Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Lituânia



Monika Linkytè - "Stay"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: Uma canção que me tem conquistado aos poucos, é um tema que fica na cabeça, tem um excelente instrumental, gosto bastante dos violinos de fundo, tem um refrão memorável, um pouco repetitivo para o final da canção, mas ok. A letra acho um pouco genérica, mas não é dos casos mais graves desta edição, de todo, e Monika com a sua entrega e poder vocal consegue exprimir bem os seus sentimentos e dar vida à canção num todo. O staging da final nacional precisa de ser melhorado para a Eurovisão se quer criar impacto, mas qualquer das formas acredito numa passagem à final da Lituânia.

Neuza Ferreira: O instrumental de “Stay” é fraquinho e esta proposta da Lituânia é sustentada pela Monika, que tem uma voz super doce, e pelas coristas, que conjugam na perfeição com a intérprete. Adoro a simplicidade da letra e a forma como montaram a coreografia para Pabandom iš naujo; parece-me que foi calculado ao pormenor. Infelizmente, sinto que “Stay” vai facilmente cair em esquecimento, se bem que a concorrência da semifinal em que vai competir não é muita. Pode ser que dê para uma passagem à Final.

Pedro Lopes: Aceito que se diga que não é a canção mais forte deste ano. Mas é, sem dúvida, um ótimo tema que, acima de tudo, está muito bem defendido pela Monika. Tudo me agrada nesta música, mas, a ressalvar um ponto, este seria sem dúvidas a prestação vocal da sua intérprete, numa atuação bastante segura e com impacto. Ou ponto impactante, e que a mim me conquista de imediato: o coro. Tragam um coro e já recebem pontos extra da minha parte. E que coro. Espero mesmo que a Lituânia consiga passar à final, porque ficar de fora seria uma grande injustiça.

Tiago Lopes: “Stay” é uma música bonita, mas é também apenas mais uma música. Monika canta muito bem este tema e as back vocals ajudam muito a criar uma atmosfera especial neste tema. O refrão tem a fórmula para ficar no ouvido e levará este tema até à final. A Lituânia anda a fazer um bom trabalho na Eurovisão.


PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 7 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

27 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Áustria e Finlândia - 35 pontos; 4.º Países Baixos - 34 pontos; 5.º Estónia - 33 pontos; 6.º Noruega - 31 pontos; 7.º Portugal - 31 pontos; 8.º República Checa - 30 pontos; 9.º Grécia - 29 pontos; 10.º Arménia e Lituânia - 27 pontos; 12.º Suíça - 26 pontos; 13.º Eslovénia - 26 pontos; 14.º Letónia - 25 pontos; 15.º Moldávia - 25 pontos; 16.º Israel - 25 pontos; 17.º Bélgica - 24 pontos; 18.º Geórgia - 24 pontos; 19.º Austrália - 23 pontos; 20.º Chipre - 21 pontos; 21.º Dinamarca - 19 pontos; 22.º Albânia - 19 pontos; 23.º Azerbaijão - 16 pontos; 24.º Islândia - 16 pontos; 25.º Irlanda - 16 pontos; 26.º Malta - 14 pontos; 27.º Sérvia - 13 pontos; 28.º Croácia - 9 pontos; 29.º Roménia - 7 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved