Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Há Dias Assim" de Filipa Azevedo (2010)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre as participações de Portugal no ESC: "Há Dias Assim" de Filipa Azevedo (2010)



O Festival Eurovisão da Canção 2010 aconteceu entre os dias 25 e 29 de Maio. O local escolhido foi a Fornebu Arena em Oslo, capital da Noruega. Esta arena tem capacidade para mais de 20 mil espectadores. Os apresentadores escolhidos para esta emissão foram Erik Solbakken, Haddy N’jie e Nadia Hasnaoui. O número total de participantes decresceu relativamente à edição anterior, estando presentes na Noruega apenas 39 delegações. Este ano tivemos um regresso: a Geórgia. Por outro lado, 4 países não marcaram presença: Andorra, Hungria, Montenegro e República Checa. A única alteração no que diz respeito ao sistema de voto é que este ano o voto do júri passou também a ser incorporado nas Semi-Finais.


A cantora escolhida para representar Portugal foi Filipa Azevedo com o tema “Há Dias Assim”, uma composição de Augusto Madureira. A música foi escolhida após a polémica Festival RTP da Canção ofereceu, no qual a grande favorita à vitória acabou por ficar em segundo lugar. Pessoalmente, preferia a música da Catarina Pereira àquela que a Filipa apresentou, e nunca ultrapassei o “trauma” da Catarina não ter ganho, pois de facto merecia representar Portugal na Eurovisão. Por isso, acho que ter que falar de “Há Dias Assim” não será uma tarefa fácil, mas tentarei ser imparcial na minha avaliação.


Aquando a actuação na Fornebu Arena, a nossa representante apresentou-se visualmente muito bem, com um vestido bastante elogiado pela crítica. A nível vocal também esteve razoável, sem grandes falhas, mas penso que poderia ter feito uma apresentação mais arrojada e dado mais dramatismo à música. Quando foi escolhida em Portugal, Filipa Azevedo tinha apagado a vela que estava em cima do piano, mas tal não aconteceu em Oslo, e acho que esse pormenor teria ficado bonito na actuação. Em suma, foi uma música/apresentação que agradou bastante ao público e aos júris, pelo que conseguiu obter na Semi-Final um honroso 4º lugar com 89 pontos. O vencedor da nossa Semi foi o belga Tom Dice com a balada “Me and My Guitar” obtendo 167 pontos. Na segunda Semi a vencedora foi a Turquia que enviou o grupo rock maNga com “We Could Be The Same” obtendo 118 pontos. A apresentação da Turquia foi absolutamente explosiva. Literalmente! 


Na Grande Final o vencedor acabou por ser aquele que quase ninguém estava à espera: a Alemanha. Lena cantou o tema “Satellite” e pelos vistos convenceu, tornando-se no primeiro membro do Big4 a vencer desde que foi criado aquele pequeno grupo. Na minha opinião, não foi justa a vitória. Havia muitas músicas com melhor qualidade e que mereciam muito mais. Para mim, ganhava o Azerbaijão… Na Final, e dado a elevada qualidade musical presente, a música portuguesa já não se fez notar tanto como na Semi. Acabámos em 18º lugar entre os 25 países concorrentes. Mas como disse o enviado da RTP a Oslo para comentar o Festival “acabamos mais ou menos a meio da tabela”. Sinceramente não sei qual é a nossa de “meio” que ele tem… Por último, gostaria de expressar a minha opinião de que se Catarina Pereira nos tivesse representado em Oslo, penso que teria obtido um melhor resultado. Sem qualquer dúvida.


Crónica redigida por Armando Sousa, 23/11/2011

Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagens: Google; Vídeos: Youtube
( Hide )
  1. A canção da Catarina pereira era muito datada, tal como a da Filipa Azevedo, e vendo as canções que não passaram à final do ESC, penso que a da Catarina tambem nao passaria. As canções do Andrej Babic para o nosso FC têm caido de qualidade, na minha opinião: começaram muito bem em 2008, em 2010 a qualidade caiu e em 2011 a canção era totalmente despropositada e muito anos 90, ficando num pessimo lugar no FC.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved