Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 3 - Barrice, Kati Wolf, Luminita Anghel, Yola Dinis e Jorge Fernando



BARRICE - "ELA"
4º lugar do Eurosong 2015 - NERIT & MAD show 2015

A proposta do Barrice é tudo aquilo que está a faltar na Eurovisão de 2015. Uma música dance, que fuja às constantes baladas que já foram selecionadas. Poderá não ter uma qualidade por aí além, mas só por se destacar das outras já ganharia pontos. Tem um refrão que fica na cabeça e com certeza que a apresentação em palco seria excelente, como as várias atuações que a Grécia já nos tem vindo a apresentar ao longo das suas participações na Eurovisão. No entanto, foi escolhida uma balada que, apesar de potente, poderá não se destacar assim tanto. A verdade é que já temos saudades da Grécia num registo mais pop étnico e esperamos que esse registo volte ao palco do concurso em breve.




KATI WOLF - "NE ENGEDJ EL!"
5º lugar do A Dal 2015

Kati Wolf, depois de ter sido uma das favoritas dos fãs no Festival Eurovisão da Canção 2011, voltou quatro anos depois com "Ne Engedj El!". Trata-se de uma música completamente diferente de "What About My Dreams?", e também uma das melhores propostas da Hungria na sua seleção nacional este ano. Aliás, a cantora era também a grande favorita para vencer o concurso, acabando num estranho quinto lugar, pelo menos na votação do júri. A música tem um refrão orelhudo, vai em crescendo para o suposto clímax, que acontece no final como é habitual. Kati Wolf continua com uma atitude quase estática em palco, como já nos habituou, e continua com fragilidades vocais. No entanto, "Ne Engedj El!" continua a ser uma melhor proposta que a vencedora, e também animaria muito mais os fãs eurovisivos!




LUMINITA ANGHEL - "A MILLION STARS"
2º lugar do Selecția Națională 2015

Sabem aquelas músicas que mal ouvimos, transmitem não só uma calma inexplicável como inevitavelmente nos caem no engodo? Esta é absolutamente uma dessas músicas. Bastou ouvir uma vez para sentirMOS essa calma e deixarmo-nos vaguear pela música. A melodia de “A Million Stars” é fantástica, transporta-nos para outro nível e dá vontade de ficar lá. E a voz de Luminita combina perfeitamente com a melodia. Luminita tem aquele tipo de timbre que inspira confiança, mesmo que não faça ideia de como é a cara dela. A voz transmite a mesma calma que a melodia, a mesma passividade, e convida a ouvir uma e outra vez. É tão agradável que achamos impossível não gostar da música. Tem tudo no sítio e possuía todos os ingredientes para resultar em Viena, mesmo que baladas seja algo que não falta este ano. Temos a certeza que se iria destacar pela positiva, porque é impossível ficar indiferente a esta voz e melodia.




YOLA DINIS - "OUTRA VEZ PRIMAVERA"
Finalista do Festival RTP da Canção 2015

Apesar de gostarmos muito de "Há um mar que nos separa", "Outra Vez" era a proposta com mais qualidade do Festival RTP da Canção 2015. Além disso, quando se fala do talento de Yola Dinis, até a nossa alma fica arrepiada. Alma lusitana, das vozes mais impressionantes deste nosso Portugal e uma presença de palco completamente fenomenal. Para quem não conhecia o percurso desta cantora, passou a conhecer depois do Festival. Além disso, o instrumental e a letra da canção, de Nuno Feist e de Nuno Marques da Silva, são completamente fenomenais. Se fosse lá fora, seria a Senhora do Mar versão 2 e possivelmente conseguiria um melhor resultado que todas as outras do Festival a concurso. Por vezes, mais vale apostar na qualidade do que na comercialidade. A comercialidade não é um dado absoluto na Eurovisão.


DECLARAÇÕES DE YOLA DINIS: 

"Tenho sido "invadida" com mensagens maravilhosas de milhares de pessoas do país inteiro e do estrangeiro! Tem sido fantástico com pessoas a cantar para mim "Outra vez Primavera" quando passam por mim! No Café Luso sou também abordada! As pessoas dizem que musica, letra, voz e interpretação fazem uma união estrondosa!"

Para Yola, nada de mal aconteceu no Festival RTP da Canção 2015: "Para mim, compositor, autor, e o Público correu na perfeição, tudo! Tudo aconteceu com muita naturalidade! Para esses mesmo, incluindo eu, fui vitoriosa! Se não vou à Eurovisão é porque não tinha que ser, é porque algo mais importante está para vir. Pelo menos concertos estão a surgir, e são aos montes! Já tenho confirmado a Rússia em Abril e França em Maio!"

Quanto a voltar a participar, Yola confessa: "Conforme os moldes".

STATEMENT BY YOLA DINIS:





JORGE FERNANDO - "UMBADÁ"
4º lugar do Festival RTP da Canção 2015

Corria o ano de 1985 quando Jorge Fernando participou no Festival da Canção com a música “Umbadá”, no qual conseguiu o 4º lugar. Corria o ano de 2015 quando Ricardo Araújo Pereira recordou na Rádio Comercial esta música, mostrando a indignação com o lugar conseguido e criando o movimento “Umbadá Never Forget”. Com ou sem movimento, a verdade é que, trinta anos depois, esta música continua a entreter bem mais do que a maioria das que aparecem no Festival da Canção dos dias de hoje. Querem letra mais orelhuda que a de “Umbadá”? Ouve-se a primeira vez, já se anda por aí a cantar como se fosse a canção mais genial alguma vez criada! E o pior é que quando ouvimos a música pensamos que poderiamos fazer parte da banda sonora do “Rei Leão”, e ainda ficamos a gostar mais. É com certeza um tesourinho dos nossos festivais, que está na memória dos fãs. E como diria o Ricardo Araújo Pereira, lembram-se a letra da música vencedora? Não? Pois, aí está. Umbadá Never Forget.



Videos: neritnetwork, A DAL Eurovíziós Dalfesztivál / Eurovision Hungary, TVR, jaime Aragão da Rocha e Mig Meira
15/03/2015







Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved