JESC 2013: CONSIDERAÇÕES E PREVISÕES
A Eurovisão Júnior 2013 decorrerá no dia 30 de novembro de 2013. Como já vem a ser hábito, Portugal não participará nem transmitirá a emissão da Eurovisão dos mais pequenos, que terá lugar este sábado em Kiev, capital da Ucrânia.
O JESC 2013 será transmitido na plataforma online do site junioreurovision.tv, às 18:00h em Portugal, e o intervalo terá a participação das vencedoras do ESC 2004 e 2013, Ruslana e Emmelie de Forest, e do JESC 2012, Anastasiya Petryk. Deixo-vos aqui algumas considerações sobre as músicas deste ano, bem como a minha opinião sobre o que se irá passar em termos de resultados.
SUÉCIA
A abertura do espectáculo fica a cargo do pequeno Elias, com “Det är dit vi ska”. E que mau para a Suécia ter ficado a abrir o espetáculo. A música já de si é muito pouco apelativa para crianças e atuando em primeiro... ficará nos últimos lugares com toda a certeza. Não é necessariamente a pior música – longe disso – mas receio que mesmo o meio da tabela seja uma missão impossível para os suecos.
Classificação: 5/10
AZERBAIJÃO
Com um título que é bem familiar à comunidade eurovisiva - “Me and my guitar” –, este ano o Azerbaijão traz-nos a sua segunda participação no Festival Eurovisão da Canção Júnior.
Quando a música foi escolhida, não fiquei muito convencida de que conseguisse um bom lugar, apesar de ter gostado da mesma. Mas agora até penso que poderá conseguir um lugar satisfatório para o país.
Não sei se o Azerbaijão conseguirá chegar mais alto que um 7º lugar (não seria nada assim tão improvável), mas devido à polémica – infundada, quanto a mim - que instaurou o ano passado por ter ficado mal classificado no JESC (vejam a ironia, caros fãs eurovisivos...), penso que ficar a meio da tabela já seria muito bom.
É um dos países que tenho mais curiosidade em ver como se irá sair, confesso!
Classificação: 8/10
ARMÉNIA
Quando a ouvi, tive a sensação de que esta poderia ser a música vencedora. Como alguns fãs apontam, as músicas com comida – mais concretamente doces – têm dado resultado com a Geórgia, algo que se poderá extrapolar para a Arménia, sem dúvida.
A forma como se apresentam em palco é muito boa – destaco particularmente os excelentes bailarinos. Estas características, aliadas ao poderio da Arménia no JESC (por poderio entenda-se os excelentes resultados que o país tem e a ajuda dos seus vizinhos), fazem-me crer que, pelo televoto, conseguirá bastantes pontos.
Penso que “Choco factory” é uma música extremamente catchy que conseguirá, certamente, o top 3 do JESC 2013, sendo também uma das favoritas a vencer o concurso.
Classificação: 6/10
SÃO MARINO
Aqui temos um estreante na Eurovisão Júnior! São Marino irá participar pela primeira vez com uma música italiana.
O único estreante deste ano traz-nos uma das melhores músicas de 2013, o que, como é hábito nas lides eurovisivas, raramente se traduz em boas classificações. E São Marino não será exceção: não estou muito confiante num lugar acima do 8º. Aliás, penso que é um forte candidato a ficar... nos últimos três lugares da tabela.
Classificação: 8/10
MACEDÓNIA
Aqui está um país no qual não deposito esperanças. A Macedónia é um país fraquíssimo no JESC (exatamente a mesma situação que na Eurovisâo), e este ano leva à Ucrânia uma canção pouquíssimo apelativa, apesar de a apresentação em palco estar bem pensada.
Curiosamente vejo alguma excitação, mas penso que esta não será nem uma música onde os pequenos gastem dinheiro e muito menos uma canção em que os júris votem.
Tenho muita pena mas difícil será adivinhar em que lugar ficará dos três últimos...
Classificação: 2/10
UCRÂNIA
O lugar com que Sofia Tarasova ficou na ordem de apresentação das músicas não é dos melhores. A Ucrânia é um país forte na Eurovisão, mas no JESC, curiosamente, tem grandes oscilações em termos de resultados.
A música, com sons eletrónicos, vem na sequência de uma vitória de 2012. Uma boa voz e um bom jogo de luzes na final poderão fazer com que “We are one” chegue a um lugar no top 5 (ou pelo menos até ao 7º lugar) em 2013. Quanto a mim, é uma boa aposta da Ucrânia, mas não uma vencedora.
Classificação: 3/10
BIELORRÚSSIA
A Bielorrússia é uma das grandes potências (se não A potência) no JESC. Este ano o país será representado por Ilya Volkov, um pequeno artista de apenas 11 anos.
A música “Poy so mnoy” (Canta comigo) é bem animada, muito ao estilo das canções típicas da Eurovisão Júnior. Sinceramente já estive mais convicta de que o país pudesse ficar mal classificado. Visto que o sorteio lhes foi favorável e a apresentação de palco é muito boa, penso que a Bielorrússia terá muito boas hipóteses de conseguir alcançar um top 5.
Classificação: 7/10
MOLDÁVIA
A Moldávia é um país recente que ainda não conseguiu destacar-se, apesar de levar sempre pequenos cantores com vozes muito boas.
Este ano prevejo um lugar temeroso para a Moldávia de Rafael Bombeica. Se ficar em 10º lugar, surpreender-me-ei pela positiva... Penso mesmo que o país deverá ter o seu pior lugar de sempre.
Realmente, os resultados desfavoráveis perseguem Portugal. Portugal...? Sim. A título de curiosidade: o representante moldávio nasceu em terras lusas!
Classificação: 3/10
GEÓRGIA
Com duas vitórias a caminho, a Geórgia é, muito provavelmente, o país mais forte no JESC neste momento – participa desde 2007 e sempre conseguiu um lugar de top 5 (exceto em 2009, em que ficou em 6º lugar).
Este ano verifica-se uma quebra com as atuações dos anos anteriores. A música é de qualidade e não muito jovem, mas a apresentação em palco é tão boa e os artistas têm tanto carisma que fazem com que a atuação resulte muito bem. Acredito seriamente em que a Geórgia poderá surpreender e atingir um lugar muito bom.
Se ficar acima do 6º lugar, o país consolidar-se-á como a primeira potência no JESC.
Classificação: 9/10
HOLANDA
As gémeas Mylène e Rosanne trazem-nos, muito provavelmente, a musica mais catchy do JESC. “Double me” é uma grande candidata à vitória, que dificilmente ficará mal classificada: este é um país que tem uma grande evolução desde a vitória de Ralf, em 2009, e que penso que ficará acima do 7º lugar (tendo grandes hipóteses este ano de chegar ao top 5).
Classificação: 4/10
MALTA
Uma balada chamada “The Start” é a música que Malta nos traz este ano. Gaia Cauchi (uma das melhores intérpretes que o JESC já viu), é dada como a vencedora de 2013 por muitos sites e por muitos fãs.
Concordo com a ideia de que a música é mais adequada à Eurovisão que propriamente ao JESC, e penso também que a cantora conseguirá atingir um bom lugar, sendo muito possível conseguir a primeira vitória para este pequeno país. Digo “quase” porque Malta não é um daqueles países com muito poder na Eurovisão.
Caso Gaia cante como fez nos ensaios será muito votada pelo público e favorecida meritoriamente pelos júris. O top 5, esse, já é quase certo.
Acho que é o país por que se vai ficar à espera a noite inteira. Por esta artista, já vale a pena ver o JESC.
Classificação: 9/10
RÚSSIA
A Rússia não aprende. Há dois anos que envia músicas muito ao estilo schlager do Melodifestivalen eurovisivo – relembremos a talentossíssima Ekaterina Rybayova com Romeu e Julieta e Lerika, em 2012, com o mesmo estilo da antecessora. Músicas que não ganham, mas é um género em que a Rússia continua a insistir; não consigo bem entender a razão, confesso.
A cantora é óptima – aliás, como já tem vindo a ser costume – e a apresentação de palco será, com toda a certeza, muito boa, mas não creio que a música consiga vencer (nem sequer com a ajuda de fechar o espectáculo). No entanto, ficará no top 5.
Classificação: 4/10
EM RESUMO:
Os países que penso que sairão vencedores deste JESC serão Malta, Arménia, Rússia, Geórgia e Holanda, com uma possível surpresa pela parte do Azerbaijão e a Bielorrússia. A Ucrânia manter-se-à forte. Já a Moldávia, Macedónia, São Marino e Suécia ficar-se-ão pelos últimos lugares da tabela.
Links: [AQUI]!
Imagem: Google
29/11/2013
29/11/2013
Rita Pereira
Muito bom!
ResponderEliminar