Novidades

latest

[Crónica] ESC 2011: análise geral sobre os BIG5


Antes de mais, queria começar este artigo com a polémica toda que se tem feito, ao longo dos anos, sobre o BIG4 (Espanha, França, Reino Unido e Alemanha) que, por acaso, este ano tornou-se BIG5, devido à entrada da Itália no concurso. Estes países tem entrada directa para a final, sem passarem pelas derradeiras semifinais, porque pagam altas quantias de dinheiro para que a Eurovisão seja um luxo a cada ano que passa! Se estes países pagam mais do que os outros, porque é que não haveriam de estar à final? O grupo BIG5 paga, porque reconhece a Eurovisão como o melhor festival de música ligeira! Se a RTP desse a importância que o BIG5 dá à Eurovisão, também podia estar na final, pois dinheiro é o que não lhe falta, de certeza!

Mudando de assunto: este BIG5 é um dos mais fortes que eu já vi, todos com propostas diferentes e bem interessantes, acredito que terão posições acima do top 15. Tudo se pode ver: a alegria (Espanha), o hino (França), a qualidade pop (Reino Unido), o mistério da originalidade (Alemanha) e a diferença (Itália). Se estes países estivessem a concorrer nas semifinais, conseguiam à mesma passagem directa à final! Destes cinco países, acho que o que ficará com uma pior classificação será a Espanha, mesmo acima do top 15; a Itália receberá bons pontos do júri para permanecer durante mais alguns anos no festival; a Alemanha ficará com um prestigiado top 10, mas não mais que isso! E a luta será entre o Reino Unido e a França! Entre esta “guerra”, prevejo que quem vencerá a Eurovisão é o Reino Unido, devido a ser o país melhor preparado para receber a Eurovisão em 2012 e os turistas (tudo por causa do jubileu da rainha e dos jogos olímpicos). Gosto do Reino Unido, mas preferia mil vezes que a vitória fosse entregue à França, espero que esteja enganado!

Os países finalistas entraram em 2011 para vencer, e acredito que um deles ganhará (França ou Reino Unido). Se nenhum destes ganhar, talvez a vitória seja entregue à Suécia, à Estónia, à Rússia (não é a melhor, mas é mediana; e quando os russos levam uma música mediana, como em 2008, ganham) ou ao Azerbaijão. A Hungria, apesar de ser a mais votada na internet, não deverá receber muitos votos na final… E porquê? Porque é a Hungria! 

Por Diogo Canudo, 21/04/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved