Polémica com fim à vista? Depois da desistência dos NeonoeN, Montenegro confirmou que se manterá na Eurovisão do próximo ano, sendo Nina Žižić, segunda classificada do 'Montesong', a escolha para Basileia.
A primeira final nacional para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025 trouxe consigo a sua primeira 'polémica'. Montenegro confirmou o regresso à competição, dois anos depois da sua última participação, e através de uma final nacional tinha chegado à escolha do grupo NeonoeN para Basileia.
Ainda assim, dias depois, a RTCG, emissora nacional, apurou que a canção do grupo em causa já tinha sido apresentada ao vivo em 2023, algo que não cumpre com as regras da Eurovisão. Foram os próprios vencedores a, perante a situação, a desistirem da ida até ao Festival.
Com isto, estava criado o impasse sobre a participação de Montenegro no ESC, que acabou resolvida este domingo, 8: Nina Žižić e "Dobrodosli", segundos classificados no Montesong 2024, são os representantes do país.
Recorde que, assim, Nina está também de regresso ao ESC, depois de já ter pisado o palco do Festival em 2013, ao lado dos Who See, com o tema 'Ingranka'.
Oiça aqui o tema de Montenegro:
Montenegro participou pela primeira vez como país independente na edição de 2007, tendo faltado às edições de 2010 e 2011. Apesar de o país marcar presença há cerca de 10 anos, apenas conseguiu alcançar a Grande Final do concurso por duas vezes (2014 e 2015). A sua melhor posição alcançada até ao momento é um 13º lugar conseguido em 2015. A última participação foi na edição de 2022, em Itália. O país foi representado por Vladana Vučinić, com a canção "Breathe", tendo ficado no 17.º lugar da segunda semifinal, com 33 pontos.
Fonte/Imagem: RTCG/Vídeo: Montesong
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.