Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Foi Magia" de Sofia Vitória (2004)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre as participações de Portugal no ESC: "Foi Magia" de Sofia Vitória (2004)



Devido ao crescente número de países interessados em participar na Eurovisão, no ano de 2004 o evento teve uma semi-final e a grande final. A 12 de Maio ocorreu a Semi-final e a 15 de Maio a Final do Festival Eurovisão da Canção.

A televisão turca (TRT) escolheu o Abdi Ipekci Sports Arena para acolher todos aqueles que quiseram assistir ao Festival. Os apresentadores foram Korhan Abay e Meltem Cumbul. Assim, o número de participantes “saltou” dos habituais 25 países para um total de 36. Na Semi-final participaram 22 países, donde ficaram apurados 10 para a Final. A estes 10 juntaram-se o Big4 e os 10 primeiros colocados da edição de 2003, estando, por isso, um total de 24 países presentes na Final. Os países estreantes foram: Albânia, Andorra, Bielorrússia e Servia & Montenegro. Os que regressaram foram: Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Macedónia, Suíça e Mónaco (que regressou após 25 anos fora do Festival).


A cantora escolhida por Portugal foi Sofia Vitória com o seu tema “Foi Magia”. Esta foi uma participação igual a tantas outras e que não teve assim grandes atractivos. O vestido não favoreceu muito a cantora, nem a música era muito apropriada para a voz dela. Mas, ainda assim, cantou razoavelmente bem. No início da apresentação o efeito das luzes ficou engraçado; e mais para o meio da actuação, o que os bailarinos fizeram com as mãos também ficou giro. Acho que o refrão desta música pedia uma coreografia mais elabora e tal não aconteceu. Na parte final da música, o som do instrumental baixou e quase que só se ouvia a voz da cantora, o que funcionou muito bem pois deu para a cantora cativar o público e convidá-lo a bater palmas. Em suma, não foi uma prestação memorável, mas a Sofia lá fez o melhor que conseguiu. Como participámos na Semi-final, obtivemos 38 pontos equivalentes ao 15º lugar, não conseguimos passar à final. A “magia” que tanto queríamos evaporou-se. As Semi-finais foram, sem dúvida, a maior dor de cabeça que Portugal teve no ESC.


A vitória da Semi-final foi entregue à estreante Servia & Montenegro, que levou uma música absolutamente espantosa. “Lane Moje” interpretada por Zeljko Joksimovic obteve 263 pontos que lhe garantiram o 1º lugar.


Já na Final, as coisas foram diferentes… a música de Zeljko não foi suficiente para destronar a poderosa Ruslana e a sua “Wild Dances”. Uma actuação estrondosa, arrojada, com uma boa coreografia e com alguns efeitos especiais fizeram dela a grande vencedora de 2004 com 280 pontos. “Lane Moje” teve que se contentar com o 2º lugar. Quando revejo estas duas actuações, não consigo decidir sobre qual delas queria que realmente ganhasse. Ambas eram boas e é difícil escolher a melhor…. mas talvez esteja um pouco mais inclinado para a Sérvia & Montenegro!

Crónica redigida por Armando Sousa, 02/11/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved