Novidades

latest

[Entrevista] Joana Espadinha: "É uma canção enérgica, com boa onda"


Joana Espadinha é a escolha de Benjamim para interpretar "Zero a Zero" na 1ª semifinal do Festival da Canção 2018. Lançou o seu primeiro álbum, "Avesso", em 2014, e o seu mais recente single foi lançado em janeiro, e é intitulado de "Leva-me a Dançar".

Crónicas de Eurofestivais - Como encaraste este desafio que te foi proposto de ires ao Festival da Canção?

Joana Espadinha: Com muito orgulho pelo convite, e com a vontade de dar o meu melhor. 

CE - Pelo Festival da Canção já passaram vários nomes de grande sucesso. O que achas de podes tirar de proveito desta tua participação para o teu futuro musical?

JE: Por um lado, dar a conhecer o meu trabalho. Escrevo canções, e vou lançar um segundo disco este ano, produzido pelo Benjamim. É por isso muito especial que ele me tenha convidado para cantar a canção que escreveu. Por outro lado, é uma prova de fogo para qualquer intérprete, e sei que vou aprender muito com isso.

CE - A lista de participantes deste ano do Festival da Canção conta com muitos nomes conhecidos. Alguma vez pensaste em participar num concurso televisivo desse género?

JE: A ideia passou-me pela cabeça claro, pelo peso que tem o Festival e as canções que deu a conhecer ao longo dos anos. Mas fiquei genuinamente surpreendida com o convite.

CE – Tens acompanhado as últimas edições do Festival da Canção? E do Festival Eurovisão da Canção? Há alguma participação que te tenha impressionado positivamente? Porquê?

JE: Tenho acompanhado sim, desde miúda, embora nos últimos anos tenha deixado de seguir. O que aconteceu no ano passado foi incrível, mas eu fiquei sobretudo impressionada com a naturalidade do Salvador perante tudo aquilo. E perceber que quando a música com qualidade é promovida, e chega às pessoas, as pessoas gostam, mesmo que seja diferente do que estão habituadas.


CE - Como descreves o tema que vais interpretar? 

JE: É uma canção enérgica, com boa onda, embora também fale de tristezas, e muito desafiante para mim. 

CE - Como será encarada a tua interpretação em palco?

JE: Vou tentar dar o meu melhor e divertir-me o máximo possível.

CE - O que podemos esperar caso venças o Festival da Canção? Quais são as tuas expectativas e ambições?

JE: Vou fazer música sempre que puder, seja o que for que acontecer. Gostava de ter mais concertos e que as pessoas conhecessem o meu trabalho.

CE - Explica-nos porque é que se deve votar em si para que nos representes na Eurovisão…

JE: Devem votar em mim se gostarem da canção, claro. Há muitas canções boas e penso que todas nos representariam, porque reflectem o nosso panorama artístico e um período em que se estão a fazer coisas com muita qualidade. Acho que a canção "Zero a Zero" tem uma energia muito boa, e o Benjamim é um grande cantautor, que todos deveriam conhecer.

CE - Queres desejar uma mensagem aos nossos leitores e aos fãs em geral?

JE: Queria pedir-vos darem o vosso tempo para conhecerem o trabalho dos compositores, e intérpretes. Este ano há muitos intérpretes que são também compositores, como a Beatriz Pessoa, a Joana Barra Vaz, a Catarina Miranda, a Susana Travassos... e muitos outros. É um leque de artistas incrível que merece ser conhecido. Agradeço todo o apoio que nos possam dar.

Oiça um excerto da música "Zero a Zero": [AQUI]

Imagens: Revista Pontos de Vista; Made in Portugal

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved