O site Festivais da Canção realizou uma entrevista a Ivo Lucas, intérprete da canção número 2, Eu vou. Este abordou diversos temas como o estilo da sua música, o sistema de votação do Festival da Canção e fez, inclusive, um apelo aos espetadores.
Festivais da Canção: O que o motivou a aceitar o convite de João Só para participar no Festival da Canção?
Ivo Lucas: Creio que só o privilégio de ser convidado por um artista como o João para um evento desta dimensão já foi um grande motivo/incentivo. Ao início até fiquei um pouco de pé atrás se poderia estar a altura deste desafio, mas após aconselhar-me com a Lúcia Moniz, não hesitei!
FC: Como descreve Eu vou musical e poeticamente?
IL: É um tema bastante "orelhudo", animado, e convidativo a cantar, seja em que língua for. Uma refrão forte, para ser interpretado por qualquer país. Tenho muita confiança nesta letra/música.
FC: O lema do Festival da Canção deste ano é Alegria é o tom. A sua canção cumpre este requisito?
IL: Cumpre do início ao fim. É impossível ficar indiferente a este tema, por se tratar de um estilo universal, festivo, e bastante alegre.
FC: Expetativas para a sua canção neste Festival?
IL: Sou ambicioso e acredito que tem todo o potencial para obter um bom resultado. Eu estou preparado para a contagiar a todos os espetadores. Por ser um estilo diferente, e com um refrão forte, tem tudo para agradar a todos!
FC: O sorteio ditou que fosse o segundo a subir ao palco. Desiludido ou satisfeito?
IL: Tento não pensar muito nisso. Se o público gostar, vai gostar independentemente da posição em que for apresentada.
FC: Conhecidos os 10 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 9 preferia fazer um dueto, extra concurso se lhe fosse pedido?
IL: Provavelmente com o Ricardo, por gostar do estilo que canta, ou com a Catarina Pereira por conhecê-la e admirar o seu trabalho.
FC: A escolha das 5 canções finalistas é feita apenas na noite de 8 de março, cabendo a cada número telefónico apenas 1 voto, ou seja, o último voto anula o anterior. Concorda com este método de escolha dos 5 finalistas face ao anteriormente exposto?
IL: Sim claro. Aliás, ajuda a comprovar a qualidade do artista, pois havendo só uma hipótese de voto, o espetador votará em quem realmente mais gostou.
FC: Este ano o método de seleção da canção vencedora é feito exclusivamente através do televoto sem restrição do número de chamadas por aparelho telefónico. Quer comentar?
IL: Acho correto. É o público quem decide e faz todo o sentido, sendo o público quem "consome". O artista que vencer comprova que a sua atuação atrai mais público.
FC: Considerando os seguintes dois factos: Estar diariamente na televisão (Beirais); Ser um dos três intérpretes masculinos, havendo o historial que o televoto favorece os rapazes. Acha que estas duas afirmações podem jogar a seu favor no televoto?
IL: Não, de todo. Beirais representa-me como ator. Existe historial de outros atores que participaram no FC e não foi por isso que conquistaram um lugar na Eurovisão ou mesmo na final do FC. Ser um dos 3 intérpretes masculinos também em nada influencia, basta vermos os vencedores do FC das últimas edições. Creio que todos os votos que conseguir, serão de total mérito da canção e da minha atuação.
FC: Para além do Ivo quem mais poderemos ver em palco durante a sua atuação?
IL: Não queria divulgar já isso! Mas o palco vai estar bem constituído ;)
FC: Das canções que venceram os Festivais da Canção e que desfilaram também com o número 2, escolha a sua preferida referindo porquê, são elas: O vento mudou (1967), Menina (1971), Madrugada (1975) e Amor de água fresca (1992), Foi magia (2004).
IL: Amor de água fresca claro! É uma música que 22 anos depois, ainda toda a gente canta.
FC: O Festival da Canção comemora 50 anos de existência sendo o grande programa de referência da televisão em Portugal. Qual a sensação de participar na edição que comemora este aniversário?
IL: É uma sensação única. Poder fazer parte desta referência nacional, e ainda por cima no seu aniversário, é um dos momentos mais gratificantes da minha carreira. Estou muito grato pelo convite, e pela oportunidade que posso vir a ter em mãos. Não vou desiludir ninguém!
FC: Uma sugestão para que Portugal venha a ganhar finalmente o Festival da Eurovisão…
IL: Na minha opinião, a possível chave de uma vitória, é uma aposta num tema comercial, que se oiça facilmente numa rádio, aliado a uma interpretação animada e contagiante.
FC: Este espaço é seu apele ao voto, fale da sua canção e/ou da sua equipa.
IL: Eu sou o Ivo Lucas, tenho 23 anos, sou ator, músico e cantor. Música está no meu sangue, e ponho-a em prática desde os meus 8 anos de idade. Sempre sonhei em levar o nome de Portugal com justiça além fronteiras. E tenho nas mãos a minha oportunidade. Juntamente com o João Só, acredito que criámos uma música pronta para fazer frente a qualquer outra na Eurovisão, e trazer o tão merecido título para a nossa /vossa casa. "Eu vou" é um tema alegre, divertido, e de bastante qualidade. Não tenho um grande apelo para fazer. Apenas prometer que vou dar o meu melhor, fazer aquilo que sei tão bem fazer em palco, e surpreender. Peço um voto sim de confiança, e de credibilidade. Irei pisar o palco do Convento do Beato com toda a seriedade, respeito, e vontade de mostrar que sou capaz.
Fonte: Festivais da Canção | Imagem: atelevisão
15/02/2014
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.