Crónicas de Eurofestivais
O Festival Eurovisão da Canção de 2007 realizou-se entre os dias 10 e 12 de Maio, em Helsínquia (Finlândia). Os apresentadores escolhidos para conduzir o evento foram Jaana Pelkonen e Mikko Leppilampi. Deste modo, o Hartwall Arena recebeu a 10 de Maio a Semi-Final e dia 12 a Grande Final. O número total de participantes foi o maior de sempre: 42 países. Um número que mostra claramente a dimensão que o ESC ocupa a nível europeu, e até mesmo mundial. O sistema para apurar quais os países que se fariam representar na Final foi o mesmo dos outros anos: Big4 + top10 de 2006 + top10 da Semifinal de 2007. Devido ao crescente número de países a participar e ao facto de existir apenas uma Semi-Final, o que se verificou foi que, nessa mesma Semi, participaram 28 países ficando apurados apenas 10. O que de certa forma foi bastante injusto. A nível de estreias tivemos 4 países: Geórgia, República Checa, Montenegro e Sérvia. A antiga Sérvia & Montenegro voltou muito melhor depois desta separação. Os “retornados” deste ano foram a Hungria e a Áustria.
O Festival RTP da Canção foi ganho pela jovem Sabrina e o seu tema “Dança Comigo”. Uma vitória que, na altura, causou muita polémica, mas penso que, hoje em dia, muitos também já se devem ter arrependido de ter dito mal dela. Na altura foi considerada “pimba” e motivo de troça: “Ai vamos levar uma música pimba para mostrar à Europa. Que horror!”. Mas um tema que seja do género pimba, não quer dizer que não tenha qualidade! Pelo contrário, até pode ser bastante melhor. Se analisarmos bem, este é dos géneros musicais que mais vende no nosso país e que “arrasta” verdadeiras multidões para os bailaricos de Verão. Mas voltando ao que interessa, a nossa prestação na Eurovisão foi bastante boa. Há quem diga o contrário, mas eu discordo completamente. Sabrina estava bastante bonita e vocalmente esteve perfeita. A opção de cantar versos em diversas línguas, e apesar de defender a permanência da língua portuguesa, funcionou bem. A coreografia também combinou muito bem com o ritmo da música. Levámos uma música bonita que animou o público, sem qualquer dúvida. Emanuel criou uma música que fica no ouvido, fácil de cantar e que convida toda a gente a mexer-se. Fiquei absolutamente contente com a nossa prestação e, acima de tudo, ORGULHOSO.
Mas poderia ter ficado bastante mais, mas tal não foi possível… e porquê? Porque por apenas 4 pontos não conseguimos chegar ao top10. Ficamos em 11º lugar com 88 pontos. O melhor resultado alcançado pelo nosso país desde a introdução das Semi-Finais!
Dos 28 países participantes na Semi-Final, aquele que mais conseguiu impressionar o público (e como consequência disso o 1º lugar da Semi) foi a estreante Sérvia que enviou a cantora Marija Šerifović e a balada “Molitva”. Na Final, tal como se previa, a grande vencedora foi mesmo a Sérvia que, mesmo levando uma balada simples, conseguiu conquistar o coração de todos aqueles que assistiram à sua actuação. E que maravilhosa actuação que foi… Para mim, continua a ser das melhores vitórias do ESC. Assim, com 268 pontos, a Sérvia ganhou o direito de organizar o ESC de 2008. A Ucrânia ficou em 2º lugar (algo que achei completamente injusto devido à apresentação que foi feita) e a Rússia o 3º lugar (que também não foi propriamente merecido…muito longe disso). Malta, que desde cedo tinha sido considerada uma aposta muito forte, não consegui passar da Semi… outro caso igual foi o de Kate Ryan.
Este ano tivemos muito boas músicas e os meus destaques vão para as músicas dos seguintes países: Espanha, Bielorrússia, Macedónia, Eslovénia, Grécia, Sérvia, Bulgária, Moldávia e Portugal.
Crónica redigida por Armando Sousa,
16/11/2011
Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagens: Google; Vídeo: Youtube.
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.