Espanha, como tinha ameaçado, retira-se da Eurovisão 2026 depois de ser permitida a participação de Israel.
No seguimento da votação levada a cabo na sede da EBU pelos membros da União que permitiu a continuação de Israel na Eurovisão, a TVE, emissora de nuestros hermanos, optou por ficar de fora da edição de 2026.
Já com artistas e músicas selecionados para o Benidorm Fest, Espanha torna-se no segundo país a confirmar a sua saída da Eurovisão, depois dos Países Baixos, e é o primeiro big 5 a fazê-lo.
A Espanha estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1961 e já ganhou duas vezes: em 1968, com Massiel e a canção "La, la, la", e em 1969, com Salomé e a canção "Vivo cantando". Em 2025, o país foi representado por Melody, com o tema "Esa Diva", ficando no 24.º lugar da Final, com um total de 37 pontos.
Recorde "Esa Diva":
Fonte: TVE/Imagem: Eurovisionworld/Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.