A Irlanda, que já havia ameaçado ficar de fora caso Israel participasse, confirmou-o oficialmente esta quinta-feira.
Logo após a reunião dos membros da EBU, e cumprindo o que já tinha anunciado previamente, a emissora irlandesa emitiu um comentário nas suas redes sociais confirmando que ficará de fora da Eurovisão 2026. Leia o comunicado na íntegra de seguida:
Na sequência da Assembleia Geral de Inverno da EBU realizada hoje em Genebra, na qual foi confirmada a participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção 2026, a posição da RTÉ mantém-se inalterada. A RTÉ não participará no Festival Eurovisão da Canção 2026, nem transmitirá a competição.
A RTÉ considera que a participação da Irlanda continua a ser inconcebível, dado o terrível número de vidas perdidas em Gaza e a crise humanitária que aí persiste, colocando em risco a vida de tantos civis. A RTÉ continua profundamente preocupada com o assassinato direcionado de jornalistas em Gaza durante o conflito e com a contínua negação de acesso a jornalistas internacionais ao território.
A Irlanda é, até agora, o terceiro país a confirmar a saída do concurso, depois dos Países Baixos e da Espanha.
Fonte: RTE/Imagem: Eurovisionworld

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.