Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Chipre



Tamta - "Replay"



Andreia Valente: “Replay” é, em todos os aspectos, melhor que “Fuego”. Especialmente, porque não tem um anti-drop! A dance song melhor produzida, catchy e contagiosa. Muito bom!

Catarina Gouveia:  Se há pessoa que sabe fazer um verdadeiro hino, essa pessoa é o Alex P, por todas as provas que nos deu em vários anos. É bom tê-lo por cá de novo, e que fique por muito tempo.

Daniel Fidalgo: Já ouvimos vezes sem conta este género de instrumentais. É a típica canção pop com influências latinas, com uma fórmula repetida vezes e vezes sem conta. Não é interessante, mas não deixa de dar vontade de dançar e de arrasar nas pista de dança. Verdade seja dita, se há canção eficaz para incendiar a night club, é esta. 

Jessica Mendes: Não é de todo o meu género musical de eleição mas está bastante bem conseguido este “replay”. A tendência é haver comparações com “Fuego” mas a canção cipriota deste ano tem uma coisa essencial que “Fuego” não tinha: boas transições.

João Vermelho: É um instrumental muito mainstream, moderno, cativante e claro bastante dançante.

Neuza Ferreira: Quando a canção saiu, vi toda a gente a dizer que é parecida com “Fuego”. Que riso. É parecida com “Fuego” na qualidade, certo? Todo o instrumental é bastante bom, animado, com ritmo e com energias positivas.

Pedro Anselmo: Depois do sucesso que foi "Fuego", o Chipre volta a repetir a aposta no mesmo género de música, , bastante radiofónica, um pop eletrónico e de dança que passará com certeza por milhares de discotecas.

Pedro Lopes: As comparações têm de ser inevitáveis… tal como “Fuego”, também “Replay” ganha imensos pontos à custa do instrumental que tem. Ótima batida, com alguns drop moments, um pop com qualidade de alguém que sabe o que faz. Estilo mais que contagiante, independentemente das comparações que se façam.

Tiago Lopes: Eu que nem gosto de comparações, neste caso é inevitável. “Replay” não passa de uma tentativa de alcançar o sucesso de “Fuego” usando a mesma fórmula.


Andreia Valente: Tamta não tem uma voz muito especial, mas parece segurar bem os falsettos. O importante é ela dançar, o resto é só bónus. 

Catarina Gouveia:  Sabe Deus o quanto ansiei uma confirmação da Tamta, fosse por que país fosse. Finalmente aconteceu e tenho a certeza de que o arraso vai ser intenso a todos os níveis. 

Daniel Fidalgo: A julgar pela canção que nos é apresentada, Tamta não é uma grande cantora, não tem um timbre muito bonito, mas serve para cantar canções pop com tropical vibes, como é o caso de “Replay”. A canção não é propriamente desafiante a nível vocal e Tamta consegue facilmente dar voz a este tema. 

Jessica Mendes: Tamta é uma excelente cantora muitas vezes subaproveitada pelas músicas que canta. Além disso dá espetáculo que é o que a música exige.

João Vermelho: Algum autotune na versão estúdio, por isso tenho receio do que poderá ser a prestação da Tamta ao vivo. Mas gostei bastante do timbre dela.

Neuza Ferreira: A Tamta tem uma voz excelente e é bastante segura. A Eurovisão vai ser uma brincadeira fácil... É chegar e arrasar.

Pedro Anselmo: Uma voz normal, não é das piores nem das melhores. Para esta música basta.

Pedro Lopes: Estamos aqui perante um novo caso de artista completa, capaz de dançar e cantar ao mesmo tempo, sem perder o tom? Arrisco-me a dizer que sim! A Tamta não é uma artista propriamente nova nestas lides, já conhecemos um pouco das suas capacidades. Cantora de voz matura e segura, que promete não desiludir.

Tiago Lopes: Com base no vídeo de apresentação, não há grande coisa que se possa avaliar.


Andreia Valente: “My heart beats like an 808” - adoro referências nerds! Digamos que ninguém  ouve este tipo de música pelo conteúdo, portanto a genericidade da letra é também ignorável. 

Catarina Gouveia:  Bem… who cares?

Daniel Fidalgo: Bem, não há nada de interessante para se dizer a este nível. É uma mensagem simples, sem grande arte, mas que é adequada a este tipo de canções e facilmente memorizada. 

Jessica Mendes: É mais do mesmo. O refrão é deplorável mas necessário e o restante, não sendo brilhante, não é mau tendo em conta o género musical.

João Vermelho: A única coisa positiva da letra é que fica na cabeça e melodicamente é muito bem construída.  

Neuza Ferreira: É uma letra genérica, mas que facilmente fica na cabeça. Que engraçado... Fica em replay, replay, replay yeah.

Pedro Anselmo: Letras que não têm sumo nenhum mas ok.

Pedro Lopes: O título da música ("Replay") faz desculpar as sucessivas repetições e semelhanças que vamos encontrando nesta letra que, uma vez mais, é engraçada, orelhuda, tem boa métrica, sendo que o objetivo também não passa por trazer o melhor poema, nem isso está em causa.

Tiago Lopes: Uma dúzia de versos em rima, uma letra sobre amor e mais uma composição cliché.


Andreia Valente: Top 10 na final.

Catarina Gouveia: Apesar de ser superior a “Fuego”, custa acreditar que consiga igualar a nível classificativo. A fasquia está alta e não há fator surpresa.

Daniel Fidalgo: Vai à final, mas não vai repetir o feito de Eleni Foureira. 

Jessica Mendes: Top 10.

João Vermelho: Chegará facilmente à final, porém duvido que chegue a um top 10.

Neuza Ferreira: Top 10.

Pedro Anselmo: Não creio que consigam repetir o feito do ano passado mas terão um bom resultado. Top 10.

Pedro Lopes: Top 15 na final

Tiago Lopes: Passa à final, mas longe de um resultado igual ao do ano anterior.


Andreia Valente:  12 pontos.

Catarina Gouveia: 12 pontos.

Daniel Fidalgo:  8 pontos.

Jessica Mendes: 6 pontos.

João Vermelho: 10 pontos.

Neuza Ferreira: 8 pontos.

Pedro Anselmo: 5 pontos.

Pedro Lopes: 7 pontos.

Tiago Lopes: 6 pontos.

Total: 74 pontos





Andreia Valente: O compositor que nos deu “Yassou Maria", "Always", "La La Love", e “Fuego”… agora dá-nos o hino de 2019! Que homem!

Catarina Gouveia:  Chipre, a nova super potência eurovisiva que eu mereço.

Daniel Fidalgo: Deram “Replay” em “Fuego”.

Jessica Mendes: Replay: aquilo que eu não faço com as músicas do ESC deste ano. 

João Vermelho: Dá realmente vontade de carregar no botão de replay.

Neuza Ferreira: Parece que o Chipre está empenhado em tentar ganhar a Eurovisão.

Pedro Anselmo: Muitos eurofãs farão replay desta música.

Pedro Lopes: Ter uma música que tem uns toques de “Fuego” e chamar-lhe “Replay” é mesmo para que ninguém fique com dúvidas sobre do que é que se trata!

Tiago Lopes: Vira o disco e toca o mesmo.


1.º Chipre - 74 pontos; 2.º Bielorrússia - 42 pontos; 

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Tamta Official

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved