Novidades

latest

Notícias Semanais - 01.04 a 07.04



Eslováquia: “Max’tanás”?!
Esta foi uma semana rica em novidades para os lados eslovacos – contando com a primeira live performance de Max com o seu tema eurovisivo que, verdade se diga, desiludiu! Já se sabia que o intérprete e a sua música não reuniam consenso, mas esta semana atingiu-se o limite do bom senso! O diretor da RTVS (televisão eslovaca) insinuou, publicamente, que Max se comporta como um “Satanás” nas suas performances. Desta forma, Max sente-se injustiçado e, completamente, desapoiado por parte dos dirigentes da nação que representa… Ficando só uma questão no ar… Se não gostam dele, e do seu reportório, porque o convidaram?! Foi só uma, ineficaz, tentativa de “encher chouriços”?! Tudo bem que a Eurovisão é um certame envolto em polémicas, como qualquer grande concurso mediático, mas este tipo de situações são do mais lamentável possível! 


Espanha: Apresentação da equipa eurovisiva!
A TVE, televisão de nuestros hermanos, revelou que Pastora Soler terá companhia aquando da sua interpretação no ESC 2012 - um coro composto por cinco membros! Jogando com a prata da casa, os backing vocals são cantores já habituados a estas lides, ora vejamos: Rebeca Rods (ESC 2007 com os D'Nash); Mey Green (conhecida como María López, participou em algumas seleções nacionais); Sheila Blanco (trabalhou com Rosa López (ESC 2002)); Antonio Tomás Sepúlveda (trabalhou com artistas como Marta Sánchez e Daniel Diges); Miguel Antelo (ator, produtor, diretor e compositor). Completando a “equipa maravilha”, a encenação será projetada pelo coreógrafo Francis Viñolo que é, adivinhem só, marido da intérprete. Se o tema, em bruto, já era magnífico, com todo este upgrade deverá ficar divinal! Estamos muito expectantes quanto à prestação espanhola deste ano eurovisivo! Olé!


Chipre: Novela com final feliz!
Esta foi uma longa e desgastante semana para os nossos colegas cipriotas! Uma “bomba” caiu nos sites eurovisivos … Chipre corria o risco de se retirar do ESC 2012, devido à (provável!) não aprovação dos fundos necessários para as despesas da delegação cipriota. A CyBC (televisão cipriota) recebeu esta notícia com desagrado, tendo levado a greves por parte dos seus funcionários. Os eurofãs juntaram-se nesta onda de revolta, levando a que o tema fosse, novamente, a votação no parlamento cipriota. Entretanto muita tinta correu em torno do assunto, com a Sony Music grega a responsabilizar-se pelas despesas da delegação cipriota, caso o governo não aprovasse o orçamento – que amores de pessoas, tão generosas que são! No entanto, e como, após da tempestade vem a bonança, tudo acabou bem! O governo percebeu que os custos advindos de uma desistência eram bem superiores aos decorrentes das despesas da delegação. Nós ficamos felizes, os cipriotas ficam “La La Love” e o governo cipriota fica 140000 euros mais pobre!


Montenegro: Rambo explica a sua participação!
Numa entrevista a uma revista sérvia, Rambo Amadeus explicou o (infeliz!) motivo pelo qual aceitou o convite da RTCG (televisão montenegrina) para representar o seu país no ESC 2012. Ao que parece, Rambo afirmou que um dos motivos prende-se com a possibilidade de promover o turismo no seu país, exibindo algumas das mais bonitas paisagens montenegrinas no seu videoclip – já quase parece a mentalidade dos dirigentes da RTP. Rambo referiu, também, que a letra de "Euro Neuro" é nada mais do que "um diagnóstico para a situação neurótica da economia europeia". Bem, parece que este cantor quer substituir os diários económicos por músicas eurovisivas… O seu próximo hit será “Petróleo Neuro”, a crise advinda da escassez dos combustíveis fósseis… Palavras para quê?!

Grécia: Com “amigos” destes quem precisa de inimigos?!
O representante grego do ESC 2011, Loukas Giorkas, concedeu uma entrevista a um canal de TV grego, na qual foi bastante crítico quanto ao tema "Aphrodisiac" - "A canção da Eleftheria não tem qualquer elemento grego. Porquê tentar convencer os europeus de que esta canção é grega? Não há razão para batizá-la de grega". Ao que parece, para Loukas, a música trata-se, apenas, de um pop do leste europeu e, não é por apresentar alguns trechos de bouzouki (instrumento tradicional do país) que merece ser chamada de grega. Tudo bem que todas as opiniões podem, e devem, ser expressas, mas menosprezar a representante do seu próprio país, parece um pouco exagerado! Até porque a parte “rap” do seu tema do ESC 2011 também não era, propriamente, “sonoridade grega”! Não interessa que seja grega ou não, mas que faz as maravilhas aos eurofãs lá isso faz… Apoiamos a defesa da cultura musical de cada país, mas, acima de tudo, somos a favor do respeito – coisa a que Loukas não atendeu, ao menosprezar a música que irá representar o seu próprio país!


Áustria: Escuro na Eurovisão?! NÃO!
Para delícia de muitos, e alívio de outros, a apresentação dos Trackshittaz, representantes da Áustria no ESC 2012, sofrerá grandes mudanças – pena não mudarem o tema todo! Por motivos de segurança, a organização do certame não permite que as luzes da arena sejam, completamente, apagadas - fator essencial para os efeitos dos lasers e neons utilizados pelos austríacos durante a final nacional. Deste modo, os coreógrafos e técnicos da delegação austríaca trabalham num novo conceito, que consiga manter o efeito "shake" que tanto anima o tema. De facto, sem os “rabos luminosos” o tema não será o mesmo, perderá o seu toque “javardão” e promíscuo, que tanto agrada à geração “American Pie”. No entanto, e atendendo à imaginação fértil destes austríacos, decerto que arranjarão algo que marque o espetador, mais que não seja, pela negativa!


Suécia: Equipa para Baku!
A SVT, televisão sueca, divulgou, esta semana, a equipa que acompanhará Loreen durante a performance de "Euphoria" no ESC 2012. Além do dançarino e coreógrafo Ausben Jordan, que já a acompanhou durante o Melodifestivalen, esta contará com três experientes backing vocals: Johanna Beijbom (Olivia Lewis no ESC 2007 e versão estúdio de "Invicible" de Carola), Britta Bergström (Lena Philipson no ESC 2004, Alexey Vorobyov no ESC 2011 e Kate Ryan no ESC 2006) e Monica Starck (backing vocal de Tomas Di Leva, Lisa Miskovsky e Andreas Johnson). A coreografia ficará a cargo de Rennie Mirro e Ambra Succi. A delegação sueca pretende tornar o coro quase impercetível, focando a intérprete e o bailarino. "Queremos criar um pequeno e privado mundo para Loreen", afirmou Christer Björkman, chefe da delegação sueca. O espetáculo que Loreen nos proporcionou no Melodifestivalen foi extraordinário, por isso, por favor, não o estraguem! Para nós, parece muito difícil melhorar algo tão bem feitinho! Mas se o conseguirem fazer, vão levar a audiência à loucura! Estamos à espera de algo LEGENDÁRIO!


São Marino: Pior música de sempre?!
Bem, esta notícia não nos apanhou de surpresa, até porque é algo de que já desconfiávamos há um bom tempo! A música dedicada às redes sociais é uma das mais polémicas, e criticadas, desta edição do ESC, muito por culpa da sua temática! Depois de todas as polémicas referentes à letra, tendo, inclusive, sido alterada (quando se pensava que era impossível piorar, eles conseguiram fazê-lo!), São Marino recebe uma "nobre distinção" por parte do britânico "The Sun", que o intitulou como "a pior música de sempre" – louvado sejas ó temido tabloide britânico! A presença de expressões de carácter sexual, aliada à fraca composição musical e ao extremo mau gosto, parecem ter sido razões suficientes para tal "rotulagem". Só colocamos em causa esta decisão devido à existência de músicas como a de Montenegro e da Geórgia, ambas do ESC 2012…

 
Suécia: Racismo eurovisivo!
Tristeza! Ao longo desta semana, existiram alguns comentários insinuando que o bailarino sueco devia ser substituído devido à sua cor de pele, de modo a aumentar as probabilidades de vitória sueca no ESC 2012. Como seria de esperar, e ainda bem que assim acontece, este tipo de comentários gerou uma onda de indignação, deixando a SVT numa posição complicada. Supostamente, Christer Björkman, supervisor da participação sueca no ESC, considerou a hipótese de migrar o dançarino que acompanhou Loreen no Melodifestivalen. "A SVT está com medo do racismo que, segundo esta, é predominante na Europa de Leste", afirmou uma fonte próxima. Mais ainda, Björkman foi forçado a realizar uma reunião, de urgência, após esta informação se ter tornado pública. "Eu, simplesmente, afirmei que desde a introdução das semifinais nenhuma pessoa de cor alcançou a final", referindo, ainda, "Espero, sinceramente, que isto não nos afete", afirmou. Jordan, o bailarino alvo desta polémica, conta com um currículo impressionante, não apreciou, minimamente, a tempestade gerada em torno de sua cor. Segundo fontes próximas, o chefe da delegação sueca e o bailarino já se encontraram e resolveram o, suposto, mal-entendido. Toda esta situação nos revolta! Jordan exibiu-se, de forma exemplar, no Melodifestivalen e agora querem substituí-lo, meramente, por causa da sua cor de pele?! Se fosse colocada em causa a competência do bailarino, nós compreendíamos, mas agora isto… É injustificável! Só esperamos que toda esta barbaridade não afete a Loreen (ela também tem uma “corzita”, não a querem trocar pela Charlotte?!), dado que esta não tem culpa das politiquices que imperam nestes meios!


Portugal: Vergonha RTP!
Vergonha! Foi divulgado que a viagem e a estadia de Filipa Sousa, decorrentes da sua ida à Eurovision Party em Londres, vão ser, integralmente, pagas pela cantora. A informação foi divulgada pela própria à "Notícias TV" (publicada pelos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias). Possivelmente, saturada (e com toda a razão!) das políticas administrativas da RTP, a cantora foi perentória: "A resposta que a RTP me deu é que fazem promoção cá [risos]. A RTP não suporta os custos para estas festas. No entanto, a Eurovisão é uma vez na vida e vou aproveitar ao máximo, com ou sem o apoio da RTP", afirmou. A mesma revista divulgou, na mesma edição, que a canção "Vida Minha" encontra-se em penúltimo lugar no site de apostas Oddschecker.com, apenas à frente da canção de São Marino - mal era se este tema estivesse à nossa frente, já basta o da Geórgia e de Montenegro. O letrista Carlos Coelho também deu a sua opinião à revista: "Estes sites refletem apenas o investimento dos apostadores. Se você tivesse 10 euros para gastar, não ia apostar num país que nunca ganhou. Só alguém com muito dinheiro ou muito visionário é que vai apostar num país cujas probabilidades de ganhar são à partida menores". Ao que Filipa Sousa acrescenta: "Estou confiante de que há músicas muito piores! O nosso objetivo é passar à final. Sei que estamos numa meia-final difícil, mas a esperança é a última a morrer". Filipa, estamos contigo! Achamos a tua dedicação algo exemplar e cá estaremos para te receber de braços abertos, independentemente do resultado em Baku!


CARTOONS DA SEMANA


Fonte: ESCToday, JanelaESC, Oikotimes, ESCDaily
Imagem: thelocal.se
Vídeos: Alojados no YouTube 



( Hide )
  1. Não acho que seja "vergonhoso" a RTP não pagar a os custos da viagem da Filipa Sousa a Londres.
    Já nos anos anteriores aconteceu o mesmo com os outros vencedores, recordo aqui as declarações de Augusto Madureira, as tais declarações que abriram o jogo e fizeram perceber como a RTP funciona em relação ao festival.
    E depois se o festival foi feito nos estúdios da RTP, alegando uma das principais razões a falta de dinheiro e a crise que se está a atravessar...desta feita, percebe-se.
    Não quero com isto dizer que concordo com estas politiquices da RTP. E a Filipa faz muitissimo bem em se auto-promover lá fora.

    ResponderEliminar
  2. Os cartoons são de rir...
    Portugal vence o ESC? Um sonho!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved