Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: São Marino


Gabry Ponte - "Tutta L'Italia"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: São Marino será sempre icónico. Andaram a fazer uma final nacional para, no final, convidarem o DJ produtor do tema do Sanremo (porque começaram a chover comentários a pedir que fosse à Eurovisão quando o Olly recusou). Fizeram uma conferência de imprensa noutro país, noutro canal de TV, onde deram os resultados de todas as semifinais ainda por transmitir, esqueceram-se de transmitir uma das semifinais e vão com uma música sobre outro país. I-CÓ-NI-COS, 10/10. “Tutta l’Italia” é a definição perfeita da fórmula eurovisiva, caso alguma vez vos perguntem. Porquê? Porque é uma música animada, que mistura o moderno com o tradicional, com uma letra brilhante (ignorando o facto de isto não representar Itália) e um staging que que vai ser ótimo (e tenho mais fé em São Marino que em Itália neste aspeto). No meio de tanta música animada, esta destaca-se por não ser uma palhaçada e vai dar a São Marino o seu melhor resultado de sempre (e bem!). Os pontos que Itália conseguir no televoto vão ser de povo enganado (tipo aqueles burros que votaram ADN em vez de AD).

João Vermelho: Nunca fui fã destes temas com DJ na Eurovisão, metade da atuação a ver um DJ saltar não me diz muito. Mas em relação ao tema, tem uma melodia interessante, um refrão que fica na cabeça, e como tema genérico do Sanremo, cumpriu muito bem o seu prepósito, também o conseguiria ver como um tema de apoio à seleção nacional de futebol italiana, mas mais do que isso, pelo menos para mim, num cenário de competição da Eurovisão, não me cativa muito. Acho que passa à final, e terá um bom televoto, mas duvido que entre no top 10.

Neuza Ferreira: O quão engraçado é São Marino ser representado pela música que foi tema do Sanremo e que é uma espécie de hino a Itália?! Isto é a coisa mais São Marino de sempre.
É estranho ver um DJ no palco da Eurovisão, mas acho que isto vai resultar bastante bem. “Tutta L'Italia” está a ser super comentada no meio eurovisivo e não só. Isto é animado, divertido, fresco, e tudo o que precisamos para desenjoar das banalidades que temos em competição este ano.
Acredito que esta proposta pode dar a São Marino o melhor lugar de sempre na Eurovisão. O Serhat que se prepare.

Pedro Lopes: Que dizer deste país que se surpreende mais a ele próprio do que aos outros? Acho apenas uma perda de tempo gigante fazer-se uma final nacional para depois a coisa acabar nas decisões mais previsíveis de sempre, e totalmente engendradas internamente. A canção é orelhuda? É, claro! É boa? Qb. Vai passar? Talvez. Tenho mais alguma coisa de interessante a apontar? Não!

Tiago Lopes: Não sei se gosto, ou não desta música. Na minha cabeça não há ninguém a cantar, apenas um DJ a passar música. Esta jornada de "Tutta l'Italia" devia ser estudada: como é que uma música que é um separador num festival, participa noutro e ganha? O hino de verão está aqui. Talvez a música com mais expectativas quanto à classificação final.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 12 pontos

João Vermelho: 4 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

32 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º São Marino - 32 pontos; 2.º Suécia - 32 pontos; 3.º Noruega - 30 pontos; 4.º Polónia - 29 pontos; 5.º Ucrânia - 28 pontos; 6.º Portugal - 24 pontos; 7.º Azerbaijão - 24 pontos; 8.º Bélgica - 21 pontos; 9.º Eslovénia - 20 pontos; 10.º Estónia - 18 pontos; 11.º Islândia - 12 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved