvagem:

“Wild Dances”, em português “Danças Selvagens”, é o nome da música de Ruslana. Foi a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2004 realizado na Turquia. Após a qualificação da semifinal, a canção virou o jogo na final e os 280 pontos que recebeu foram suficientes para aclamar uma vitória. Com uma mistura de letras em inglês e ucraniano, a Ucrânia tornou-se outro membro da ex-URSS a ganhar o Concurso (Estónia e Letónia foram anteriormente).
A canção foi lembrada por um desempenho energético, que Ruslana ofereceu ao público. O seu vestido de couro também foi emblemático, já que foi inspirado pela tradição étnica ucraniana. A edição e a engenharia de som foram feitas por Ruslana em conjunto com especialistas de Kiev, Londres e Nova Yorque. A gravação foi feita em conjunto com um guitarrista e um ex-tocador de trombeta, dos Zdob Si Zdub. A parte selvagem da bateria (em termos de unidade e ritmo) foi feita por Ruslana. A música é utilizada como trilha sonora do videogame 2008, “Grand Theft Auto IV”.


Na Eurovisão

A música vencedora do ESC 2004 foi cantada por Ruslana, a Ucrânia venceu com um tema muito alternativo, mas com uma apresentação em palco de encher os olhos. Muito ritmo, muita dança, aliás "danças selvagens" como o nome da música indica, faz-nos lembrar o exotismo e a força da naturaza, a interpretação feita é digna desse registo...
Ruslana interpretou lindamente o tema, a magia colocada na canção, a interacção com todos os elementos, as roupas magníficas e todo o envolvente, incluindo os efeitos de fogos fizeram com que "Wild Dances" fosse recordada como uma das mais marcantes vitórias deste grande concurso.
          A letra da música é inspirada na luta de uma guerreira, onde a intérprete transmite a força com que quer ser amada. Por outro lado mostra todo o seu sentimento de querer se liberar para o amor. A coreografia mostra também isso, foi algo que conseguiu cativar os votantes e, dessa forma, conseguir a vitória.


Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 25/11/2011

Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagens: Google; Vídeo: Youtube


Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved