Shkodra Elektronike - "Zjerm"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: Como assim a Albânia não nos vai obrigar a ouvir uma mulher com ar mais falso de sempre a berrar durante três minutos? Realmente, a Eurovisão este ano está mesmo muito estranha. “Zjerm” está longe de ser a minha música preferida, mas, tendo em conta o resto, é uma obra de arte. Gosto especialmente da parte instrumental, mas também acho que é o que menos vai funcionar. Podiam cortar a parte do homem a debitar palavras, porque é desnecessário. Não sei se eles sozinhos em palco conseguirão dar conta do recado, porque me parece que a música não tem interesse suficiente para captar, mas creio que está seguramente na final.
João Vermelho: Esta é a primeira vez, que não mudei o meu primeiro lugar, desde o meu primeiro top (top 2). Para mim, não há sequer competição que faça frente a Albânia, pessoalmente só a Ucrânia, que está perto, mas mesmo assim. Este tema tem escrito ÉPICO em letras bem grandes, em toda a canção. O instrumental, a melodia, a estrutura da canção, moderno e étnico, uma canção com história, propósito, que traz uma sonoridade nova e moderna para a competição, cantando em albanês. Sinceramente, parabéns Albânia, parabéns! Se isto não fica no top 10, top 5… só não digo ganhar porque enfim, a Eurovisão já perdeu, e há muito, o seu propósito… mas pelas reações e feedback geral, consigo ver como uma possível dark horse.
Neuza Ferreira: Para mim “Zjerm” é uma das melhores a concurso este ano. Fiquei incrivelmente surpreendida quando ouvi a primeira vez, até porque não costumo ser grande apreciadora das músicas que a Albânia leva à Eurovisão.
A proposta destaca-se pela sua autenticidade, mantendo a letra em albanês e no dialeto gheg, com uma carga melancólica bem trabalhada. O instrumental é, sem dúvida, um dos pontos fortes, fundindo música folclórica albanesa com elementos eletrónicos e orquestrais de forma moderna. Creio que ainda há margem para aperfeiçoamentos no palco eurovisivo, especialmente a nível de staging, porque no FiK foi um pouco fraquinho, mas garantidamente terá um lugar na final e espero um dos melhores resultados de sempre do país.
Pedro Lopes: Mais do que não apreciar em demasia esta música, tenho ainda menos pachorra para os fãs albaneses (e não só) que colocam tudo isto num pedestal totalmente inexistente – pedestal só mesmo da Inis Neziri (entendedores entenderão). Também não ajuda que eu estivesse a apoiar (outra vez) a Elvana Gjata e que ela tivesse perdido (outra vez). No seu cômputo, o tema tem sonoridades interessantes, gosto da voz feminina e não tolero a masculina. A atuação em palco é esquisita e confesso que teria um gostinho se isto ficasse pelo caminho.
Tiago Lopes: A Albânia é um dos países mais underrated da Eurovisão. "Zjerm" é uma canção muito boa, onde a fusão entre os sons étnicos com sons atuais está muito bem feita. Talvez cortasse a parte da voz masculina, mas é também um dos elementos que prende a esta proposta. Não me importaria que ganhasse, mas ainda não é o ano da Albânia.
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 7 pontos
João Vermelho: 12 pontos
Neuza Ferreira: 8 pontos
Pedro Lopes: 5 pontos
Tiago Lopes: 7 pontos
39 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Albânia - 39 pontos; 2.º São Marino - 32 pontos; 3.º Suécia - 32 pontos; 4.º Noruega - 30 pontos; 5.º Polónia - 29 pontos; 6.º Ucrânia - 28 pontos; 7.º Portugal - 24 pontos; 8.º Azerbaijão - 24 pontos; 9.º Bélgica - 21 pontos; 10.º Eslovénia - 20 pontos; 11.º Estónia - 18 pontos; 12.º Islândia - 12 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.