Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Geórgia



Iru - "Echo"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: Algo me diz que escreveram esta canção em 5 minutos para entregar a tempo do deadline, não foi? Estavam com tanta pressa que nem introdução tem, é logo a abrir com música e voz, e depois a letra foi chutar palavras em inglês e nem se deram ao trabalhar de ver se fazia sentido, ou é só impressão minha? “Life is Love, thing is know, like in dreams”. “Words getting worthless, love is a wordless”. É suposto fazer sentido? Ou isto é demasiado complexo e eu não percebo. Fora isto, é um tema moderno, com boa produção, a Iru tem uma excelente voz e tem tudo para ser bem-apresentado ao vivo, a sua sonoridade difere dos restantes, o refrão é memorável, acho que se irá destacar principalmente nesta semifinal e contando apenas com o televoto, acredito que se possa qualificar para a final.

Neuza Ferreira: Ora aqui está uma berraria das boas. Consigo perceber algumas das muitas críticas que têm surgido relativamente ao excesso de instrumentos e ao facto de o instrumental se sobrepor à voz da Iru, mas, para mim, “Echo” é boa graças a todas as misturadas caóticas que tem. Tornam a canção diferente.
Creio que até à Eurovisão vão ajustar o volume do instrumental com a voz da artista, aliando esta ótima proposta a um bom staging, e estou a sentir que vem aí o melhor resultado da última década para a Geórgia – o que também não será muito complicado.

Pedro Lopes: A canção que este ano a Geórgia nos apresenta é tão díspar em diferentes aspetos que me faz classificar o tema de forma não igualitária. Se for a avaliar a letra, que mal se entende e que, mesmo assim, é demasiado estranha, tinha de dar apenas um ponto. Se por outro lado for avaliar a sua intérprete, atrevo-me quase a dar os 12 pontos. Pelo meio, fica a melodia, e daí a minha nota final. Sinto que preciso de mais audições de ‘Echo’, sobretudo com a apresentação ao vivo no palco da Eurovisão. Estará na final, e será o melhor resultado da Geórgia dos últimos anos. O que também não era (nada) difícil!

Tiago Lopes: A Geórgia parece que se perdeu na Eurovisão dos crescidos e os bons resultados não estão a aparecer. “Echo” começa com muita intensidade, mas depois perde-se. É um tema diferente, a nível da melodia e da voz de Iru. Este ano talvez cheguem à final, mas não espero um grande resultado. Não é uma música para ouvir no meu dia-a-dia.


PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 5 pontos

24 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Áustria e Finlândia - 35 pontos; 4.º Países Baixos - 34 pontos; 5.º Estónia - 33 pontos; 6.º Noruega - 31 pontos; 7.º Portugal - 31 pontos; 8.º República Checa - 30 pontos; 9.º Grécia - 29 pontos; 10.º Arménia - 27 pontos; 11.º Suíça - 26 pontos; 12.º Eslovénia - 26 pontos; 13.º Letónia - 25 pontos; 14.º Moldávia - 25 pontos; 15.º Israel - 25 pontos; 16.º Bélgica - 24 pontos; 17.º Geórgia - 24 pontos; 18.º Austrália - 23 pontos; 19.º Chipre - 21 pontos; 20.º Dinamarca - 19 pontos; 21.º Albânia - 19 pontos; 22.º Azerbaijão - 16 pontos; 23.º Islândia - 16 pontos; 24.º Irlanda - 16 pontos; 25.º Malta - 14 pontos; 26.º Sérvia - 13 pontos; 27.º Croácia - 9 pontos; 28.º Roménia - 7 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved