Novidades

latest

Crónica: Era uma Mimicat todos os anos, se faz favor!

Eu sou uma besta. Achei por bem começar este texto por aqui, para esclarecer muito do que se segue.

Permitam-me recuar ao momento em que sairam as músicas do Festival da Canção deste ano. Não faço ideia de qual foi a primeira que ouvi. Lembro-me, sim, de passar muitas à frente depois de poucos segundos. Não que as tenha achado más, mas não se destacavam. Uma das últimas que ouvi foi precisamente a da Mimicat. Porquê? Deixem-me explicar-vos.

Eu conhecia o nome da Mimicat, mas nunca tinha ouvido nada dela. Ela era um pouco como o sushi na minha vida há uns anos: sem nunca ter provado, dizia logo que não gostava. A diferença é que eu provei sushi e continuei a não gostar. Porque é que eu assumia que não ia gostar da música da Mimicat? Porque, tal como vos disse, sou uma besta. 

Apaixonei-me por "Ai coração" à primeira audição. Não esperava, mas aconteceu. Sempre adorei músicas dentro deste género, com muitas palavras ditas em pouco tempo e letras divertidas. Se a isso se juntar uma boa voz (que eu nunca tinha ouvido e não sabia se ia soar bem ao vivo), ainda melhor. Pensei de imediato que ela nunca conseguiria vencer o Festival da Canção. Não via as massas a gostar desta música, e as minhas preferidas nunca ganham. Qual não foi o meu espanto quando percebi que era a favorita de muitos dos meus colegas.

Quando vi a atuação da Mimicat na semifinal fiquei de boca aberta. Como assim ela canta que se farta e ainda sabe o que é um staging? São as pequenas coisas que distinguem os grandes artistas, mas são as grandes coisas que os fazem destacar-se, e, para mim, a Mimicat destacou-se como nunca ninguém o fez no Festival da Canção (sim, nem mesmo o Salvador).

Fui, então, fazer o que já devia ter feito há muito tempo: ouvir as outras músicas desta artista que tinha acabado de descobrir. Qual não é o meu espanto quando me deparo com um género musical que adoro. Se eu fosse gravar um álbum e tivesse capacidade vocal para tal, era aquele tipo de música que gravaria. Estou ciente do "se" usado na frase anterior e, ainda assim, escolhi escrevê-la.

Não é só porque gosto da voz e da música, mas sou a favor de termos uma Mimicat todos os anos a representar-nos. É certo que os nossos últimos representantes têm sido muito bons e nos têm feito esquecer os anos negros do Festival (saudades 2012), mas nunca tivemos ninguém assim. A felicidade com que a Mimicat está a encarar esta aventura dá gosto de ver. Nota-se o quão agradecida ela está por esta oportunidade, nota-se que está a dar tudo o que tem em cada oportunidade e, acima de tudo, nota-se o quanto vai lutar pelo melhor lugar possível em Liverpool. 

Depois de tantas vezes vermos artistas que queriam só ir lá fora mostrar a sua música e mostrar-se fiéis a si próprios, é bom ver alguém que quer mais que isso. É bom ver alguém que está presente nas festas, que faz promoção, que conhece as outras músicas a concurso, que está sempre de sorriso na cara.

Se vai ser o nosso melhor resultado de sempre? Não, isso é certo (porque ainda estamos longe de conseguir vencer novamente), mas a final, apesar de não ser certa aos olhos de muitos, é-o a meu ver, e, se tivesse de apostar, seria num top 10. Porquê tanta fé? Porque acredito na nossa representante e naquilo que possa estar a ser preparado para melhorar a atuação que já era muito boa (tendo em conta as limitações do estúdio da RTP).

Vencer o Festival da Canção marca, provavelmente, o início da era em que a Mimicat é conhecida pelo público em geral. Tenho pena que tenha demorado tanto tempo. Tenho pena que ela tenha tido de lutar tanto, quando é claramente um dos grandes talentos deste país. Tenho pena de ter passado tanto tempo sem conhecer a música dela. Felizmente, o Festival da Canção mudou para melhor. Ninguém a convidou, mas ela enviou a sua melhor música, lutou, arrasou e venceu merecidamente o concurso.

É um verdadeiro orgulho ter uma representante assim. Agora, resta-me esperar pelo dia 13 de maio (sim, estou a assumir a nossa qualificação) para ver qual o nosso lugar no top 10 e, depois disso, comprar bilhete para o primeiro concerto que a Mimicat der neste país que, com tão poucas pessoas, continua, mesmo assim, a não reconhecer os seus grandes talentos.

Foto: RTP/Vídeos: Mimicat Music

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved