Perante o cenário de crescente tensão quanto ao ESC 2026 - e depois de conhecidos os participantes, com cinco retiradas - a emissora austríaca ORF salientou que, na sua organização, não irá proibir a entrada de bandeiras da Palestina e nem irá "silenciar vaias" - aspetos que aqui se relacionam com a participação de Israel no certame.
A emissora pública austríaca ORF, anfitriã do próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC), confirmou que não vai "proibir a bandeira palestiniana" de entrar no recinto dos espetáculos, nem "abafará as vaias dirigidas à apresentação de Israel", cita o 'Euronews'.
"A nossa tarefa é mostrar as coisas como elas são", terá afirmado fonte da organização do Festival, de acordo com a publicação já citada.
Recorde que, em 2024, o concurso ficou marcado por acusações à organização pela proibição, por exemplo, da entrada no recinto de várias bandeiras que não fossem as dos países participantes. Aqui incluía-se a bandeira da Palestina - numa altura em que o conflito Israelo-Hamas já se intensificava - mas também bandeiras LGBTQIA+.
Foi ainda conhecido esta semana o número de emissora participantes em 2026: 35 países, sendo este o número mais baixo de inscrições desde 2003, quando o número de participantes foi alargado.
Isto depois de cinco emissoras nacionais – Espanha, Irlanda, Países Baixos, Eslovénia e Islândia – se retiraram devido à participação de Israel.
Fonte: Euronews/ Imagem: France 24/AFP

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.