Novidades

latest

ESC 2026: Assembleia Geral da EBU aprova participação de Israel na Eurovisão

 Após votação dos membros da EBU, foi aprovada a continuação de Israel na Eurovisão.

Em comunicado publicado no site da EBU, intitulado "Membros da EBU demonstram apoio claro a reformas para reforçar a confiança e proteger a neutralidade do Festival Eurovisão da Canção, permitindo a participação de todos os Membros", a União Europeia de Radiodifusão confirmou a continuidade de Israel na competição. 

A Presidente da EBU, Delphine Ernotte Cunci, afirmou que “o resultado desta votação demonstra o compromisso partilhado dos nossos membros em proteger a transparência e a confiança no Festival Eurovisão da Canção, o maior evento musical ao vivo do mundo. Gostaria de agradecer a todos os membros pelas suas contribuições ponderadas, respeitosas e construtivas durante a sessão de hoje e ao longo do extenso processo de consulta realizado este ano. Estas discussões levaram a alterações significativas nas regras do Festival Eurovisão da Canção, garantindo que continua a ser um espaço de união e intercâmbio cultural.”

Este pode ficar conhecido como o 'Dia D' em relação ao futuro da Eurovisão, e depois de já ter sido tomada uma decisão que há muito colocava o Festival em 'suspenso'. É uma decisão que determina o que irá acontecer nos próximos meses, e numa altura em que já se avançam com os preparativos para a realização da Eurovisão 2026, a decorrer em Viena, capital da Áustria.

Durante meses, foram várias as emissoras nacionais de diferentes países - como Espanha, Irlanda, Eslovénia, Países Baixos, entre outros - a pedirem clarificações à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), para que ficasse explícito o posicionamento da organização quanto à presença de Israel no certame, numa altura em que o conflito do país com o Hamas, na Faixa de Gaza (Palestina) continuava muito intenso.

Os países ameaçaram mesmo com um boicote ao ESC 2026 caso a KAN, emissora israelita, continuasse a ser aceite no concurso, com outros países a deixarem ideias semelhantes, mas com respostas finais para a Assembleia Geral de emissoras de dezembro. O primeiro país a confirmar a saída do concurso foram os Países Baixos.

Fonte: EBU/ Imagem: Getty Images

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved