Novidades

latest

Opiniões Musicais - ESC 2014: Rússia, Azerbaijão, Ucrânia, Bélgica e Moldávia



Carla Ribeiro: Tema chega a ser cansativo, de tanta repetição rítmica e melódica. Também não é dos meus preferidos...

Ivo Lucas: Política e atualidade à parte, confesso que este tema é fraco. Estava à espera de mais. É pena, pois o nosso Rui Andrade lá estará! Desde já, a maior força para ele, que merece! 

Vânia Fernandes & Luís Sousa: É muito interessante ver gémeas que começaram a cantar desde tão novas, parecem ser muito queridas. Infelizmente não morro de amores por este tema, penso que é uma aposta muito a jogar pelo seguro, sem arriscar, o que não se espera de um país sempre tão presente nos lugares cimeiros do evento. A letra não é a melhor que podia ser, a sonoridade nada lembra a rica cultura que a Rússia possui. O mesmo se pode ser da parte vocal: é muito jogar pelo seguro. O próprio tema parece um pouco antiquado, parece que foram uns anos para trás, não é fresco nem divertido como as jovens intérpretes. Penso que o mais memorável nesta entrada da Rússia acaba por ser o facto de as intérpretes serem gémeas. 

Zana: Proposta fraca para aquilo a que este país já nos habituou. Ouvi este tema mais atentamente para ver onde o Rui Andrade se encaixaria, mas confesso que, mesmo nos coros, ele merecia mais! Pode ser que haja alterações! Mas como sei que ele vai aproveitar para fazer contatos e tirar o melhor partido deste evento para a carreira dele, será sempre positivo. Se não forem os países vizinhos como de costume, a Rússia este ano talvez nem passe à final. BOA SORTE, RUI!




Carla Ribeiro: Gosto muito do tema. Muito bem interpretado, mas leva demasiado tempo a crescer, e o refrão não é facilmente memorável. De qualquer das formas, o arranjo é muito bom!

Ivo Lucas: Uma balada bem conseguida. A intérprete tem uma boa imagem, uma boa voz, mas não sinto a mensagem que ela transmite. Apesar de ser uma balada bonita, não creio que se destaque no meio de outros temas.

Vânia Fernandes & Luís Sousa: Bela orquestração e melodia, que por muitas vezes vai buscar sonoridades típicas da cultura do país, mas sem dúvida que a base do tema podia ser um tema de muitos outros países. Do que ouvi das performances ao vivo, Dilara tem uma boa voz, mas necessita de uma melhor interpretação e expressão corporal em palco - por vezes é engolida pela música, tem de ter especial cuidado com isso. Em algumas notas mais agudas coloca a voz um pouco para trás, quando devia colocar a voz mais cá para fora. Penso que o que ela necessita é de enfrentar o tema com mais coragem, pois tal como a mesma diz ela vai começar a pegar fogo. 

Zana: Timbre fantástico! Bonita balada! Boa voz e uma proposta que faz jus ao que este país já nos habituou, mas a meu ver sem grandes pretensões também!



Carla Ribeiro: Penso que irá ficar muito bem classificada. E, mesmo que não fique, vai ser um hit. É muito fácil de decorar, e está bem cantado!

Ivo Lucas: A intérprete mais bonita desta ESC. Toda a sua atuação transmite imensa sensualidade. A música é interessante, mas não me parece que passe a uma final, no meio de tantos temas fortes. Mas, claro, é inevitável não admitir que a sua beleza vai angariar imensos votos!

Vânia Fernandes & Luís Sousa: O tema começa com interessantes sons tradicionais, mas rapidamente se transforma num tema pop. Maria é uma rapariga muito bonita, mas penso que podia melhorar um pouco a performance vocal - ela consegue muitos malabarismos vocais, mas penso que tem mais potencial vocal do que o que apresenta. Não morro de amores pela letra do tema, podia ser melhor. Também a sua expressão corporal em palco pode melhorar muito, pois como é um tema pop dançante, e, com todos os bailarinos e aparato atrás, ela podia ter uma postura corporal muito mais ativa. Há uma clara  preocupação e maior trabalho na imagem. 

Zana: Boa produção e seguramente muito forte ao vivo! Mas desta vez a Ucrânia não tem, na minha opinião, a força de outros anos. 



Carla Ribeiro: O intérprete é muito bom. O tema é depressivo, deixa-me algo desconfortável. Ficaria bem num musical.

Ivo Lucas: Este cantor transmite simpatia na sua forma de cantar. Tem uma voz melodiosa e com boa projecção. Não sei se é pelo tema da canção, mas, na parte ‘B’ da mesma, Axel coloca todo o seu coração na música, e isso sente-se. Bem ao estilo de balada eurovisiva, pode alcançar um bom resultado. No entanto, deste país ninguém vai substituir Tom Dice!

Vânia Fernandes & Luís Sousa: Axel tem uma bela voz e um bonito timbre. O tema é uma bela balada, com um melodia muito bonita, que possui um nome muito doce, mas ao mesmo tempo poderoso. Quando vi o nome do tema receei que o tema pudesse sair fora do contexto do título, mas após ouvir o Axel tudo fez sentido. A dançarina atrás de si é também muito poderosa, vê-la quase nos leva a pensar que essa pessoa representa a mãe que nos guia e ajuda a escolher um caminho. A melodia fica no ouvido, o que é muito bom. Apenas penso que a canção nos permite perceber a cultura belga, que é um país tão curioso, dividido em duas partes de diferentes línguas e culturas. A única coisa a apontar é que o tema soa um pouco antiquado, algo que já ouvimos muitas vezes. Mas Alex faz um excelente trabalho, e é muito adorável. 

Zana: No meu top 5, sem dúvida ! Fantástico! Puro! A canção tem um poema lindíssimo, dedicado à mãe. Conta com uma interpretação magistral e um timbre vocal que não passa de todo despercebido. Magnifica em tudo!



Carla Ribeiro: Tema algo gótico. Não gosto da parte mais calma do tema e a cantora tem um registo vocal poderoso. Mas... 

Ivo Lucas: Não gostei. Acho que estes autores deviam perceber que, por mais que queiram produzir um tema dance/dubstep/d&b ou outro dentro do género, nem todas as vozes os podem cantar, senão acontece isto. Acredito que Cristina, com o mesmo tema mas ‘acapella’, demonstrava muito mais a sua alma. 

Vânia Fernandes & Luís Sousa: Cristina tem um registo grave, mas muito madura e una. Do que pude observar na final nacional, apenas deve ter cuidado com o início da música para não desafinar, pois o tom do tema é muito grave. Também é preciso ter em atenção à ultima nota que é aguda para o registo de Cristina. Achei muito interessante e criativa a imagem  meio robótica ou futurista de Cristina, e a imagem de guerreiros dos bailarinos. Apenas gostava de ver mais expressão corporal da intérprete, e que o instrumental possuísse mais elementos das raízes culturais do país. 

Zana: Intensa! Prima pelo ambiente dramático! Poderá ser ou não uma opção forte, essencialmente para os países de leste. Para mim, nada mais que isso!!!

Vídeos: Youtube
22/04/2013

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved