Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Ele e Ela" de Madalena Iglésias (1966)


A 11ª edição do Festival Eurovisão da Canção ocorreu no dia 5 de Março de 1966 no Luxemburgo, com uma participação total de 18 países (os mesmos do ano anterior). 
O Festival RTP da Canção foi ganho por Madalena Iglésias, que cantou "Ele e Ela" (letra e música de Carlos Canelhas). Madalena levou um vestido à altura do joelho e um penteado que me parece uma peruca (espero sinceramente estar enganado). O tema da letra é o amor, mas desta vez, é sobre um homem que ela tenta encontrar. A letra menciona o facto de, apesar de ser tímido, o jovem é “bom rapaz” e que tem o seu coração frio (daí a necessidade de pedir “mais calor”). Assim que avista a beleza de uma jovem, fica completamente rendido a ela e à sua beleza, alcançando o maior bem da vida: a felicidade. Ao longo da música, a letra acaba por se tornar chata e repetitiva. Sinceramente não foi uma participação que me agradou muito. A música é banal, sem nenhum atractivo e, em certas alturas, a voz da cantora incomode quem a ouve. Durante a apresentação: a cantora mantém-se quase sempre estática e interagindo pouco com o publico; os poucos movimentos que fez em palco foram para se colocar de perfil e à frente para a câmara; lança uns olhares para a mesma, possivelmente para tentar impressionar e encantar (não consegue…); no final retira-se do palco sem agradecer os aplausos que recebeu. Contudo, a música obteve grande sucesso após a Eurovisão, sendo a versão em espanhol “El Y Ella” editada em Espanha, Holanda e França. Apesar de tudo isto, Portugal qualificou-se em 13º lugar com 6 pontos. 
O festival daquele ano acabou por ser ganho pela Áustria que levou a canção “Merci Chérie”, interpretada em alemão por Udo Jürgens. Esta foi a 1ª e única vitória deste país no concurso, tendo-lhe sido atribuidos 31 pontos pelo juri. Ainda, neste ano, foi criada a regra que obrigava cada país a cantar na sua língua oficial (depois de todas as contestações criadas pelos outros países em relação à entrada sueca do ano anterior, pois cantou em inglês e não em sueco). 

            Por Armando Sousa, 27/04/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved