Novidades

latest

Biografias: Anna Vissi


Crónicas de Eurofestivais

ANNA VISSI 


                        Anna Vissi, em grego, Άννα Βίσση, nasceu a 20 de Dezembro de 1957 em Lacarna, no Chipre. Começou a sua carreira musical por volta dos seis anos de idade, estudou enquanto criança no conservatório, tendo aulas de canto e piano. Os seus pais decidiram mudar-se para a Grécia, onde teria mais possibilidades de desenvolver a sua carreira.


Anna Vissi viu o seu talento reconhecido quando venceu o Festival da Canção de Salónica, em 1978 com "As Kanoume Apopse Mian Arhi" lançando de seguida o seu álbum de estreia com o mesmo nome. A partir de 1980, começou a colaborar quase exclusivamente com o compositor Nikos Karvelas, com quem se casou em 1983 e de quem teve uma filha. O casamento chegou ao fim em 1992. 


Ao longo da sua carreira lançou mais de vinte e quatro álbuns, a maioria dos quais conseguiu atingir o ouro na Grécia e no Chipre. Conheceu o seu maior sucesso comercial com “Fotia” em 1989, seguido de “Kravgi “ em 2000, que se tornou no álbum mais vendido da década. Dos seus álbuns com mais sucesso de vendas destacam-se ainda  “Kitrino Galazio”, em 1979 “I Epomeni Kinisi” em 1985, “Klima Tropiko” em 1996, “Travma” em 1997, e “Antidoto” em 1998. 


Com uma carreira que já dura quase quatro décadas, Anna Vissi influenciou várias gerações mais jovens que fazem grande sucesso na Grécia e no Chipre. Já ganhou variadíssimos prémios, entre os quais, seis “Arion Music”, 15 “Pop Music Awards”, e nove “Music Awards”(MAD Video).  É considerada a segunda mulher que vendeu mais discos na Grécia, logo atrás de Haris Alexiou. A revista “Forbes” listou-a como uma das celebridades mais poderosas e influentes da Grécia. 


Anna Vissi tem uma longa história ligada ao ESC, para além de ter participado em várias finais nacionais na Grécia e no Chipre, já foi ao ESC três vezes. Concorreu duas vezes pela Grécia, em 1980, com "Autostop" conseguindo um 13.º lugar, com 30 pontos,  em 2006 com "Everything", atingindo o 9.º lugar, com 128 pontos e uma vez pelo Chipre em 1982, com "Mono I Agapi" tendo conseguido um honroso 5.º lugar, com 85 pontos. 

Para além de uma cantora de êxito, é também actriz, apresentadora e produtora de televisão e locutora de rádio. Participou em várias produções de ópera de sucesso que lhe valeram reconhecimento internacional. A sua presença em filmes, concursos e séries gregas é um sucesso garantido. Os meios de comunicação referem-se a ela como a "Madonna grega" e a imprensa internacional compara-a pela sua aparência física com Faith Hill. É conhecida entre os seus fãs como a "Thea" (Deusa). 


           Actualmente, encontra-se em tournée no Chipre e pode ver-se no documentário "Oso Eho Foni" na Alpha TV (televisão Grega)  que estreou em 30 de Março de 2011. Este Programa televisivo incide sobre a sua vida quotidiana, focando os seus três últimos anos no mundo da música, a sua parceria com o famoso cantor grego Sakis Rouvas e reuniões com Jean Paul Gaultier e Dave Stewart sobre a sua tournée internacional. 


Crónica redigida por Francisco Gonçalves, 08/10/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved