Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Não sejas mau para mim" de Dora (1986)

Dora – Não sejas mau para mim (Portugal 1986)

O Festival Eurovisão da Canção de 1986 aconteceu no dia 3 de Maio do mesmo ano, na cidade de Bergen (Noruega). A apresentação do evento esteve a cargo de Åse Kleveland. No total estiverem presentes 20 países. A Itália retirou-se do evento, dando lugar à Holanda e à Jugoslávia que decidiram regressar. Houve ainda tempo para a estreia da Islândia.
Portugal decidiu contrariar tudo e todos e levou ao palco um estilo não muito popular (na altura) no nosso país. A escolhida foi Dora com o tema “Não sejas mau para mim”. Se digo que o estilo ainda não era frequente na nossa cultua, a forma como a cantora se apresentou em palco ainda o foi mais. Com um look irreverente e um pouco à “rock”, esta jovem mostrou toda a sua garra em cima do palco do Grieghallen. Com aquele cabelo “despenteado” e aquela saia pouco usual causou furor de certeza. Tanto a música como a letra são da autoria de Guilherme Inês, Zé da Ponte, Luís Manuel de Oliveira Fernandes. A música até nem era má de todo, mas não foi das pospostas que mais em agradou ver representar o nosso país no ESC. Apesar de a cantora tentar cativar o público com a sua alegria, penso que isso não foi conseguido na íntegra. O facto de a música ter um refrão muito repetitivo também não ajuda muito. Mesmo aquela parte em que a cantora diz “ooohhh, ooohh” chega a ser um pouco irritante. Confesso que a parte inicial da música (bastante mais calma) me agradaria muito mais ter sido o ritmo desta música. Por outro lado, a parte em que apenas se ouve o saxofone a tocar acho absolutamente dispensável. Vocalmente a cantora esteve bem e sem grandes falhas, mostrando-se animada durante toda a sua prestação. No geral penso que poderia ter sido muito melhor, mas vendo bem o que às vezes passa pela cabeça dos nossos queridos júris, devemos todos estar satisfeitos com o resultado alcançado, pois também poderia ter dado tudo para o torto e então estava tudo estragado. Neste ano obtivemos o 14º lugar, o que me leva a suspeitar de que a forma demasiado doce como a cantora diz “não sejas mau para mim” com aquele ar de ternura e de menina bem comportada, tenha contribuído para a decisão final.


Após o fracasso que a Bélgica teve no ano anterior (último lugar em 1985), este ano apostou forte. Tão forte que conseguiu alcançar a vitória e por uma margem de 36 pontos relativamente à segunda classificada (a Suíça que obteve 140 pontos). A intérprete vencedora foi Sandra Kim com o tema “ J’aime la vie”. Esta vitória não deixa de ser curiosa, pois as regras actuais impedem que menores de 16 anos se apresentem no palco do ESC. Na altura em que Sandra foi campeã ela tinha APENAS 13 anos. Portanto, a menos que as regras sejam alteradas, ela continuará a ser a vencedora mais jovem do ESC e o seu recorde nunca será batido.

Armando Sousa 07/09/2011 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved