Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Penso em ti, eu sei" de Adelaide Ferreira (1985)

Adelaide Ferreira – Penso em ti, eu sei (Portugal 1985)

A 30ª edição do Festival Eurovisão da Canção aconteceu a 4 de Maio de 1985 em Gotemburgo (Suécia). A apresentadora do evento foi Lill Lindfors. Participaram no total 19 países. A Holanda e a Jugoslávia não participaram nesta edição. Por outro lado, Israel e Grécia voltaram.


Portugal decidiu enviar ao palco do Scandinavium a artista Adelaide Ferreira (bastante conhecida no nosso país devido ao êxito? Papel Principal?). Não acho que tenha sido uma má escolha como intérprete, mas não tenho dúvidas que a apresentação, no global poderia ter sido bastante melhor. Com um tema forte como este (com música de Tozé Brito e letra da própria Adelaide em conjunto com Luís Fernando) nas mãos, a cantora poderia ter dado muito mais de si ao público presente, contribuído para uma prestação mais memorável. Nesta actuação Adelaide Ferreira até pode ter sido boa nos agudos (não muito boa, é claro, digamos que razoável…) mas nos graves deixou muito a desejar. Com um refrão forte e marcante como o desta canção, acho que a apresentação poderia ter sido melhorada no sentido de dar mais dramatismo e emoção, evidenciando o sofrimento a que a música apelava. Apesar de o grupo presente em palco estar bem vestido e tudo mais, o trabalho de câmaras não foi lá muito bom na minha opinião. É claro que a culpa não é só dos responsáveis por esta parte técnica, pois penso que os cantores podem pedir para que certas alterações sejam feitas. Acho que os únicos aspectos que não gostei na nossa participação foram: a presença em palco e algumas “falhas” na língua. A nível da presença em palco penso que se os três elementos do coro estivessem em diferentes posições do palco e se tivessem movido um pouco mais (principalmente no refrão) e não se limitarem aquele movimento de vai e vem, poderia ter corrido melhor. Ainda neste ponto, acho que se a cantora se tivesse movimentado ao longo do palco durante o refrão também poderia ter criado um efeito mais bonito. Quando me refiro às “falhas” na língua não estou a dizer que Adelaide Ferreira não sabe falar português. Nada disso. Estou apenas a crer demonstrar o meu ponto de vista sobre a forma como a cantora termina as frases (principalmente a partir do primeiro refrão) e que na minha opinião não é a melhor. Parece que ela quando põem a voz a “trabalhar” está constantemente a “acelerar” e a “travar” parecendo que está aos solavancos. Fora isso até que nos representou bem. Realço ainda que gosto bastante da música mas numa versão sem ser está dos “saltinhos”.
No final da noite parece que muita gente não gostou da nossa apresentação e decidiram “castigar-nos” atribuindo-nos o penúltimo lugar do festival. Tivemos apenas 9 pontos… Pior que nos só mesmo a Bélgica. Neste ano quem acabou por ganhar foi a Noruega, conseguindo assim a sua primeira vitória no festival. Os vencedores foram um duo feminino intitulado Bobbysocks com o tema “La det swinge” que conseguiu arrecadar um total de 123 pontos.

Crónica redigida por Armando Sousa

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved