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Apreciações Musicais - ESC 2014: Eslovénia




TINKARA KOVAC - "ROUND AND ROUND"



Andreia Fonseca: Uma mistura musical estranha, mas que me agrada tanto. Este tipo de misturas é arriscado, mas quando funciona bem, é bastante eficaz. O tema tem partes que me soam familiares, mas que estão devidamente camufladas.

Catarina Gouveia: Não é muito marcante, mas gosto, gosto muito até. A flauta transversal fica tão bem aqui, e é sempre interessante ver as intérpretes a tocar instrumentos. 

Cláudia Peres de Matos: Instrumental interessante com o clássico da flauta e, ao mesmo tempo, com sons contemporâneos.

Diogo Canudo: Eu gosto imenso de temas contemporâneos como este, no entanto considero "Round and Round" bastante datado e acho que o uso da flauta é demasiado exagerado, e talvez uma inspiração em "Only Teardrops". Falta profundidade ao tema e, acima de tudo, originalidade. Ainda não foi desta, Eslovénia...

Elizabete Cruz: Acho apenas interessante o uso da flauta, o que lhe dá um toque diferente, mas de resto acho um instrumental sem grandes pontos fortes. É agradável ao ouvido, mas só isso.

Jessica Mendes: A parte inicial da canção remete-nos para um ritmo completamente diferente da restante. Podia ser só mais uma caso não tivesse a introdução da flauta transversal que lhe dá um tom muito bonito e refrescante.

Miguel Rodrigues: Não acrescenta nada nos conhecimentos musicais, pelo menos para mim. Não tem força é um pouco monótono, tem só a vantagem de que no refrão ganha aquelas batidas que não deixa o instrumental igual durante toda a música. Gosto particularmente quando começa a parte em Inglês (que é quando há um pequeno crescendo na música). Não gosto de ouvir a flauta sem voz, acho que não faz muito sentido e nem sequer fica bem. Será uma imitação da vencedora do ano passado?

Ricardo Mendes: A Eslovénia apresenta-nos um instrumental muito datado. Algo muito visto sem nada de inovador. Esperava mais vindo da Eslovénia

Sérgio Ferreira: Há coisas muito clichés. Melhorava algumas questões, embora tenha uma boa melodia.


Andreia Fonseca: Voz bastante interessante, que combina perfeitamente com o tema. O coro é que nem sempre se sai na perfeição. 

Catarina Gouveia: Uma voz doce, o que calha sempre bem a uma primeira audição.

Cláudia Peres de Matos: Voz límpida e sem grandes desafinações. Penso que se sairá muito bem, até porque ao vivo não difere muito da versão estúdio. 

Diogo Canudo: Gosto do timbre de voz da cantora. Apesar de não ser surpreendente, é bastante competente, e a mesma sabe segurar muito bem a canção. Boa escolha!

Elizabete Cruz: Tinkara tem um timbre grave que me agrada. Não faz grandes espectáculos com a voz, o que não é propriamente uma mais-valia, porque sem uma grande voz e um grande instrumental, a música passa ao lado.

Jessica Mendes: A voz é bonita e eficaz chega a dar mais brilho à música em certos momentos.

Miguel Rodrigues: Competente, segura bastante bem todo o tema, aliás sustenta-o em toda a plenitude. Acho que com um instrumental mediano como é a música acaba por subir de valor por causa da voz de Tinkara.

Ricardo Mendes: A voz da Tinkara esta muito bem enquadrada no tema apresentado. Sem falhas.

Sérgio Ferreira: Bonita, mas sem grande espanto.


Andreia Fonseca: Presença simples, que poderia beneficiar de mais interação em palco. Talvez a inclusão de bailarinos com uma coreografia contemporânea – mas é complicado devido ao limite de elementos em palco. Pelo menos, tornem a presença das backing vocals mais interativa. 

Catarina Gouveia: É necessário investir no efeito cénico e não deixar que fique demasiada gente em cima do palco. Não há necessidade de o encher assim tanto!

Cláudia Peres de Matos: Temos vários elementos em palco, cada um com a sua função. Há coros, instrumentos e interacção entre todos. Sem dúvida, um palco muito bem preenchido. 

Diogo Canudo: Gosto do ambiente em palco e do facto de estar lá imensas pessoas, cada uma com a sua função. No entanto, é preciso apostarem num cenário mais atrativo, em efeitos especiais e, principalmente, no jogo de câmaras. Nota-se que a cantora é carismática, por isso abusem das expressões faciais dela!

Elizabete Cruz: Mais uma vez, simples. Todos os elementos em palco parecem sofrer de algum tipo de passividade crónica.

Jessica Mendes: Muito estática. Não vejo a utilidade de uma banda para esta música. Penso que com uma boa e original apresentação em palco pode levar a Eslovénia mais longe.

Miguel Rodrigues: Bastante carismática, pelas várias expressões que faz durante toda a música. Acho que se criassem uma coreografia para os artistas que vão acompanhar Tinkara em palco, não fariam mal nenhum e dinamizavam toda a atuação. Fica a dica.

Ricardo Mendes: Se efectuarem a apresentação em placo, identica ao videoclip oficial, é suficiente.

Sérgio Ferreira: Demasiado estática. Devem apostar nos “jogos de câmara”, o que, se for bem feito, não é mau.


Andreia Fonseca: Tema bilingue, com um sotaque nem sempre percetível da intérprete (nas partes em inglês, claro). Poema interessante, sonante, com um refrão que fica no ouvido. Retrata as voltas e reviravoltas da vida – andamos em círculos

Catarina Gouveia: Incrível como a Hannah Mancini, a letrista, conseguiu participar num bom trabalho de escrita, coisa que não aconteceu com a sua canção no ano passado.

Cláudia Peres de Matos: Uma mensagem interessante. A vida dá muitas voltas, e as pessoas também mudam.

Diogo Canudo: Cheia de clichés, que eu abomino, as frases são super simples e não transmitem qualquer emoção. Precisa de profundidade, no entanto destaco do facto de a mesma ser cantada em duas línguas.

Elizabete Cruz: Mais uma letra cliché, que se junta a tudo o que disse anteriormente e começa a formar um padrão de, vá, chatice.

Jessica Mendes: Gosto do facto de a música ter dois idiomas diferentes e acho que as palavras assentam bem na música mas o refrão é muito pobre já que só se ouve “round and round oh oh”.

Miguel Rodrigues: Podia estar melhor trabalhada, mas há bem piores este ano na Eurovisão. 

Ricardo Mendes: A letra de “Round and Round” está bem construída, com refrão orelhudo mas, ainda assim, julgo que está muito vazia de conteúdo. Não entendo a mensagem que se pretende transmitir.

Sérgio Ferreira: Agrada-me, bem encaixada na melodia, e soa bem.


Andreia Fonseca: Final? Não sei, mas queria bastante! Não será o primeiro flop esloveno.

Catarina Gouveia: Tem qualidade para ir à final, mas deve ficar fora do top10.

Cláudia Peres de Matos: Merece estar na final. A Eslovénia, por vezes, é muito injustiçada, como foi o caso da Eva Boto. Espero que este ano tenha melhor sorte. 

Diogo Canudo: Não passa à final, como sempre.

Elizabete Cruz: Por minha vontade, fica na semifinal.

Jessica Mendes: A música é muito básica, dificilmente passará à final mas deverá ficar perto desse feito. 

Miguel Rodrigues: Passa à final, mas fica nos últimos lugares.

Ricardo Mendes: Duvido que passe, por ser Eslovénia e por ser o patinho feio dos balcãs.

Sérgio Ferreira: Deve ficar no top 15 na final.


Andreia Fonseca: 10 pontos

Catarina Gouveia: 8 pontos

Cláudia Peres de Matos: 10 pontos

Diogo Canudo: 5 pontos

Elizabete Cruz: 5 pontos

Jessica Mendes: 5 pontos

Miguel Rodrigues: 7 pontos

Ricardo Mendes: 5 pontos

Sérgio Ferreira: 7 pontos

Total: 62 pontos


Andreia Fonseca: Esta música anda às voltas no meu MP4 de tanto tocar.

Catarina Gouveia: Hannah Mancini, stop trying. 

Cláudia Peres de Matos: Não precisamos de dar voltas e voltas para reconhecer a qualidade desta canção.

Diogo Canudo: Não está mau, mas podia estar muito melhor!

Elizabete Cruz: Nem às rodas se anda com tanta calma!

Jessica Mendes: Está para chegar o dia em que a Eslóvenia me surpreenda...

Miguel Rodrigues: Qual é a ideia de pôr a flauta no início? Imitar “Only teardrops”?

Ricardo Mendes: Fico tonto com tantas voltas.

Sérgio Ferreira: Quero ver que voltes!


 Suécia - 85 pontos;  Suíça - 83 pontos;  Noruega - 78 pontos;  Arménia - 74 pontos; 5º Finlândia - 73 pontos;  Irlanda - 73 pontos;  Montenegro - 72 pontos;  Hungria - 71 pontos;  Israel - 67 pontos; 10º Azerbaijão - 66 pontos; 11º Bélgica - 62 pontos; 12º Malta - 62 pontos; 13º Eslovénia - 62 pontos; 14º Grécia - 57 pontos; 15º Holanda - 57 pontos; 16º Estónia - 57 pontos; 17º Áustria - 52 pontos; 18º Portugal - 50 pontos; 19º São Marino - 49 pontos; 20º Moldávia - 46 pontos; 21º Macedónia - 46 pontos; 22º Rússia - 46 pontos; 23º Ucrânia - 42 pontos; 24º Bielorrússia - 36 pontos; 25º Albânia - 34 pontos; 26º Islândia - 28 pontos; 27º Lituânia - 28 pontos; 28º Polónia - 25 pontos; 29º Geórgia - 24 pontos; 30º Letónia - 20 pontos.

Ver todas as apreciações: [AQUI]!


Vídeo: Youtube
22/04/2014
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  1. Gostei logo da proposta eslovena à primeira audição. Uma canção com apontamentos étnicos, na mestria da flautista e intérprete Tinkara. A melodia é envolvente e fica facilmente no ouvido; a voz é agradável e a interpretação revela-se segura. Uns merecidos 7 pontos!

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